Comissão apresenta ‘Fishers of the Future’, um estudo que explora diferentes cenários para o setor das pescas da UE no horizonte de 2050

Imagem: Divulgação | Comissão apresenta ‘Fishers of the Future’, um estudo que explora diferentes cenários para o setor das pescas da UE no horizonte de 2050
Imagem: Divulgação | Comissão apresenta ‘Fishers of the Future’, um estudo que explora diferentes cenários para o setor das pescas da UE no horizonte de 2050

Imagem: Divulgação

Janeiro de 2025 – Em 2024, a Tetra Tech e os seus parceiros, um consórcio contratado pela Comissão Europeia, participaram num processo de consulta com os pescadores da UE, os seus representantes dos conselhos consultivos da UE e os parceiros sociais. O objetivo era explorar potenciais cenários futuros para o setor das pescas até 2050.

O resultado é o estudo Fishers of the Future um projeto prospetivo multilateral à escala da UE que explora as mudanças que a profissão, o papel e a identidade dos pescadores podem enfrentar.

As conclusões do estudo, juntamente com os debates durante e após o evento de encerramento, contribuirão para as reflexões previstas ao longo de 2025 sobre o Pacto Europeu para os Oceanos e a avaliação do regulamento relativo à política comum das pescas (PCP). Estes elementos servirão de base para a definição de uma visão futura para as pescas em 2040.

O Comissário responsável pelas Pescas e Oceanos, Costas Kadis, declarou: ‘As conclusões do relatório Fishers of the Future nos ajudarão a enfrentar o nosso maior desafio: como assegurar a competitividade e a sustentabilidade a longo prazo do setor das pescas. Temos vários cenários e perfis concretos a considerar. Ao definirmos a nossa política nos próximos meses, temos de levar em conta as tendências e os potenciais desafios descritos e tirar partido destes conhecimentos para garantir um setor próspero e um ambiente marinho saudável para as gerações vindouras.

Quatro cenários baseados na dinâmica climática e de mercado

Utilizando o conhecimento coletivo dos consultados, foram desenvolvidos quatro cenários diferentes com base em dois eixos principais, a saber, a extensão das alterações climáticas e da biodiversidade nos ecossistemas marinhos e a procura dos consumidores no âmbito da dinâmica do mercado. 

Cada cenário engloba uma interação complexa de outros fatores, como o panorama geopolítico, as interações com outras atividades costeiras, a utilização de tecnologias, os custos operacionais, os desafios de recrutamento, etc.

Foram desenvolvidos perfis de pescadores de pequena e grande escala, tendo em conta os potenciais efeitos dos vários cenários nas suas atividades. Estes perfis são detalhados no estudo completo.

Os quatro cenários são:

  • Cenário 1: Prosperar de forma responsável (o setor das pescas da UE ajustou-se bem aos desafios e à elevada procura de peixe capturado na UE)
  • Cenário 2: Perseguição das unidades populacionais em declínio  (alterações climáticas, diminuição das unidades populacionais, elevada procura de peixe capturado na UE)
  • Cenário 3: Mercados contestados  (alterações climáticas moderadas, baixa procura de peixe capturado na UE)
  • Cenário 4: Escassez e sobrevivência (escassez das unidades populacionais de peixes, baixa procura de peixes capturados na UE)

Evento para apresentar o estudo

A Comissão organizará um evento na manhã de terça-feira, 14 de janeiro de 2025, em Bruxelas e online. O evento focará na discussão de cenários e perfis futuros dos pescadores e na exploração da forma como estes podem contribuir para a criação de soluções pragmáticas para os desafios que o setor enfrenta.

Consulte o site para mais informações sobre a agenda e os detalhes do evento.

Background

O estudo ‘Fishers of the Future’ é um elemento fundamental do Pacto para as Pescas e os Oceanos», anunciado em fevereiro de 2023, que analisa o futuro papel dos pescadores na sociedade até 2050.

O projeto aprofundou as esperanças, os medos, as expectativas e as necessidades dos pescadores para compreender como é provável que a profissão evolua até 2050. Também explorou a expansão do papel dos pescadores na sociedade além do fornecimento de frutos do mar de alta qualidade.

A Tetra Tech International Development liderou este estudo para a Comissão Europeia, com as organizações parceiras Poseidon Aquatic Resource Management Europe e Ipsos, para além de peritos da F&S, da Trinomics e de investigadores nacionais no domínio das pescas de 22 países da UE.

Para mais informações acesse: Estudo prospetivo sobre os pescadores do futuro – Relatório final.

Site oficial: https://commission.europa.eu

Imprensa | Comissão Europeia

Temas Relacionados

https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/10/pirarucu-simbolo-de-um-legado-de-conservacao-da-amazonia/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2023/08/bioeconomia-producao-do-pirarucu-com-manejo-sustentavel-chega-a-r-4-milhoes/
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6233 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!