Regras comuns da UE em matéria de carregadores: Alimente todos os seus dispositivos com um único carregador

Foto: ©JGI/Jamie Grill via Getty Images
Foto: ©JGI/Jamie Grill via Getty Images

Imagem: Divulgação

Janeiro de 2025 – Está cansado de vasculhar a gaveta para encontrar o carregador certo para o seu celular? A União Europeia (UE) te ajuda! Uma vez que a UE dispõe de um padrão de porta de carregamento para telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos portáteis, todos os novos dispositivos vendidos na UE devem agora suportar o carregamento USB-C. Isto irá reduzir o número de carregadores que necessita comprar, ajudar a minimizar os resíduos eletrônicos e simplificar o seu dia-a-dia. 

Seguem-se alguns benefícios do carregador comum:

  • Aumentar a comodidade dos consumidores: Pode carregar o seu telefones celulares e outros dispositivos eletrônicos semelhantes com um carregador USB-C, independentemente da marca do dispositivo.
  • Redução dos resíduos eletrônicos: Os carregadores descartados e não utilizados representam cerca de 11 000 toneladas de resíduos eletrônicos por ano. As novas regras incentivam a reutilização de carregadores, o que ajuda a reduzir a pegada ambiental.
  • Poupar dinheiro: Agora pode comprar novos dispositivos eletrônicos sem carregador. Isso ajudará os consumidores a poupar cerca de 250 milhões de euros por ano em compras desnecessárias de carregadores.
  • Harmonização da tecnologia de carregamento rápido: As novas regras ajudam a garantir que a velocidade de carregamento é a mesma quando se utiliza qualquer carregador compatível para um dispositivo.

A EU’s Common Charger Directive foi aprovada pelo Conselho da UE em outubro de 2022. Foi concedido aos fabricantes um período de transição para ajustarem seus designs e garantirem a conformidade. A partir de 28 de dezembro de 2024, as regras são aplicáveis aos telefones celulares, tablets, câmaras digitais, headphones, headsets, consoles para videogames, caixas de som portáteis, leitores de livros eletrônicos, teclados, mouses, sistemas de navegação GPS e fones de ouvidos vendidos na UE. A partir de 28 de abril de 2026, aplicar-se-ão também aos computadores portáteis.

Site oficial: https://commission.europa.eu

Imprensa | Comissão Europeia

Temas Relacionados

https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/12/opiniao-de-especialista-e-hora-de-repensar-a-producao-de-eletroeletronicos/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/04/opiniao-de-especialista-os-impactos-sociais-e-economicos-da-logistica-reversa-para-aparelhos-de-telecomunicacoes/
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6227 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!