Imagem: Divulgação
Janeiro de 2025 – A adoção de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) no Brasil avançou significativamente. Conforme o estudo “Panorama ESG 2024”, da Amcham Brasil, 71% das empresas implementaram ou iniciaram ações nessas áreas. Em linha com essa tendência, a GlobalFruit, uma indústria nacional especializada em co-packing e envase asséptico, tem aportado um investimento de R$ 3,2 milhões em projeto para modernização e aprimoramento da gestão de resíduos da empresa.
Em substituição ao sistema atual, que utiliza lagoas de estabilização, a empresa está construindo uma nova Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), na sede da fábrica em Visconde do Rio Branco em Minas Gerais. O local ampliará sua capacidade para tratamento em 100% por ano, passando a processar 30 metros cúbicos de efluentes industriais.
“A nova tecnologia permitirá um tratamento mais eficaz, com etapa de tratamento físico-químico e reatores para tratamento biológico aeróbico e anaeróbico, com menor risco ambiental e maior agilidade”, afirmou Isaac Benchimol, gerente de projetos da GlobalFruit.
Paralelamente à ETE, a GlobalFruit está criando uma central de reciclagem, que será responsável pela separação e destinação adequada de resíduos, especialmente embalagens. A empresa busca parcerias com cooperativas de reciclagem para fortalecer a economia circular na região.
“Queremos incentivar o uso adequado dos resíduos e estamos priorizando o desenvolvimento de parcerias com cooperativas locais”, complementou Benchimol.
A nova ETE e a central de reciclagem deverão ser inauguradas até o início de 2025.
“Esse é um reflexo da responsabilidade socioambiental da empresa e reafirma o nosso compromisso com em minimizar o impacto ambiental de nossas operações”, finalizou o gestor.
Sobre a GlobalFruit
A GlobalFruit é uma empresa brasileira de co-packing e envase asséptico de bebidas, com mais de 20 anos, localizada na sede em Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata Mineira. Sob a liderança dos irmãos Rafael e Raquel Vaz, desde 2018, a companhia opera com um parque industrial de 110 mil metros quadrados e capacidade produtiva superior a 100 milhões de litros anuais. Com expertise na fabricação de produtos para grandes marcas, como Coca-Cola, Ambev e Mc Donald’s, é um exemplo de terceirização de produção para marcas de bebidas.
Reconhecida pela excelência em segurança alimentar, a GlobalFruit possui o selo FSSC 22000, baseado na norma ISO 22000, que certifica seus rigorosos padrões de qualidade. Além disso, a empresa tem sido premiada por suas políticas de gestão de pessoas. Em 2023, foi incluída no ranking Great Place to Work Minas Gerais e também foi reconhecida como uma das Melhores Empresas para Mulheres Trabalharem pelo GPTW Mulher. Essas conquistas refletem o compromisso da empresa com o desenvolvimento profissional, qualidade de vida e clima organizacional de seus colaboradores.
Atualmente, além do envase asséptico de bebidas, a GlobalFruit oferece armazenamento de produtos no mesmo segmento; suporte em Pesquisa & Desenvolvimento, que inclui criação de novos produtos, rotulagem e registro e certificações; e a modalidade full service, que envolve desde a compra da matéria-prima ao desenvolvimento de produto.
Site oficial: https://globalfruit.com.br
Imprensa