Food To Save doa mais de 130 kg de alimentos em ação contra desperdício no aniversário da cidade de São Paulo

Foto: Matheus Toledo | Food To Save
Foto: Matheus Toledo | Food To Save

Imagem: Divulgação

  • Com a ação, 325 kg de CO2 deixaram de ser emitidos na atmosfera;
  • Parceria com GoodTruck vai destinar os alimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade

Fevereiro de 2025 – A Food To Save, o app nº1 do Brasil no combate ao desperdício de alimentos, celebra o aniversário de São Paulo com um gesto de solidariedade: a doação de 130 kg de alimentos para o GoodTruck, ONG que combate o desperdício e promove a segurança alimentar. No dia 25/01, para cada sacola salva nas unidades do Food Market, os mercados próprios da foodtech, uma outra foi doada à instituição que destina refeições e cestas de alimentos para pessoas em situação de rua e comunidades vulneráveis.

“Nascemos em São Paulo e queríamos comemorar o aniversário da cidade do nosso jeito: evitando o desperdício de alimentos e fomentando a solidariedade. Somente nesta ação, foram mais de 325 kg de CO2 que deixaram de ser emitidos na atmosfera, o que mostra o impacto gigante do desperdício na cidade”, destaca Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save.

A escolha da ONG foi natural, já que as organizações têm um histórico de parcerias, como a ação ‘Natal Contra a Fome’, que no ano passado transformou o Natal de 5 mil pessoas em comunidades de todo o Brasil.

“A ação em São Paulo teve um caráter ainda mais especial por ser realizada no aniversário da cidade e com um parceiro tão especial para nós. Conseguimos unir a comemoração da cidade com uma causa que tem um impacto real na vida das pessoas. Além de ajudar a GoodTruck a levar alimentos para quem precisa, também conseguimos conscientizar os paulistanos sobre a importância do consumo responsável e da redução do desperdício de alimentos. Foi uma oportunidade única de envolver a cidade em uma ação colaborativa, que promove tanto a economia para os consumidores quanto o impacto positivo ambiental”, comenta o CEO.

Os itens doados para a ONG também têm um toque especial: a foodtech irá doar panetones, um símbolo de confraternização, para adoçar a vida de muitas famílias que precisam. Vale lembrar que, após o fim de ano, toneladas de panetones são desperdiçados, reforçando a importância de soluções como a Food To Save para evitar o desperdício desses produtos natalinos.

Como a Food To Save funciona

A proposta da Food To Save é simples e eficiente. Por meio de um aplicativo, a plataforma conecta consumidores conscientes a estabelecimentos como mercados, padarias, hotéis, indústrias e lojas. A grande atração são as Sacolas Surpresa, compostas por alimentos próximos à data de vencimento ou fora do padrão, mas ainda perfeitos para consumo. Disponíveis nas versões doce, salgada ou mista, essas sacolas oferecem descontos de até 70%, permitindo economia para os consumidores, enquanto os estabelecimentos aumentam sua rentabilidade e evitam o desperdício. Ao salvar alimentos, a Food To Save está construindo um futuro mais sustentável e transformando a relação entre consumo e produção no Brasil.

A foodtech está presente em 12 capitais brasileiras e unida com mais de 8 mil estabelecimentos cadastrados, que estão garantindo o impacto ambiental positivo para seus negócios. Apenas na cidade de São Paulo, a empresa já ajudou a salvar mais de 2.300 toneladas de alimentos e evitou que mais de 5.750 toneladas de CO2 fossem emitidos na atmosfera.

“Esses números provam que a revolução não se faz sozinha e estamos ansiosos pelo que está por vir em São Paulo e em todas as capitais que estamos presentes. O impacto é uma conquista coletiva. Seguiremos por aqui com a nossa missão, ajudando o meio ambiente e os estabelecimentos a sanar um problema tão comum e que pode levar a tantos prejuízos, como é justamente o caso do desperdício de alimentos. Só que desta vez, estamos cada vez mais unidos, inquietos e ambiciosos, como o planeta pede.” finaliza o CEO.

Sobre a Food To Save

A Food To Save é uma foodtech sustentável, que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Por meio de um aplicativo, atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados com o consumo consciente. Com mais de 4,5 mil toneladas de alimentos resgatadas e 4,5 milhões de Sacolas Surpresa vendidas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande, Vitória, Cuiabá, Fortaleza e Recife, a empresa mostra importante valor para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos que o país vive. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos.

A Food To Save é também responsável pelo Food Market, sua solução para salvar o excedente de produção das grandes indústrias, e a Fruta Imperfeita, que conecta pequenos e médios produtores com alimentos imperfeitos diretamente aos consumidores. A empresa conta com mais de 340 mil seguidores no Instagram e foi ainda classificada como uma das melhores empresas para trabalhar em 2023, segundo o ranking da Great Place to Work. No mesmo ano, a empresa esteve entre os 10 apps mais baixados no Brasil, foi finalista na categoria Alimentos – Delivery do Prêmio Reclame Aqui 2023 e 2024 e está também entre as empresas selecionadas na segunda edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, na categoria Novatas. Em 2024, a foodtech recebeu selo do Sistema B, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade.

Site oficial: https://foodtosave.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/06/dia-mundial-do-meio-ambiente-5-empresas-com-acoes-que-contribuem-para-um-mundo-mais-sustentavel/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/02/upcycling-food-startups-apostam-no-conceito-para-reduzir-geracao-de-residuos-e-combater-o-desperdicio-de-alimentos/
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6224 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!