Onçafari é reconhecido pela Condé Nast Traveler na lista Bright Ideas in Travel 2024

Foto: Bruno Sartori | Onça-pintada no Pantanal (MS) após incêndios em 2024
Foto: Bruno Sartori | Onça-pintada no Pantanal (MS) após incêndios em 2024

Imagem: Divulgação | ONG recebe destaque internacional pelo impacto do projeto Recupera Pantanal, que atua na reabilitação da fauna e restauração ambiental após incêndios na região

Fevereiro de 2025 – O Onçafari, organização não governamental dedicada à conservação da biodiversidade brasileira, foi reconhecido pela prestigiada revista americana Condé Nast Traveler na lista Bright Ideas in Travel 2024, na categoria Organizações & Operadores. O reconhecimento se deve ao impacto positivo do projeto Recupera Pantanal, criado para mitigar os danos causados pelos incêndios que atingiram fortemente a região no terceiro trimestre do ano passado.

Liderado pelo Onçafari, o Recupera Pantanal foi lançado para apoiar a manutenção das equipes de brigadistas no combate ao fogo, construção de poços de água, suplementação de alimentos, aquisição de novos equipamentos e cuidados veterinários aos animais sobreviventes. A iniciativa se destacou entre os projetos inovadores que promovem turismo responsável, conservação ambiental e desenvolvimento comunitário. 

A Bright Ideas in Travel, publicada pela primeira vez em 2022, destaca projetos e organizações que estão revolucionando a indústria do turismo com abordagens inovadoras e impacto positivo. A edição de 2024 incluiu 71 iniciativas ao redor do mundo que promovem sustentabilidade, inclusão e preservação ambiental.

“A inclusão do Onçafari na lista Bright Ideas in Travel 2024 da Condé Nast Traveler é um reconhecimento do impacto que buscamos gerar na conservação da biodiversidade brasileira. O projeto Recupera Pantanal nasceu da necessidade urgente de proteger a fauna e restaurar o bioma após os incêndios devastadores do último ano. Esse destaque reforça a importância de unir esforços para preservar nossos ecossistemas e mostra como o turismo sustentável pode ser uma ferramenta essencial para a conservação”, afirma Mario Haberfeld, fundador e CEO do Onçafari.

Desde sua fundação em 2011, o Onçafari tem ampliado suas frentes de atuação, que hoje se dividem em oito: Ecoturismo, Reintrodução, Ciência, Educação, Social, Florestas, Advocacy e Anti-incêndio. A frente Anti-incêndio é a mais recente devido à intensificação de incêndios em regiões, como a do Pantanal, nos últimos anos. O reconhecimento da Condé Nast Traveler reforça a importância do trabalho da ONG na proteção da fauna e flora brasileiras e no desenvolvimento de soluções sustentáveis para o turismo e a conservação.

Sobre o Onçafari

O Onçafari é uma Organização Não Governamental que tem como missão conservar a biodiversidade brasileira através da proteção de áreas naturais e do apoio ao desenvolvimento socioeconômico das comunidades locais. Trabalhamos pela preservação da biodiversidade em 4 biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica com oito frentes de atuação: Ecoturismo, Ciência, Educação, Reintrodução, Social, Florestas, Anti-incêndio e Advocacy. Em 2024, o Onçafari foi eleito uma das 100 melhores ONG´s do Brasil.

Sites oficiais: https://oncafari.org | https://www.amigodaonca.org

Imprensa

Temas Relacionados

https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/02/exposicao-fotografica-pela-documenta-pantanal-apoia-preservacao-e-brigadas-pantaneiras/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/07/sos-pantanal-alerta-para-a-necessidade-de-fiscalizacao-dos-incendios-no-bioma-e-de-urgente-investigacao-de-sua-origem/
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6231 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!