Imagem: Divulgação | Compromisso foi firmado em evento conjunto com o Secovi-SP e a Aelo
Fevereiro de 2025 – O SindusCon-SP e a Sabesp assinaram na última quinta-feira, 30 de janeiro, um documento com o objetivo de desenvolver e aprimorar a Plataforma de Cálculo da Pegada Hídrica para Edificações, um projeto que está sendo conduzido pelo Comitê de Meio Ambiente do SindusCon-SP (Comasp) e que tem previsão de lançamento para o início de 2026.
A plataforma permitirá que construtoras e incorporadoras monitorem e reduzam o consumo de água em todas as etapas da obra, por meio de uma ferramenta online, gratuita, simples e interativa. A calculadora será inspirada no Guia Metodológico de Cálculo de Pegada Hídrica, desenvolvido pelo SindusCon-SP em parceria com a Caixa Econômica Federal e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), lançado em 2019. Este Guia será a base para o desenvolvimento da nova ferramenta.
O documento foi assinado por Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, e Meunim Rodrigues Oliveira Júnior, superintendente de Relações Contratuais e Institucionais da Sabesp, também participaram do registro Francisco Antunes de Vasconcellos Neto, vice-presidente de Sustentabilidade do SindusCon-SP, e Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação da entidade. Além disso, estiveram presentes representantes do Secovi-SP, Aelo, Grapohab, CDHU e Arsesp.
Durante a cerimônia, o presidente do SindusCon-SP, Yorki Estefan, ressaltou a importância da calculadora e do projeto.
“A ferramenta permitirá que as empresas da construção civil monitorem e reduzam o consumo de água de forma eficaz, tomando decisões mais assertivas e contribuindo para o uso mais racional da água no setor”, destacou o presidente.
Ele também reforçou a longa interlocução do SindusCon-SP com a Sabesp e a Arsesp.
Meunim Rodrigues Oliveira Júnior compartilhou os planos da companhia para o futuro, incluindo o aperfeiçoamento nos contratos, a instalação de hidrômetros inteligentes com leitura à distância, realização de um censo rural e a antecipação das metas de universalização do saneamento para 2029.
Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, destacou que a Sabesp sempre foi receptiva às demandas do setor da construção e reforçou a importância da Plataforma, afirmando que “quem não mede não controla” e que a calculadora será uma inovação para o setor, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a própria indústria da construção.
Além da parceria da Sabesp, outras organizações públicas e privadas terão a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e implementação da Plataforma de Cálculo da Pegada Hídrica para Edificações, fortalecendo o compromisso com a sustentabilidade no setor da Construção Civil.
Sobre o SindusCon-SP
O SindusCon-SP é a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega 300 construtoras associadas e representa cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no estado de São Paulo. Tem sede na capital paulista e representações em nove regiões e uma delegação nos principais municípios do interior. A construção paulista representa 27,6% da construção brasileira, que por sua vez equivale a 4,9% do PIB brasileiro.
Site oficial: https://sindusconsp.com.br
Imprensa