Imagem: Divulgação | Apagões frequentes mostram a importância de soluções para a continuidade operacional das empresas
Abril de 2025 – A crescente frequência de fenômenos climáticos extremos, como chuvas intensas e secas prolongadas, têm impactado a infraestrutura elétrica em diversas regiões do Brasil. Como consequência, os apagões tornaram-se constantes, tornando cada vez mais relevante conhecer formas de prevenir e minimizar os danos causados por quedas de energia. Segundo dados do Instituto de Economia Gastão Vidigal da Associação Comercial de São Paulo (IEGV/ACSP) o setor de comércio da Grande São Paulo — que abrange 39 municípios, entre eles a capital — perdeu até R$ 98,6 milhões por causa da falta de energia decorrente de uma tempestade em outubro de 2024. Esse número simboliza o quão grande pode ser o impacto financeiro desses eventos para os comerciantes.
“Neste cenário, garantir a sustentabilidade das atividades, sem solução de continuidade, é fundamental para a sobrevivência e o crescimento dos negócios. Os grupos geradores não são apenas uma solução temporária durante os apagões, mas sim uma ferramenta estratégica que previne perdas financeiras, protege ativos essenciais e mantém a confiança dos clientes. Investir em infraestrutura de energia confiável é investir na resiliência e na competitividade da empresa no mercado”, destaca Valdo Marques, Vice-Presidente Executivo da Stemac, líder na fabricação e comercialização de grupos geradores no Brasil.
No setor de alimentos e bebidas, a interrupção do fornecimento de luz compromete a cadeia de produção e distribuição, ocasionando perdas de estoque e deterioração de produtos perecíveis, o que afeta a qualidade e a confiança do consumidor. Para o setor hospitalar, a energia contínua é vital, já que equipamentos médicos e sistemas de suporte à vida precisam operar sem interrupções. Apagões podem representar riscos à saúde e segurança dos pacientes, além de elevar os custos operacionais.
No setor de tecnologia, as interrupções podem resultar na perda de dados e na paralisação de serviços essenciais, impactando a reputação de empresas e a satisfação dos clientes. Por fim, nos dias atuais, toda e qualquer operação empresarial enfrenta desafios significativos, pois depende da eletricidade para sistemas de pagamento, iluminação, comunicação de dados, sistemas de controle e faturamento.
A interrupção desses serviços pode causar perdas financeiras e prejudicar a experiência do cliente. “Nosso compromisso é oferecer soluções confiáveis e eficientes que garantam a continuidade das operações em qualquer circunstância”, afirma Valdo.
Além de minimizar perdas financeiras, os grupos geradores da Stemac são projetados para proteger equipamentos eletrônicos sensíveis contra danos que podem ocorrer devido a interrupções abruptas de energia, bem como nos corriqueiros surtos de tensão, que ocorrem quando a energia é restabelecida. O problema atinge toda população, seja nos impactos econômicos, seja no desconforto e falta de segurança nas residências.
Com uma variedade de opções de Grupos Geradores de 25kVA a 4125kVA, que atendem desde residências, pequenas empresas e condomínios até grandes indústrias, a Stemac se posiciona como um parceiro estratégico na busca por soluções energéticas seguras e eficientes. Em tempos de crise, investir em um grupo gerador não é apenas uma escolha prudente, mas uma necessidade.
Sobre a Stemac
Líder nacional na fabricação e comercialização de Grupos Geradores, a Stemac projeta e executa soluções em energia através da maior estrutura de atendimento do segmento.
Com organização própria distribuída estrategicamente em 24 estados do país, a empresa oferece acompanhamento integral em projeto, fabricação, instalação, peças e serviços. E mantém parcerias internacionais que garantem a qualidade e a permanente atualização tecnológica dos seus produtos.
A Stemac foi a primeira empresa brasileira do setor a obter a certificação ISO 9001, em 23 de outubro de 1998. A certificação é assegurada através de sistemáticas auditorias realizadas pelo principal órgão certificador do Brasil, o BVC (Bureau Veritas Certification), atendendo aos mais rigorosos princípios de Gestão da Qualidade.
Site oficial: https://www.stemac.com.br
Imprensa