Cresce preocupação ambiental dos brasileiros e preferência por marcas em sustentabilidade

Fonte: IStock - Banco de Imagens
Fonte: IStock - Banco de Imagens

Imagem: Divulgação | Pesquisa também indica que o selo eureciclo é líder de mercado na categoria e o mais lembrado entre os consumidores

Abril de 2025 – O selo eureciclo reafirma sua liderança no entre os selos brasileiros, segundo resultados de pesquisa realizada pela Ilumeo. O estudo, que contou com a participação de 2.722 pessoas com variação etária entre 18 a 79 anos – todo o espectro de consumo -, revelou um alto nível de reconhecimento, identificação e confiança dos consumidores com o selo eureciclo. A percepção dos entrevistados identifica a empresa como o principal símbolo e referência de mercado entre o segmento e com um destaque à promoção de cadeias e soluções estruturantes nos estados brasileiros, onde também difunde e preconiza a conscientização sobre práticas sustentáveis e suas vantagens aos consumidores.

A pesquisa revelou que 75% dos consumidores ouvidos conhecem o selo eureciclo, que é também a marca mais lembrada espontaneamente na categoria. Quando exposto a situações de escolha entre selos, é o preferido por 80% dos participantes, sendo que o percentual de conhecimento espontâneo sobre o selo eureciclo nos rótulos de produtos é maior do que a soma de todas as outras marcas citadas, o que a deixa em franca vantagem competitiva.

Impacto direto dos selos sobre decisões de compra

Entre os recortes por estrato social, as classes com maior poder aquisitivo e instrução se engajam e informam mais sobre o tema, sendo atualmente a classe A que mais direciona seu padrão de consumo a produtos verdes e ecologicamente corretos, ou cujas empresas apresentam governança e práticas sustentáveis. No entanto, há reconhecimento que o tema permeia e tem cada vez mais penetração em todos as classes sociais, à medida que engloba uma pauta maior, de mudanças climáticas e deterioração ambiental também provocados pelos resíduos descartados incorretamente ou pelos lixões e aterros e seu impacto sobre o processo de descarbonização vigente.

“Os resultados reforçam o papel da eureciclo na promoção de um consumo mais consciente e sustentável. Para os consumidores, o selo não é apenas uma garantia de que o impacto ambiental das embalagens está sendo compensado, mas também um símbolo de confiança e responsabilidade ambiental. Já para as marcas, representa uma oportunidade de se conectar com um público cada vez mais engajado e preocupado com a preservação do meio ambiente. Nos orgulhamos em liderar este movimento e seguimos comprometidos em ampliar nossa atuação, contribuindo para a construção de um mercado mais responsável e alinhado às demandas da sociedade atual”, comenta Camila Bós Vidal, head de marketing da empresa.

Para Marcos Matos, CEO da eureciclo, “A importância da aplicação do selo e a da parceria estabelecidas com as empresas para compensação ambiental é que, ao direcionar para a reciclagem resíduos equivalentes aos seus, em peso e material, as empresas de bens de consumo também remuneram e impactam diretamente as centrais de triagem (organizações de catadores) pelo serviço ambiental prestado e recebem o Certificado de Crédito de Reciclagem de Logística Reversa. Isso move toda uma cadeia econômica simultaneamente a um cuidado ecológico com as embalagens, de todos os segmentos. A pesquisa atesta a importância de comunicar tais fatos ao consumidor”.

Hábitos ligados à sustentabilidade e reciclagem

O estudo trouxe também uma análise de hábitos ligados à sustentabilidade. Cerca de 75% das pessoas dizem apoiar ou já terem apoiado alguma causa socioambiental e a reciclagem é a causa que mais reúne pessoas (53%), seguida de preservação do meio ambiente (43%). Do total da amostra, 92% consideram importante preservar o meio ambiente e 67% dizem que compram produtos com selos que indiquem comprometimento com o meio ambiente. 25% dos entrevistados se dizem alienados a questões socioambientais (reciclagem, catástrofes e desigualdades sociais).

Foi analisado também o quanto a reciclagem faz parte do dia a dia das pessoas. 78% dos entrevistados dizem reduzir a quantidade de lixo que produzem e separar os resíduos para reciclagem. Na média geral, os respondentes separam 4 tipos de resíduos. Porém, 7% das pessoas ainda não fazem nenhum tipo de separação de resíduos. 57% dizem que sempre compram produtos feitos com material reciclado.

Sobre a pesquisa

A Ilumeo ouviu 2722 pessoas entre 18 e 79 anos das cinco regiões do país no último trimestre de 2025. A predominância foi do sexo feminino, com 60% do total. Foram consideradas pessoas das classes A, B e C com três níveis de escolaridade (até o ensino médio, ensino superior e pós-graduação, mestrado ou doutorado). As classes com maior poder aquisitivo e instrução se envolvem mais em causas, sendo a classe A a mais envolvida na atualidade.

Site Oficial: https://www.eureciclo.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6289 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!