Hyundai anuncia parceria inovadora para reciclagem de borra de fosfato

Hyundai - Foto: Divulgação
Hyundai - Foto: Divulgação

Imagem: Divulgação

  • Resíduo tradicionalmente considerado um passivo ambiental sem alternativas viáveis de reaproveitamento passará a ser transformado, pela primeira vez no Brasil, em matéria-prima para a fabricação de fertilizantes;
  • Projeto é desenvolvido em parceria com a Antares, empresa com 30 anos de experiência em reciclagem e regeneração econômica por meio de tecnologias e soluções sustentáveis;
  • Estima-se a produção anual de 270 toneladas de fertilizantes a partir do resíduo da borra de fostato reciclado pela Hyundai.

Maio de 2025 – A Hyundai Motor Brasil anuncia sua mais nova iniciativa com foco na sustentabilidade. Em parceria com a Antares, empresa com mais de 30 anos de experiência em reciclagem e regeneração econômica, a montadora desenvolveu o projeto que irá reaproveitar resíduos de borra de fosfato gerados pelo processo produtivo dos veículos. A borra de fosfato até então era considerada um passivo ambiental sem alternativas viáveis de reaproveitamento. A partir de agora, com o trabalho realizado por Hyundai e Antares, este material passa a ser transformado em matéria-prima, pela primeira vez na história da indústria nacional, para a fabricação de fertilizantes.

“Por meio de uma metodologia inovadora e ambientalmente correta, desenvolvida durante a parceria, foi possível criar um processo seguro, eficiente e escalável que permite reciclar e reaproveitar os principais elementos presentes na borra de fosfato, como por exemplo o fósforo e o zinco, e reaproveitá-los como insumo agrícola. O resultado é um produto que não apenas reduz a dependência de fontes não-renováveis, mas também fecha um ciclo dentro da lógica da economia circular, em que resíduos industriais deixam de ser um problema e passam a ser parte da solução”, explica Ricardo Martins, vice-presidente administrativo da Hyundai Motor Brasil.

Além da geração de novas destinações aos resíduos, através do reaproveitamento, este processo pioneiro contribui diretamente para a redução do risco de contaminação do solo e da água, e ainda diminui substancialmente as emissões de gases de efeito estufa tradicionalmente associadas à produção de fertilizantes convencionais.

“Ao transformar um passivo ambiental em matéria-prima, a parceria não apenas preserva recursos naturais, mas também se alinha às metas globais de combate às mudanças climáticas. Trata-se de um exemplo concreto de como a colaboração entre empresas gera impacto positivo em larga escala” complementa Martins.

Adicionalmente aos benefícios ambientais, os ganhos econômicos também se destacam. Para a Hyundai, o novo processo representa uma redução significativa nos custos de gerenciamento de resíduos e fortalece seu compromisso com a sustentabilidade na indústria automotiva. A reutilização da borra como insumo também contribui para a cadeia de suprimentos agrícola, promovendo uma economia circular cada vez mais robusta. Estima-se a produção anual mínima de 270 toneladas de fertilizantes a partir do resíduo da borra de fosfato fornecido pela Hyundai.

Com o projeto, a Hyundai celebra mais um Dia Mundial da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma oportunidade de refletir sobre a maneira que descartamos o lixo e a necessidade de se adotar práticas mais sustentáveis. A Hyundai é referência no tema dentro do setor automotivo brasileiro, sendo, inclusive, a primeira montadora do país vencedora do Prêmio Lixo Zero. A vitória aconteceu na categoria “Certificação do Ano”, pelo pioneirismo com a inédita Certificação Lixo Zero entre as fabricantes de automóveis, conquistada em 2023 e renovada em 2024, após aumentar seu índice de conformidade na destinação de descartes para 94,2%.

Sobre a Hyundai Motor Brasil/ Hyundai Motor Central & South Americas

A Hyundai Motor Brasil está presente no país desde 2012, quando inaugurou sua fábrica em Piracicaba (SP). Com 3,2 mil colaboradores, é responsável pela fabricação e comercialização da linha de veículos compactos HB20 e do SUV compacto Creta. Recentemente, passou a coordenar desde a importação até a distribuição final do portfólio completo de veículos da marca no Brasil. A partir do Brasil, a Hyundai administra as operações comerciais para a região das Américas Central e do Sul, exportando para países vizinhos como Argentina, Colômbia, Paraguai e Uruguai. Para saber mais sobre a Hyundai e seus produtos no Brasil, acesse https://hyundai.com.br.

Sobre a Hyundai Motor Company

Fundada em 1967, a Hyundai Motor Company está presente em mais de 200 países com cerca de 120 mil funcionários dedicados a enfrentar os desafios de mobilidade em todo o mundo. Com base na visão da marca “Progresso para a Humanidade”, a Hyundai Motor está acelerando sua transformação em um provedor de soluções de mobilidade inteligente. A empresa investe em tecnologias avançadas, como robótica e Mobilidade Aérea Avançada (AAM) para trazer soluções revolucionárias, enquanto busca por inovação aberta para desenvolver futuros serviços de mobilidade. À procura de um futuro sustentável para o mundo, a Hyundai continuará empregando seus esforços para introduzir veículos de emissão zero equipados com a mais alta tecnologia em eletrificação, liderando a indústria de células de combustível de hidrogênio.

Site Oficial: https://hyundai.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6397 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!