Do plástico reciclado à usina solar: como a Intelbras lidera práticas de sustentabilidade ambiental ligadas ao setor tecnológico

Foto: Divulgação | Intelbras
Foto: Divulgação | Intelbras

📢 Este conteúdo está sendo republicado com autorização legal. A Ambiental Mercantil é responsável pela curadoria e distribuição das notícias.

Imagem: Divulgação | Geração de energia própria, economia circular com mais de 358 toneladas de plástico reutilizadas e rastreio de resíduos estão entre os destaques das iniciativas da empresa.

Julho de 2025 – Em um mundo onde o cuidado com o meio ambiente se tornou uma urgência global, a Intelbras reafirma sua convicção de que inovação e cuidado com o meio ambiente devem caminhar lado a lado. Mais do que reduzir impactos, a empresa brasileira transforma suas operações com práticas que regeneram e preservam, promovendo uma relação mais equilibrada com o planeta. Da geração de energia limpa à economia circular, a Intelbras atua de forma integrada para construir um futuro onde tecnologia e responsabilidade ambiental coexistem, inspirando empresas e pessoas a fazerem parte dessa mudança.

Desde 2020, nossa fábrica em São José (SC) conta com mais de 4.000 módulos fotovoltaicos instalados. Em 2023, ampliamos nosso compromisso com a energia limpa ao inaugurar uma usina solar também na unidade de Tubarão (SC). Juntas, essas iniciativas têm contribuído de forma significativa para a geração de energia renovável. Somente em 2024, foram gerados 2.459 MWh — energia suficiente para abastecer cerca de 1.322 residências. Hoje, os painéis solares já são responsáveis por aproximadamente 28% da energia consumida mensalmente nas unidades.

“Temos buscado integrar boas práticas de forma contínua ao nosso dia a dia, sempre atentos às nossas responsabilidades. São iniciativas que fazem parte do compromisso com a eficiência operacional e com o uso mais consciente dos recursos”, afirma Bruno Machado, Gerente executivo de relação com investidores e padrinho do Comitê de Sustentabilidade da Intelbras.

Outro destaque é o fortalecimento da economia circular. Em 2024, a Intelbras reutilizou 358,9 toneladas de plástico ABS, um material amplamente utilizado na indústria de eletrônicos. O reaproveitamento ocorreu em unidades fabris distribuídas estrategicamente pelo país: 227,55 toneladas em São José (SC), 124,66 toneladas em Santa Rita do Sapucaí (MG) e 6,69 toneladas em Manaus (AM).

A Intelbras também investe na gestão eficiente de resíduos. Todos os materiais, como papelão, madeira e baterias, têm destinação rastreada com uso de Manifestos de Transporte de Resíduos (MTRs) e Certificados de Destinação Final (CDFs), assegurando conformidade ambiental e transparência no processo.

Somado a todas as iniciativas, a empresa também possui um sistema de captação de água da chuva, com reservatórios de até 40 mil litros, utilizados em atividades como limpeza e jardinagem em suas unidades de São José (SC) e matriz. Essa prática visa otimizar o uso de recursos hídricos e reduzir a dependência de fontes tradicionais.

A integração dessas ações reforça a estratégia da Intelbras de atuar como agente transformador. “Acreditamos que, ao incorporar melhorias em nossos processos, contribuímos com ações que somadas as de outras empresas ajudam a promover um impacto positivo para o negócio, para a sociedade e para o meio ambiente”, conclui Bruno.

Site Oficial: https://www.intelbras.com/pt-br

Imprensa

Temas Relacionados

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6612 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!