Exposição “Natureza Plástica” chega à EMEF Olavo Pezzotti e fica em cartaz até 15 de agosto

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

📢 Este conteúdo foi criteriosamente selecionado e é republicado pela Ambiental Mercantil com autorização legal. Nossa responsabilidade é a curadoria especializada e a publicação de notícias, garantindo que informações relevantes e de alta qualidade cheguem até você.

Imagem: Divulgação

Julho de 2025 – A exposição “Natureza Plástica“, idealizada pelo artista Eduardo Srur, será inaugurada no dia 2 de agosto, durante o Dia da Família, na EMEF Prof. Olavo Pezzotti, na Vila Madalena, zona oeste de São Paulo. A mostra, aberta ao público, poderá ser visitada gratuitamente até o dia 15 de agosto, das 9h às 13h, e reúne trabalhos produzidos por alunos do Ensino Fundamental I e II a partir de resíduos plásticos.

Fruto de um processo educativo e artístico iniciado em julho, o projeto promoveu palestras e oficinas criativas com a participação de cerca de 300 estudantes e professores da unidade escolar. Durante as atividades, os alunos foram convidados a refletir sobre temas como sustentabilidade, preservação dos recursos hídricos e o papel da arte na transformação social. Com curadoria de Eduardo Srur, a exposição tem como tema central a água e estabelece um diálogo direto com o Córrego das Corujas, que corre ao lado da escola e é frequentemente explorado em atividades pedagógicas. A proposta é incentivar um novo olhar sobre os ecossistemas aquáticos urbanos e a importância da preservação dos corpos hídricos

“A água é um elemento essencial à vida e sempre esteve muito presente na minha produção artística. Os primeiros resíduos plásticos do projeto foram coletados na margem dos rios da cidade e a escolha dessa escola se deve por sua proximidade ao Córrego Corujas, um símbolo de resistência ambiental em São Paulo.” destaca Eduardo Srur. 

O projeto conta ainda com a colaboração do Travessia das Águas, iniciativa que desenvolve intervenções com base em soluções da natureza, com foco nos córregos Corujas e Zavuvus. Ambas as ações buscam sensibilizar a população sobre os desafios da gestão ambiental urbana. Desde 2022, o Natureza Plástica já impactou mais de 6 mil estudantes da rede pública de São Paulo, utilizando a arte como ferramenta para a educação ambiental. Patrocinado pelo C6 Bank, o projeto é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura.

Serviço

  • Exposição “Natureza Plástica”
  • EMEF Olavo Pezzotti – Rua Fradique Coutinho, 2.200, Vila Madalena
  • Abertura: 2 de agosto de 2025 (Dia da Família)
  • Em cartaz até 15 de agosto de 2025
  • Das 9h às 13h
  • (11) 3032-9908

Sobre Eduardo Srur

Foto: Divulgação | Eduardo Srur

O artista vive e trabalha em SP. Começou na pintura e se destacou nas intervenções urbanas com obras que utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano das metrópoles para ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas.

Realizou diversas intervenções artísticas na Cidade de São Paulo e participou de exposições na França, Suíça, Argentina, Alemanha, Itália e Inglaterra. Para difundir seu conhecimento realizou palestras em escolas e importantes eventos de liderança, como TEDx, Sustainable Brands e Pixel Show. Em 2014, lançou o livro “Manual de Intervenção Urbana”. É idealizador e proprietário da Attack Intervenções Urbanas, uma empresa especializada em planejamento e gestão de projetos especiais no espaço urbano. 

Site Oficial: https://www.eduardosrur.com.br/pinturas-series/natureza-plastica

Imprensa

Temas Relacionados

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6705 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!