
📢 Este conteúdo foi criteriosamente selecionado e é republicado pela Ambiental Mercantil com autorização legal. Nossa responsabilidade é a curadoria especializada e a publicação de notícias, garantindo que informações relevantes e de alta qualidade cheguem até você.
Imagem: Divulgação | A nova estrutura trará melhorias relevantes para o desempenho do sistema elétrico da região e deve entrar em operação até o final deste ano.
Agosto de 2025 – A Cemig iniciou a construção de mais uma subestação em Itabirito. Com investimento de mais de R$16 milhões, a nova subestação Itabirito 4 trará melhorias relevantes para o desempenho do sistema elétrico da região e maior confiabilidade no atendimento à população, beneficiando, além dos clientes da cidade, os consumidores de Moeda e Nova Lima. A previsão é de que a obra esteja concluída e a estrutura interligada à rede da Cemig no final deste ano.
Segundo o gerente de Distribuição de Alta Tensão da Cemig, Jonathan Aguiar Esperidon, o empreendimento é peça fundamental para reforçar o fornecimento de energia elétrica nos municípios da Superintendência Regional da Mantiqueira. “A nova subestação Itabirito 4 atenderá, aproximadamente, 17 mil clientes, beneficiando cerca de 52 mil pessoas, garantindo qualidade no fornecimento de energia elétrica, maior disponibilidade e oferta do serviço de eletricidade na região. O projeto foi concebido para atender de forma eficaz ao crescimento do mercado regional, garantindo os padrões de qualidade estabelecidos”, ressaltou.
A unidade faz parte do Programa Mais Energia, iniciativa da Cemig que está instalando 200 novas subestações elétricas em todas as regiões do estado até 2027, ampliando a oferta de energia e, consequentemente, o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Apenas neste ano de 2025, a região da Mantiqueira contará com seis novas estruturas, incluindo esta entrega.
Modelo inovador
A obra da nova estrutura está sendo executada no modelo Subestação Compacta Integrada (SECI), tecnologia inovadora que permite maior agilidade na implantação. Essas unidades são montadas e testadas antes da instalação final, facilitando o processo de conclusão e reduzindo o tempo das intervenções no local.
A engenheira eletricista da Cemig, Bárbara Resende, explica que “a Subestação Itabirito 4 adicionará 15 MVA de disponibilidade à região. Essa infraestrutura permitirá maior flexibilidade operacional, reduzindo interrupções e agilizando o restabelecimento em caso de ocorrências. Será essencial para impulsionar o desenvolvimento na região, a qual tem grande destaque nas atividades de mineração”.
Investimentos na região
Ao todo, o investimento da Cemig previsto para este ano em cidades da regional Mantiqueira é de cerca de R$ 451 milhões. Além das novas subestações, estão incluídas a construção de aproximadamente 170 km de novas linhas de distribuição, a instalação de mais de 130 religadores automáticos — que agilizam o restabelecimento da energia —, mais de mil quilômetros de linhas convertidas, dentro do programa Minas Trifásico, e a execução de mais de 3 mil obras para atendimento ao mercado.
Site Oficial: https://www.cemig.com.br
Imprensa