
📢 Este conteúdo foi criteriosamente selecionado e é republicado pela Ambiental Mercantil com autorização legal. Nossa responsabilidade é a curadoria especializada e a publicação de notícias, garantindo que informações relevantes e de alta qualidade cheguem até você.
Imagem: Divulgação | É o primeiro caso de baleia-franca encalhada morta na capital catarinense nesta temporada reprodutiva.
Agosto de 2025 – Foi encontrado um filhote de baleia-franca-austral (Eubalaena australis) já morto na Praia do Campeche, em Florianópolis (SC). No dia anterior, o animal já havia sido visto à deriva no mar, próximo ao local do encalhe. O animal mede 5,5 metros de comprimento e encalhou em avançado estágio de decomposição, segundo informações da Associação R3 Animal, executora do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) em Florianópolis.
A necropsia do animal vai ser realizada por profissionais do PMP-BS/R3 Animal nos próximos dias para investigar a possível causa de morte do filhote e realizar a coleta de amostras biológicas para estudos científicos. A área foi isolada com fitas para evitar aglomeração ao redor do animal e permitir que a equipe realize os procedimentos com segurança.
Este é o terceiro filhote de baleia-franca que encalha morto nesta temporada em Santa Catarina. Em Florianópolis, é o primeiro caso de 2025. De acordo com a R3 Animal, a mortalidade de alguns filhotes é um fenômeno natural no ciclo de vida da espécie, especialmente no inverno, período em que as baleias se deslocam para o litoral catarinense para se reproduzir.
Ainda segundo especialistas da associação, diferentes fatores podem levar ao encalhe de baleias — desde causas naturais, como doenças, toxinas e condições ambientais atípicas, até causas humanas, como ingestão de resíduos sólidos, interação não intencional com redes de pesca e colisões com embarcações.
O que fazer ao encontrar um animal morto na praia?
- Mantenha distância e ajude a isolar a área;
- Não toque no animal;
- Não utilize flash;
- Afaste animais domésticos: eles podem transmitir ou contrair doenças;
- Acione o PMP-BS: 0800 642 3341 ou (48) 3018 2316
A realização do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos.
Site Oficial: https://r3animal.org
Imprensa