Pinheiros é o bairro que mais evitou o desperdício de alimentos em São Paulo, aponta pesquisa da startup Food To Save

Foto: Divulgação | Food To Save
Foto: Divulgação | Food To Save

📢 Este conteúdo foi criteriosamente selecionado e é republicado pela Ambiental Mercantil com autorização legal. Nossa responsabilidade é a curadoria especializada e a publicação de notícias, garantindo que informações relevantes e de alta qualidade cheguem até você.

Imagem: Divulgação | Iniciativa fortalece o consumo consciente e o combate ao desperdício de alimentos de diversos segmentos.

Agosto de 2025 – A Food To Save, aplicativo nº1 no combate ao desperdício de alimentos no Brasil, tem observado um avanço significativo na adesão ao consumo consciente na capital paulista. Nos últimos meses, cinco bairros de São Paulo se destacaram pela quantidade de Sacolas Surpresa resgatadas com excedentes de produção de estabelecimentos parceiros, segundo levantamento da Foodtech. Além disso, esse movimento contribuiu também para a redução expressiva de emissões de CO²: os 5 bairros “top savers” de São Paulo evitaram juntos a emissão de cerca de 187 mil kg de CO² na atmosfera, no período de janeiro a maio deste ano.

Confira os destaques:

  • Pinheiros: 18.891 Sacolas Surpresa salvas e 47.227 kg de CO² evitados
  • Vila Mariana: 16.802 sacolas e 42.004 kg de CO² evitados
  • Bela Vista: 15.800 sacolas e 39.499 kg de CO² evitados
  • Cerqueira César: 12.855 sacolas e 32.136 kg de CO² evitados
  • Perdizes: 10.795 sacolas e 26.988 kg de CO² evitados

Com a proposta de conectar consumidores a empresas parceiras que disponibilizam produtos em perfeito estado, mas fora do padrão estético ou próximos da validade, a Food To Save oferece por meio do seu aplicativo as Sacolas Surpresas com esses itens a preço mais acessível para o consumidor, com descontos que podem chegar até 70%.

“O impacto positivo gerado por cada sacola salva vai muito além da economia para o bolso. Estamos falando de uma mudança de comportamento em direção a um consumo mais responsável e sustentável”, afirma Lucas Infante, CEO da Food To Save.

O sucesso nos bairros líderes do ranking reflete uma adesão crescente ao propósito da marca. Padarias, mercados, hortifrutis e restaurantes parceiros localizados nos bairros têm se tornado pontos-chave para consumidores que buscam boas oportunidades e querem fazer parte de uma solução concreta para o desperdício.

“Ver bairros inteiros se mobilizando em torno de uma causa tão urgente reforça que estamos no caminho certo. Isso representa menos alimentos desperdiçados, menos emissões na cadeia de produção e um consumidor mais consciente do seu papel. Queremos conscientizar e incentivar cada vez mais pessoas a fazerem parte desse movimento e democratizar o acesso para todos os bairros e regiões de São Paulo, ganhando espaço também nas comunidades mais isoladas”, completa Infante.

A foodtech está entre os 6 aplicativos mais baixados no Brasil, possui mais de 10 mil estabelecimentos cadastrados no app e cerca de 8 milhões de usuários cadastrados que juntos já salvaram mais de 6 milhões de Sacolas em todo o Brasil. Para fazer parte do movimento foodsaver, é só baixar o app que está disponível para download no Google Store e na Apple Store.

Sobre a Food To Save

Food To Save é uma foodtech sustentável, que nasceu para revolucionar o desperdício de alimentos no Brasil. Por meio de um aplicativo, atua como um elo entre estabelecimentos que possuem excedentes de produção e clientes engajados com o consumo consciente. Com mais de 5,3 mil toneladas de alimentos salvos e mais de 5,3 milhões de Sacolas Surpresa resgatadas em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campo Grande, Vitória, Cuiabá, Fortaleza e Recife, a empresa mostra importante valor para enfrentar os problemas ambientais, sociais e econômicos que o país vive. Mais do que contribuir para um planeta mais sustentável, a startup engaja e empodera pessoas a reverem seus hábitos alimentares, lutando contra o desperdício de alimentos. A startup ajudou a evitar também a emissão de mais de 10 mil toneladas de CO² na atmosfera.

A Food To Save é também responsável pelo Food Market, sua solução para salvar o excedente de produção das grandes indústrias, e a Fruta Imperfeita, que conecta pequenos e médios produtores com alimentos imperfeitos diretamente aos consumidores por meio de assinaturas semanais.  A empresa conta com mais de 6.5 milhões de usuários cadastrados no app e 378 mil seguidores no Instagram e foi ainda classificada como uma das melhores empresas para trabalhar em 2024 e 2025, segundo rankings da Great Place to Work. A foodtech está entre os 6 aplicativos mais baixados no Brasil, foi finalista na categoria Alimentos – Delivery do Prêmio Reclame Aqui 2023 e 2024 e está também entre as empresas selecionadas na segunda edição do Ranking EXAME Negócios em Expansão, na categoria Novatas. Em 2024, a foodtech recebeu selo do Sistema B, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e, em 2025, passou a integrar a Rede Brasil do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). 

Site Oficial: https://www.foodtosave.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6720 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!