
📢 Este conteúdo foi criteriosamente selecionado e é republicado pela Ambiental Mercantil com autorização legal. Nossa responsabilidade é a curadoria especializada e a publicação de notícias, garantindo que informações relevantes e de alta qualidade cheguem até você.
Imagem: Divulgação | Regulamentação de operação de reciclagem de embalagens pós-consumo por meio das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente é essencial ao país e à conformidade legal de indústrias e empresas.
Agosto de 2025 – Empresas que comercializam ou distribuem produtos em embalagens dos diversos tipos de materiais tiveram até o dia 31 de julho de 2025 para entregar os Relatórios Anuais de Logística Reversa nos estados que já regulamentaram a exigência, conforme previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e o Plano Nacional de Logística Reversa (Planares). A medida, coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem como objetivo principal garantir que as metas de reciclagem sejam devidamente cumpridas. O não envio pode acarretar em multas, sanções administrativas e até suspensão das licenças operacionais das empresas.
Importância da entrega dos relatórios
Mais do que uma obrigação legal, a entrega dos relatórios representa um instrumento estratégico para fortalecer a economia circular e consolidar o compromisso das empresas com a responsabilidade socioambiental, por meio de ações práticas e efetivas para estruturação e investimento na cadeia de reciclagem. Essa prática comprova, junto aos órgãos ambientais, o atendimento às metas de coleta e destinação correta de resíduos sólidos, oferecendo transparência e rastreabilidade nos processos. Além disso, reforça a reputação institucional das empresas perante consumidores, investidores e parceiros, ao demonstrar um alinhamento real com as metas ESG (ambiental, social e governança), algo que hoje já tem posição de preferência no momento de escolha do consumidor.
Outro impacto relevante é o fortalecimento da cadeia da reciclagem. A logística reversa investe na profissionalização e estruturação de cooperativas e operadores, promovendo geração de renda para catadores e inclusão social, além de melhorias estruturais nos galpões de triagem. Por meio dos relatórios, é possível monitorar a evolução dos processos, garantir a melhoria contínua dos sistemas implantados e apoiar a estruturação de uma gestão de resíduos mais eficiente e responsável.
A eureciclo, negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas, atua como um elo de parceria entre as empresas de todos os setores por meio da compensação de embalagem pós consumo e certificados de reciclagem, além de conectar marcas à cooperativas, centrais de triagem e operadores devidamente remunerados pelo serviço ambiental prestado.
“A entrega dos planos e relatórios de logística reversa deixou de ser apenas uma obrigação legal e se tornou uma ferramenta estratégica para promover a sustentabilidade, garantir transparência e valorizar toda a cadeia de reciclagem”, afirma Jessica Doumit, Diretora de Relações Institucionais da eureciclo e Presidente do Instituto Giro. “A eureciclo e o Instituto Giro, trabalham em conjunto para viabilizar esse processo com responsabilidade e impacto positivo, conectando empresas, cooperativas e o poder público em uma agenda de circularidade e inclusão.”
Desde sua fundação em 2016, a eureciclo já viabilizou a destinação correta de mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos, evitando que esses materiais fossem parar em aterros e lixões. Foram R$92 milhões distribuídos entre mais de 500 centrais de triagem e operadores parceiros, com 16 mil famílias impactadas diretamente, 67% de aumento na capacidade de triagem e cerca de 957 mil toneladas de CO2 evitadas.
A gestão adequada dos resíduos pós-consumo, especialmente dos plásticos, segue sendo uma das principais soluções para mitigar os impactos ambientais. Em meio às discussões sobre a nova regulamentação federal para a cadeia do plástico, a logística reversa surge como peça-chave na transição para um modelo de produção mais sustentável e circular.
Sobre o Instituto Giro
O Instituto Giro é uma entidade gestora de logística reversa de embalagens em geral, habilitada pelo Ministério do Meio Ambiente, que atua nacionalmente na implementação e operacionalização de sistemas de logística reversa de embalagens. Somos uma associação privada, sem fins lucrativos, comprometida em garantir que a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos se traduza em ações concretas e efetivas. Atualmente, contamos com 98 associados em todo o Brasil.
O Instituto Giro tem como missão promover o desenvolvimento sustentável em todo território nacional, por meio de iniciativas de desenvolvimento ambiental, social e econômico e a operacionalização da logística reversa, envolvendo entidades da sociedade civil, setor público e entidades privadas, com a operacionalização da logística reversa por meio da eureciclo.
Sobre a eureciclo
A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.
Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e, para isso, contamos com a parceria de mais de 500 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada.
Desde o começo de sua história, em 2016, como resultado da parceria com mais de 7 mil clientes, a eureciclo conseguiu que mais de 1,5 milhão de toneladas de resíduos destinados corretamente, sem que deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 16 mil famílias impactadas, com um aumento de 67% na capacidade de triagem dos operadores, além de distribuir mais de R$92 milhões às mais de 500 centrais de triagem, organizações de catadores e operadores parceiros, além de 957 mil toneladas de CO2 deixadas de serem emitidas na atmosfera.
A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022 , e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro.
Site Oficial: https://www.eureciclo.com.br
Imprensa