
📢 Este conteúdo foi criteriosamente selecionado e é republicado pela Ambiental Mercantil com autorização legal. Nossa responsabilidade é a curadoria especializada e a publicação de notícias, garantindo que informações relevantes e de alta qualidade cheguem até você.
Imagem: Divulgação | Promovido pelo Instituto SOS Pantanal, Associação Onçafari, Instituto Onça Pintada e Instituto Homem Pantaneiro, o encontro, que será realizado nos dias 26 e 27 de agosto de 2025, discutirá estratégias e soluções técnicas que garantam tanto a segurança das pessoas quanto a conservação dessas espécies diante do crescimento de conflitos envolvendo grandes felinos e seres humanos no Brasil.
Agosto de 2025 – A incidência de ataques de onças-pintadas e onças-pardas no primeiro semestre de 2025, registrados em cidades como Aquidauana (MS), Corumbá (MS) e Campinaçu (GO), foi destaque na imprensa, com ampla repercussão pública, e trouxe à tona o debate, pouco aprofundado em nossa sociedade, sobre como promover estratégias de coexistência segura entre seres humanos e grandes predadores de nossa fauna.
Raros no Brasil, os episódios recentes evidenciaram que, embora o país registre menos casos do que países como Índia e África do Sul, onde o convívio com predadores é parte da rotina da população, a crescente sobreposição entre áreas naturais e atividades humanas tem intensificado os riscos de encontros indesejados, exigindo ações preventivas, políticas públicas e campanhas de educação ambiental.
Esses e outros temas serão discutidos em um evento inédito no Brasil, o I Workshop Internacional Conflitos com Grandes Felinos: Riscos, Causas e Soluções, que será realizado entre os dias 26 e 27 de agosto de 2025 em Campo Grande (MS), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (FAMASUL). Na abertura, o workshop contará com as presenças do governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, além do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, que mediará um dos painéis.
Promovido pelo Instituto SOS Pantanal, Associação Onçafari, Instituto Onça Pintada e Instituto Homem Pantaneiro, o encontro reunirá especialistas do Brasil, Índia, África, Bangladesh, Chile, África do Sul e Estados Unidos e discutirá estratégias e protocolos que garantam tanto a segurança das pessoas quanto a conservação dessas espécies diante do crescimento de conflitos envolvendo grandes felinos no Brasil.
Grandes nomes internacionais estarão presentes no evento, como o Dr. Craig Packer (EUA), considerado o maior especialista em leões do mundo, e fundador do Lion Research Center na Universidade de Minnesota, onde é professor, e do projeto Serengeti Lion Project, na Tanzânia; Dra. Krithi Karanth (Índia), Diretora Executiva da CWS – Índia, e uma das maiores especialistas em tigres do mundo, com foco em conflitos entre humanos e grandes carnívoros, e Agustín Iriarte (Chile), biólogo especializado em ecologia e conservação de mamíferos Sul-Americanos, com mais de 40 anos de experiência com Pumas e conflitos.
Partindo de experiências internacionais de manejo de conflitos, como os protocolos emergenciais aplicados em vilarejos da Índia ou em reservas ambientais dos Estados Unidos, o workshop fomentará debates acerca de soluções adaptadas ao contexto brasileiro para responder questões como, entre outras: a prevenção de ataques sem o recurso de abate dos animais; a inclusão de saberes indígenas, de produtores rurais e de comunidades tradicionais; a utilização dos dados de ataques para sistematização e transformação dessas ocorrências em ações preventivas; o papel dos veículos de imprensa na percepção de riscos sem consequências de alarmismo na sociedade.
Inspirado por eventos e fóruns internacionais, o workshop estabelecerá iniciativas de prevenção fundamentadas na ciência e voltadas para os desafios da convivência entre seres humanos e grandes predadores.
“Estes últimos incidentes no Brasil trouxeram à tona a falta de um protocolo de resposta em casos de ocorrências envolvendo humanos e predadores, tampouco uma política pública para que instituições governamentais, sociedade civil e academia trabalhem integrados na mitigação e prevenção destes conflitos. A coexistência entre seres humanos e grandes predadores não é novidade, e a possibilidade de trazer exemplos de fora onde esse convívio é mais intenso, pode nos ajudar a encurtar o caminho para o sucesso”, avalia Gustavo Figueirôa, Diretor de Comunicação do Instituto SOS Pantanal e um dos organizadores do evento.
Público alvo e metas do workshop
Destinado a gestores de diferentes esferas do Executivo, pesquisadores, ONGs, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e forças de segurança pública como a Polícia Militar Ambiental, Polícia Federal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal, além de profissionais da saúde, comunidades locais e jornalistas, ao longo dos dois dias de evento, o workshop contará com uma programação que inclui painéis técnicos, debates e oficinas. A proposta é reunir ciência, gestão territorial, cultura e comunicação, sempre ancorada em dados científicos e no respeito ao saber das populações locais.
Entre os principais objetivos do workshop, as instituições parceiras na realização do evento estabeleceram as seguintes metas, que serão elaboradas por representantes de ONGs, acadêmicos, pesquisadores e palestrantes:
Elaboração de documento técnico com recomendações em âmbito nacional que definam propostas viáveis e baseadas em dados para prevenir ataques, melhorar a convivência e embasar políticas públicas.
– Produção de artigos técnicos e científicos a partir dos debates e apresentações, com foco em dados comparativos e soluções baseadas em evidências.
– Criação e promoção de campanhas de educação ambiental elaboradas pelas equipes de comunicação das organizações promotoras do evento, para realização de ações formativas nas redes pública e privada de ensino, em comunidades locais e em redes sociais sobre a convivência segura e a importância ecológica dos grandes predadores.
– Fortalecimento de políticas públicas e protocolos de emergência com a provisão de subsídios técnicos e articulações governamentais para criação de protocolos interinstitucionais de resposta elaborados por um comitê interinstitucional formado por, entre outras, entidades como o Instituto de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (IMASUL), o ICMBio e a Defesa Civil.
– Redação da Carta de Diretrizes para a Convivência com Grandes Felinos, documento colaborativo construído ao longo do evento, que terá como signatários os participantes e instituições presentes no I Workshop Internacional Conflitos com Grandes Felinos: Riscos, Causas e Soluções, estabelecendo as resoluções promovidas no evento como um marco de compromisso com a conservação e a segurança.
“A realização desse primeiro workshop internacional é uma grande oportunidade de reunir diferentes expertises e realidades para a construção de propostas que auxiliem uma relação ainda mais segura e respeitosa com grandes felinos. O desenvolvimento de um documento técnico, com um olhar coletivo para mitigação, prevenção e diretrizes para a convivência com onças-pardas e onças-pintadas é fundamental no Brasil, país que desempenha um papel-chave para a conservação dessas espécies”, conclui Mario Haberfeld, CEO e fundador da Associação Onçafari.
Confira a seguir a programação completa dos dois dias de workshop:
Dia 1 – 26 de agosto de 2025
8h às 17h30 (horário de Mato Grosso do Sul) – 9h às 18h30 (horário de Brasília)
- Credenciamento: 8h
- Abertura: 8h30
- Conferência Magna: 9h
Painel 1 – (09h30 – 11h)
Conflitos com Grandes Felinos na América Latina: Desafios e Aprendizados com a Onça-Pintada e Puma
Almoço (11h – 12h30)
Painel 2 – (13h00 – 15h00)
Ecoturismo Responsável e Grandes Felinos: Riscos e Boas Práticas.
Coffee Break (15h – 15h30)
Painel 3 (15h30 – 17h30)
Mesa Redonda Internacional: Grandes Felinos e Conflitos Humanos em Perspectiva Global.
Discussões e Encerramento do dia (17h30 – 18h30)
Dia 2 – 27 de agosto de 2025
8h às 18h (horário de Mato Grosso do Sul)
9h às 19h (horário de Brasília)
Painel 4 (08h30 – 10h)
Resposta a Incidentes com Grandes Felinos: Protocolos em Diferentes Realidades
Painel 5 (10h30 – 12h)
Medidas Estruturais para Prevenção de Conflitos: Lições da Experiência Corporativa/Iniciativa Privada no Brasil
Almoço (12h – 13h30)
Painel 6 (13h30 – 15h)
Conflitos com Grandes Felinos na Mídia: Comunicação de Crises e Lições Globais
Painel 7 (15h – 16h30)
Estratégias Integradas para a Coexistência com Grandes Felinos: Caso Corumbá
Mesa Final (16h30 – 18h00)
Discussão técnica para publicação de recomendações oficiais
SERVIÇO
I Workshop Internacional Conflitos com Grandes Felinos: Riscos, Causas e Soluções
Local e data do evento: sede da FAMASUL, de 26 a 27 de agosto de 2025
Endereço: Rua Marcino dos Santos, 401 – Campo Grande, MS.
Organização: Instituto SOS Pantanal, Associação Onçafari, Instituto Onça Pintada, Instituto Homem Pantaneiro
Participação: pesquisadores do Brasil, Índia, EUA e África.
Site Oficial: https://www.even3.com.br/workshop-internacional-conflitos-608719
Imprensa