Imagem: Divulgação | Vereadores Marina Bragante, Nabil Bonduki e Renata Falzoni se unem por uma cidade mais sustentável.
Setembro de 2025 – O lançamento da Frente Parlamentar Direito à Cidade Sustentável reuniu na Câmara Municipal de São Paulo a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e os deputados federais Nilto Tatto e Tabata Amaral em apoio à iniciativa dos vereadores Marina Bragante (Rede), Nabil Bonduki (PT) e Renata Falzoni (PSB) por uma cidade mais sustentável e adaptada aos desafios sociais e climáticos. Também participaram do evento a deputada estadual Marina Helou (Rede) e a professora da USP Erminia Maricato, além de diversos representantes da sociedade civil.
Marina Silva afirmou que as ondas de calor provocadas pela crise do clima tiram mais vidas atualmente do que as guerras em curso pelo mundo e que a frente é um movimento integrador para o bem viver nas cidades, para que todos possam viver em condição de justiça. “Neste contexto geopolítico em que se fazem guerras contra a vida, guerras bélicas, e guerras contra os países com tarifas injustas, temos que fazer também uma frente ampla pela soberania”, destacou a ministra.
Para Tabata Amaral, os três vereadores são faróis de inspiração na cidade de São Paulo, mas também representam lideranças nacionais. Como presidente da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação, a deputada garantiu que haverá no texto, pela primeira vez, um olhar transversal para a pauta ambiental: “Não dá para falar em educação sem falar da crise climática, não dá para ignorar os desafios que os nossos jovens terão que enfrentar”.
Embora a frente parlamentar tenha sido oficialmente lançada agora, a atuação conjunta dos vereadores pela sustentabilidade já vem acontecendo em diversas iniciativas e parcerias ao longo de seus mandatos.
“Temos trabalhado pelas vagas verdes, fiscalizado as obras do túnel Sena Madureira, pela redução de danos na expansão do Instituto Butantã e por uma São Paulo menos desigual”destacou Marina Bragante.
Renata Falzoni lembrou que a união dos três vem desde a campanha eleitoral, quando já haviam assumido o compromisso de unir esforços. “Lutamos em trincheiras paralelas por mais mobilidade e sustentabilidade”, afirmou.
“É uma alegria ver tanta gente interessada em temas como o direito à cidade e questões climáticas, que são assuntos de Estado, não de governo”, afirmou Nabil Bonduki.
A professora Erminia Maricato observou a importância da união dos vereadores para um retorno à democracia de bases e fez um apelo pelo fim dos imóveis vazios na cidade de São Paulo. Nilto Tato lembrou em sua fala da vulnerabilidade dos mais pobres às questões climáticas e Marina Helou pediu atenção e cuidado especial para os rios subterrâneos da cidade.
A Frente Parlamentar Direito à Cidade Sustentável está aberta à participação ativa da sociedade civil para continuar atuando em projetos pela mobilidade urbana, moradia, meio ambiente e utilização dos espaços públicos.
Site Oficial: https://www.saopaulo.sp.leg.br
Imprensa