BASF na K 2022: acelerando a jornada para um futuro sustentável com plásticos

softelec

Imagem: Divulgação | Calças usam pneus usados como matéria-prima: vestuário outdoor VAUDE são sustentáveis

  • Empresa quer cocriar soluções para que os plásticos sejam feitos, usados e reciclados de forma mais sustentável
  • Apresentação tem foco em soluções sustentáveis para indústrias automotivas, de construção e de embalagens — acompanhadas por painéis de discussão de especialistas
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

A jornada traçada em direção à economia circular será a tônica da apresentação da BASF na feira K 2022, o principal evento mundial de plásticos e borracha.

A K 2022 acontece em Düsseldorf, na Alemanha, de 19 a 26 de outubro de 2022, comemorando seu 70º aniversário. A BASF realiza exposições na K desde que a feira estreou em 1952, mostrando continuamente seu compromisso com a indústria de plásticos e capacidade de criar inovações junto com seus clientes.

“Na K 2022, nosso tema é ‘Go!Create — Welcome to Our Plastics Journey‘,” diz Dr. Martin Jung, Presidente da Divisão de Materiais de Performance. “Convidamos todos os visitantes a participar de nossa jornada em direção a um futuro sustentável com plásticos. Vamos mostrar produtos e soluções e, mais do que isso, queremos proporcionar uma perspectiva em nossos conceitos e planos. A Jornada do Plástico em direção a uma economia mais sustentável precisa de uma abordagem cooperativa e há um longo caminho a percorrer. É isso que queremos expressar.” A Jornada do Plástico consiste em três fases que representam o ciclo de vida dos plásticos: FAZER, USAR e RECICLAR. A BASF oferece produtos e soluções líderes de mercado para todas as três fases desta jornada.

“Demonstraremos nossas capacidades e pensamentos na K 2022, exibindo vários projetos de cocriação com parceiros e clientes de setores como automotivo, construção, elétricos e eletrônicos (E&E), embalagens e de consumo”, acrescenta Jung, “Esses projetos abrangem desde produtos com Pegada de Carbono do Produto líquida zero ou baixa até novos produtos feitos de matérias-primas recicladas para preservar matérias-primas fósseis. Como uma empresa integrada com nossa própria base de produção química, somos um fator fundamental para ajudar nossos clientes a descarbonizar suas cadeias de valor.” A BASF se comprometeu a reduzir as emissões de CO2 em 25% até 2030 e atingir emissões líquidas zero de CO2 até 2050.

Outro forte foco será em modelos de cadeia de valor digital e orientados por dados que ajudam os clientes da BASF a se transformarem em direção a um futuro neutro em CO2. Nesta área, a BASF apresentou um aplicativo digital líder do setor para calcular as emissões de CO2 de cerca de 45.000 produtos de vendas da BASF.

FAZER: soluções melhoram a forma como os plásticos são feitos

“A fase ‘FAZER’ visa melhorar a forma como os plásticos são feitos — desde o design do produto até a escolha das matérias-primas e o próprio processo de fabricação”, explica Jung.

Na K 2022, a BASF apresentará soluções para rastrear e reduzir a Pegada de Carbono do Produto ao longo de toda a cadeia de valor de diferentes indústrias. Por exemplo, a BASF é membro do Catena-X, um esforço colaborativo da indústria automotiva para construir um ecossistema orientado por dados.

A BASF também apresentará uma série de soluções para reduzir a Pegada de Carbono do Produto usando matéria-prima renovável ou reciclada, como no caso do portfólio de Estirênicos para as indústrias de embalagem e construção. Os materiais da BASF certificados para balanço de biomassa também são utilizados por clientes da indústria de móveis ou por uma marca de calçados de segurança que oferece o sapato neutro em carbono contendo o poliuretano de balanço de biomassa da BASF certificado de acordo com a REDcert2. Outro exemplo de como os plásticos e, portanto, os produtos de consumo podem ser fabricados de forma mais sustentável são as calças para uso ao ar livre feitas de matérias-primas obtidas por meio da reciclagem química de pneus gastos usando o Ultramid® Ccycled™ da BASF.

USAR: soluções melhoram o desempenho dos plásticos

“Os plásticos trazem muitos benefícios de sustentabilidade“, enfatiza Jung, “Na fase ‘USAR’ do ciclo de vida, os plásticos exercem todos os seus pontos fortes: melhorando a eficiência energética por meio de seu peso leve, prolongando os ciclos de vida do produto graças à sua resistência e desempenho máximo, e permitindo aplicações mais sustentáveis em setores como eletromobilidade e eletrodomésticos”.

PA6 100% reciclado, o Ultramid® Ccycled™ é solução de material robusta e segura para o disjuntor miniatura Resi9 da Schneider Electric para aplicações residenciais. Crédito: Divulgação

Na K 2022, a BASF mostrará vários exemplos de plásticos como materiais de desempenho para a sustentabilidade: desde poliamidas seguras e duráveis para componentes de alta tensão dentro da infraestrutura de carregamento de eletromobilidade até a possibilidade de um disjuntor em miniatura ecológico (MCB) para o negócio de E&E que usa um composto 100% reciclado à base de PA6 usando óleo de pirólise de pneus esgotados — sem comprometer a resistência do MCB. Os plásticos da BASF também ajudam a melhorar a eficiência energética para clientes da indústria de refrigeração que enfrentam altas exigências para obter o mais alto selo de energia.

RECICLAR: soluções melhoram os métodos de reciclagem de plásticos

“A questão crucial sobre os plásticos é o que acontece com eles no final de sua vida”, enfatiza o Dr. Martin Jung. “Para alcançar uma economia circular, precisamos melhorar muito a reciclagem de plásticos para fechar o ciclo”.

A BASF e a Steelcase colaboraram no Flex Perch Stool que tem sustentabilidade e circularidade na vanguarda de seu design. O banco é feito com resíduos gerados durante a produção de eletrônicos e o próprio banco é 100% reciclável. Crédito: Divulgação

Para avançar na fase ‘RECICLAR’ da Jornada do Plástico, a BASF oferece diversas embalagens de produtos que buscam e expandem todos os métodos de reciclagem existentes. Enquanto a subsidiária da BASF, trinamiX, oferece soluções inovadoras de espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) móvel para classificar e identificar diferentes tipos de resíduos plásticos, o IrgaCycle™ da BASF é uma nova linha de soluções aditivas que melhora a reciclagem mecânica de plásticos.

Para reciclagem química, a BASF oferece uma variedade de produtos contendo matérias-primas obtidas via ChemCycling™. Para concluir os métodos de reciclagem, o estande da BASF também apresenta o biopolímero compostável certificado ecovio®: Ele permite a reciclagem orgânica de resíduos de alimentos e embalagens sujas de alimentos, aumentando assim o desvio de resíduos alimentares do aterro sanitário e da incineração.

Creator Talks: plataforma de discussão para especialistas e visitantes

Para oferecer a todos os visitantes uma perspectiva sobre o processo de cocriação com clientes e parceiros e levá-los ao longo da Jornada do Plástico, a BASF realizará a série de conversa “Creator Talks” diariamente em seu estande, que serão anunciadas em breve. Especialistas e líderes de diferentes áreas discutirão soluções para os desafios mais urgentes que suas indústrias estão enfrentando. Os tópicos vão desde soluções de simulação digital até soluções de infraestrutura de carregamento e reciclagem.

BASF na K 2022: Bem-vindo à #OurPlasticsJourney!

Go!Create! Na K 2022, convidamos todos a participar #OurPlasticsJourney! Em nosso estande no pavilhão 5, C21/D21, exploraremos novas maneiras pelas quais a ação sustentável é possível em todas as fases do ciclo de vida dos plásticos: desde como podemos produzir plásticos de forma mais sustentável, até como podemos utilizá-los melhor e descobrir novas soluções para fechar o ciclo. Resolver esses desafios é uma jornada na qual estamos todos juntos. Na K 2022, queremos que essa jornada seja mais rápida. A K é a feira número 1 de plásticos e borracha e acontecerá em Düsseldorf, na Alemanha, de 19 a 26 de outubro de 2022. Acesse BASF K2022.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em BASF.

Site oficial: https://www.basf.com

Crédito:
Imprensa | BASF

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4940 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!