Dia da Biodiversidade alerta para proteção ambiental

softelec
 Dia Internacional da Diversidade Biológica, celebrado em 22 de maio e criado pela ONU em 1992.
 Dia Internacional da Diversidade Biológica, celebrado em 22 de maio e criado pela ONU em 1992.

Imagem: Divulgação | Especialista destaca preservação da diversidade biológica como imprescindível para sobrevivência humana

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – Dia Internacional da Diversidade Biológica, celebrado em 22 de maio e criado pela ONU em 1992, tem o intuito de conscientizar a população a respeito da preservação ambiental. A celebração está atrelada à aprovação do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, ocorrida no Rio de Janeiro em 1992, e é considerada um momento reflexivo acerca dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Os ODS fazem parte de um conjunto de ações mundiais determinadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) sobre o Desenvolvimento Sustentável, que são divididas em quatro principais eixos: social, ambiental, econômico e institucional.

No total, são 17 objetivos e 169 metas a serem atingidas até 2030, que tem como propósito estimular esforços que contribuam para a diminuição da pobreza, promovam a luta contra as desigualdades e combatam as alterações climáticas.

A ação é fundamental para o futuro do planeta e da raça humana. Hoje, cerca de 10% de todas as espécies de plantas e animais marinhos enfrentam risco de extinção, segundo estimativas da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN). Um percentual que deverá chegar aos 90% até 2.100 se as emissões de gases de efeito estufa (GEE) se mantiverem elevadas, como aponta um estudo publicado pela revista “Nature Climate Change”.

Para Fernando Silva, sócio-fundador da PWTech, startup referência no acesso à água potável em crises humanitárias, a biodiversidade é a vida em si. “É o conceito que engloba todas as variações de seres vivos em um único local, sendo sua preservação imprescindível para a sobrevivência humana. Os ODS visam justamente o crescimento sustentável e a promoção da cidadania por meio de iniciativas governamentais e privadas, para a construção do equilíbrio entre meio ambiente e seres humanos”, explica.

A biodiversidade ou diversidade biológica refere-se a diversidade de formas de vida, animal e vegetal, que são encontradas em diferentes ambientes, terrestres, marítimos e ecossistemas ecológicos. O Brasil é o país com maior biodiversidade de flora e fauna do mundo, considerando o imenso território e a variação climática. O país é conhecido por abrigar 20% das espécies de animais conhecidas no mundo.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o país tem mais de 700 tipos de mamíferos, 1919 aves, 773 répteis, 1080 variações de anfíbios e 4508 espécies de peixes. Com quase mil km², a região amazônica representa um dos maiores e mais diversificados biomas do planeta, com uma rica biodiversidade de fauna e flora com e grau de endemismo. Entre os animais que integram a biodiversidade local estão jacarés, serpentes, como a sucuri, tucanos, araras, formigas, mariposas, borboletas e besouros.

Site oficial: https://www.pwtech.eco.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!