
Imagem: Divulgação
Por Adson Dutra, Colaboração para Ambiental Mercantil, em São Paulo
Com o intuito de preencher a lacuna no tratamento de resíduos eletroeletrônicos (REEE), no país, a GAIA GreenTech nasce com o propósito de se trabalhar a gestão inteligente e incentivos a reciclagem de eletrônicos.
Criada em 2018, por Thalita Braga na Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP).
O empreendimento sustentável acredita em uma transformação através da informação e educação ambiental. Visto que o consumidor final é a população que exerce papel significante na gestão consciente dos materiais descartáveis.

Thalita Braga, CEO e fundadora da GAIA GreenTech.
“Percebemos uma baixa disponibilidade de canais de descarte para a população, que garantam a rastreabilidade e o destino correto dos resíduos. Trabalhamos para revolucionar a destinação e o tratamento do lixo eletrônico e mudar o status quo da reciclagem no Brasil”, conta Thalita Braga, CEO e fundadora da GAIA GreenTech.
De acordo com The Global E-waste Monitor 2020, foram gerados 53,6 milhões de toneladas de e-lixo (lixo eletrônico) no mundo, essa quantidade equivale ao peso de 5.000 Torre Eiffel em Paris. E só no Brasil nesse mesmo ano, foram 2,1 milhões de toneladas. Ocupando o posto de maior gerador de lixo eletrônico da América Latina.
E segundo a Agência Senado, somente cerca de 2% desse resíduo eletrônico é reciclado corretamente no país.
Baseada nessa realidade, a startup, GAIA GreenTech cumpre um papel fundamental em prol do meio ambiente ao apresentar uma alternativa para o descarte adequado dos resíduos eletrônicos produzidos por empresas e pessoas.
Localizadas nos shoppings, universidades, lojas, escritórios, condomínios e demais estabelecimentos de acesso público, na cidade de São Carlos, em São Paulo, a empresa desenvolveu caixas coletoras, as chamadas GAIA Boxes.
Essas caixas coletoras, as GAIA Boxes, servem para receber os eletrônicos de pessoas físicas.

Há também a plataforma de recompensas, a GAIA Recompensa, que promove estímulos para a população desfazer de maneira apropriada e responsável seus eletrônicos.
“Realizamos também a compensação do impacto dos eletrônicos do setor corporativo através dos créditos de logística reversa. O Selo GAIA certifica que a empresa cumpre com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10) e com o Acordo Setorial para a Implementação de Sistemas de Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos,“ pontua Braga.


Com ênfase nos princípios de economia circular, a GAIA utiliza estratégias de reuso e reparo. Quando a vida útil do eletrônico chega ao fim, ou seja, é feita a reciclagem. Para que dessa forma possa contribuir para minimizar os impactos ambientais a fim de manter produtos e materiais em uso e regenerar os sistemas naturais.
Veja o infográfico abaixo e aprenda a fazer o descarte do e-lixo com a tecnologia GAIA

Sobre a GAIA Greentech
Uma startup 100% brasileira que trabalha para criar um futuro melhor, por isso trabalhamos para revolucionar o tratamento do e-lixo no Brasil. Site oficial GAIA GreenTech | Descarte de Lixo Eletrônico | Brasil
RECICLE JÁ
Para reciclar seus eletrônicos, encontre a GAIA BOX
mais próxima de você AQUI.
Sobre a AMBIENTAL MERCANTIL
Os canais integrados AMBIENTAL MERCANTIL promovem tudo sobre meio ambiente, energias e sustentabilidade. Notícias: https://noticias.ambientalmercantil.com | E-commerce ambiental: https://ambientalmercantil.com
Crédito:
Imprensa | Ambiental Mercantil