Sol e Energias #3: “A Geração Distribuída não é coisa de rico”

softelec
Daniel Lima é colunista colaborador do editorial AMBIENTAL MERCANTIL ENERGIAS
Daniel Lima é colunista colaborador do editorial AMBIENTAL MERCANTIL ENERGIAS

Imagem: Divulgação #3 | Daniel Lima é Presidente da ANNESOLAR – Associação Norte e Nordeste de Energia Solar escreve periodicamente sua coluna “Sol e Energias: Daniel Lima discute sobre Políticas Públicas, Eficiência Energética e Geração Distribuída”

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – Muito tem se falado que a geração distribuída de energia é coisa de rico. Alguns segmentos e os agentes do setor elétrico utilizam esse mote para dizer que a GD penaliza os mais “pobres” em virtude dos subsídios cruzados.

A grande verdade é que cada vez mais cai por terra os argumentos desses que escrevem e falam o que acham que é. Mas, felizmente existem os números que são imparciais e retratam com frieza e exatidão a realidade.

Resolvi então elaborar um quadro com os números disponibilizados pela Aneel sobre a GD, em 26/12/2022, informações socioeconômicas da população brasileira coletadas do Censo/IBGE, focando na renda por classes sociais, e no consumo de energia residencial fornecidos pela EPE.

Gráfico ANNESOLAR

Os números desnudam a realidade social e econômica onde está inserida a geração distribuída, e podem servir de base para as tomadas de decisões do novo governo que em seu programa tem primazia pelas classes menos favorecidas.

Os números constam da tabela abaixo e podem ser confrontados por quem quiser e bem entender.

A conclusão é a seguinte: 96% da geração distribuída da classe residencial atende a consumidores das classes C, D e E; e, apenas 4% atendem as classes A e B.

Os números provam exatamente o contrário, os adotantes de geração distribuída em sua esmagadora maioria são das classes com menor renda domiciliar, e as mais favorecidas, desta feita, são expressiva minoria.

Esse negócio de que GD é coisa de rico não cola mais, arrumem outro discurso pois este não faz mais sentido.

Planilha: ANNESOLAR

Sobre o Colunista

Daniel Lima é economista pela Universidade Federal de Alagoas, Presidente da ANNERSOLAR – Associação Norte e Nordeste de Energia Solar e Diretor Comercial da RDSOL Rede de Negócios em Energia Solar, empresa de fomento e investimento em ativos de energia limpa, criando negócios atrativos e sustentáveis, estabelecendo conexão com diversos atores, para por em prática as soluções mais inteligentes e eficientes em geração de energia.

Perfil no Linkedin | Site oficial: https://rdsol.pro.br

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS

Daniel Lima é colunista e colaborador do nosso editorial AMBIENTAL MERCANTIL ENERGIAS. Através da sua observação pessoal, escreve periodicamente sobre o que acontece nos setores de Energias, Energias Renováveis e Geração Distribuída. Todas as publicações do Daniel Lima podem ser acessadas diretamente no link abaixo:


Informamos que os conteúdos publicados pelos nossos colunistas são observações e opiniões independentes que expressam suas reflexões e experiências, sendo de responsabilidade dos mesmos; não refletindo, necessariamente, a opinião da redação do nosso editorial.

Crédito:
AMBIENTAL MERCANTIL ENERGIAS | Por Daniel Lima, colunista e colaborador

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5039 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!