Ilhabela recebe pontos de coleta de vidro para reciclagem

softelec
Verallia é referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% reciclável.
Verallia é referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% reciclável.

Imagem: Divulgação | Instalação de 9 containers é parte do Programa Vidro Vira Vidro da Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – A cidade de Ilhabela, localizada no litoral paulista, passa a contar com 9 Pontos de Entrega Voluntária (PEV) para coleta exclusivamente de vidro, que será destinado à reciclagem. Os containers estão espalhados por locais públicos e privados, em pontos estratégicos para o descarte.

A instalação dos PEVs tem como propósito aumentar a circularidade do vidro no Brasil e é liderado pela Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo.

Além de Ilhabela, os containers estão sendo implementados em diversas outras cidades brasileiras e a meta é chegar a 1.500 pontos até 2025.

Aumentar a reciclagem de vidro é uma necessidade

Hoje, é estimado pelo setor que 75% dos vidros consumidos vão para aterros sanitários e apenas 25% são reciclados. Além do acúmulo de resíduo, os materiais destinados aos aterros possuem custo para as prefeituras.

Para reciclar, não é preciso que o vidro esteja intacto. Apenas com a utilização de cacos na produção de novas embalagens já é possível reduzir o consumo de energia, extração de recursos naturais e a emissão de CO2. Para se ter ideia, a cada 10% de caco utilizado na produção, pode-se reduzir em 5% as emissões de CO2 e 2,5% o consumo de energia no processo de fabricação.

Por ser um material 100% reciclável, 1kg de caco de vidro oriundo da reciclagem que retorna ao processo produtivo representa 1kg de vidro novo.

Programa Vidro Vira Vidro

Criado pela Verallia, o programa Vidro Vira Vidro tem expectativa de coletar 24 mil toneladas de caco por ano, que ajudará a reduzir as emissões de CO2 no processo de fabricação de embalagens de vidro, consumo de energia e o uso de matéria-prima virgem. A coleta será operacionalizada por meio de parcerias com empresas beneficiadoras.

Na cidade de Ilhabela, a beneficiadora Massfix fará a coleta.

Um dos diferenciais dos containers que são utilizados é que possuem tecnologia de sensor que permite otimização da logística, de forma que o caminhão se dirija ao PEV somente quando houver necessidade.

Endereços

  • Av. Julião de Moura Negrão, PCA. CEL. – 177 (Vila);
  • Av. Princesa Isabel, 423 (Perequê) – 2 PEVs;
  • Rua da Padroeira, 14 (Vila);
  • Rua Dr. Carvalho, 184 (Vila);
  • Av. Brasil, prox. ao nº 916 (Piuva);
  • Av. Princesa Isabel, 2692 (Barra Velha);
  • Av. Riachuelo prox. ao nº 5720 (Praia Grande); 8 – Praia do Curral

Sobre a Verallia

Na Verallia, o objetivo é reimaginar o vidro para um futuro sustentável. Querem redefinir como o vidro é produzido, reutilizado e reciclado, para torná-lo o material de embalagem mais sustentável do mundo. Trabalham em uma causa comum com seus clientes, fornecedores e outros parceiros em toda a cadeia de valor para desenvolver novas soluções saudáveis e sustentáveis para todos.

Com cerca de 10 mil colaboradores e 32 fábricas em 12 países, são líder europeu e o terceiro maior produtor global de embalagens de vidro para alimentos e bebidas, fornecendo soluções inovadoras, personalizadas e ecologicamente corretas para mais de 10 mil empresas em todo o mundo.

Em 2021, a Verallia produziu mais de 16 bilhões de garrafas e potes e obteve receita anual de € 2,7 bilhões. A Verallia está listada no compartimento A da bolsa de valores Euronext Paris (Ticker: VRLA – ISIN: FR0013447729) e está incluída nos índices SBF 120, CAC Mid 60, CAC Mid & Small e CAC All-Tradable.

No Brasil, a Verallia tem três fábricas localizadas nas cidades de Campo Bom (RS), Porto Ferreira (SP) e Jacutinga (MG) e ainda disponibiliza aos seus clientes um Centro de Criações para o desenvolvimento de novos produtos.

A Verallia e a sustentabilidade

Mundialmente a Verallia é comprometida com o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões: ambiental, econômica e social. Referência em embalagens de vidro para alimentos e bebidas, disponibiliza à cadeia de consumo um material que é 100% e infinitamente reciclável e inerte, garantindo a saúde e a segurança alimentar dos consumidores. Em todos os seus processos de produção, a Verallia busca a otimização do consumo de água e energia, o controle das emissões atmosféricas, o estímulo ao desenvolvimento social e a criação de novas opções em embalagens de vidro que necessitem de menos matéria-prima e que, ao mesmo tempo, estimulem e facilitem a cadeia da reciclagem.

Para mais informações acesse www.verallia.com.br.
Siga nas redes sociais LinkedInTwitterFacebookYouTube, Instagram

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!