Bombeiros iniciam planejamento para Temporada de Incêndios Florestais no Mato Grosso

softelec
Foto: Bombeiros iniciam planejamento para Temporada de Incêndios Florestais no Mato Grosso
Foto: Bombeiros iniciam planejamento para Temporada de Incêndios Florestais no Mato Grosso

Foto: Francisca Vilar | CBMMT – Esta foi a primeira reunião do ano, com o objetivo de planejar a atuação para minimizar os danos causados pelos incêndios florestais e queimadas urbanas em 2021.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

O Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), recebeu no dia (21.01), representantes de algumas das agências que atuam em conjunto na prevenção e combate aos incêndios florestais durante a Temporada de Incêndios Florestais no estado.

Além do planejamento, também foram traçadas estratégias e verificados os recursos já disponíveis, as fontes, as ações de interface etc.

Além do CBMMT estiveram presentes na reunião representantes da Secretaria de Segurança Pública, de Meio Ambiente, Defesa Civil, Polícia Militar Ambiental, Delegacia Especializada do Meio Ambiente, Associação de Defesa do Pantanal (Adepan), Sindicato Rural de Poconé e Sesc Pantanal. A reunião foi presidida pelo comandante-geral em substituição legal dos Bombeiros, o coronel Ricardo Antônio Bezerra Costa.

“O enfrentamento aos Incêndios Florestais nos remete a ações multiagências, com participação forte do Governo de Mato Grosso através das suas secretarias de estado, a Secretaria de Segurança Pública, de Meio Ambiente, de Planejamento e Gestão e as demais agências. Essa participação do Governo Estadual, o apoio dos proprietários rurais, dos municípios e do Governo Federal através do Ministério da Defesa fizeram uma diferença muito grande durante os trabalhos realizados no ano que se passou”, afirmou o coronel Ricardo Bezerra.

O coronel BM Dércio Santos da Silva, diretor operacional do CBMMT lembrou a reunião teve a participação dos órgãos de governo que representam o núcleo do Ciman, que são a Defesa Civil, a Sesp e a Sema.

“Aqui nós começamos a discutir as ações e já temos algumas deliberações com base no relatório do ano passado, o que subsidia a produção do Plano Operacional do CBMMT para atuar nos incêndios florestais. Partindo deste princípio, o momento é de iniciarmos os ajustes para delinearmos a nossa atuação neste ano”, explicou.

Explicando a TIF

A Temporada de Incêndios Florestais (TIF) – fase de resposta – começa em meados de junho e termina em meados de novembro. Esse período é assim denominado por compreender a época do ano em que as condições climáticas de baixa umidade do ar e altas temperaturas favorecem o surgimento de incêndios nos três biomas de Mato Grosso; cerrado, floresta Amazônica e Pantanal.

A TIF apresenta um ciclo permanente de quatro principais fases: prevenção, que se mantém ativa em paralelo com as demais fases da temporada; preparação, que é marcada pelas especializações oferecidas aos bombeiros militares e brigadistas municipais; resposta, composta pela operacionalização dos trabalhos e por fim a fase da responsabilização, que é quando são realizados os trabalhos de fiscalização e perícias de incêndios florestais.

Crédito:
Imprensa | Governo do Mato Grosso

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5028 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!