OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Solução para a crise energética na Europa

softelec

Imagem: Divulgação | Por Sergio Marques, fundador da H2B Energy, empresário com 24 anos de experiência em energia eólica, para seção Opinião de Especialista AMBIENTAL MERCANTIL

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Abril de 2023 – A crise energética na Europa tem sido um desafio desde o início da guerra na Ucrânia, já que o país é um dos principais transportadores de gás natural da Rússia. Com a interrupção no fornecimento, houve escassez e aumento nos preços da energia. A União Europeia está buscando fontes alternativas de energia para reduzir a dependência da Rússia e a crise econômica global está afetando a capacidade dos países europeus de lidar com a questão. Isso está acelerando a transição energética, oferecendo oportunidades para empresas investirem em fontes de energia renováveis.

Uma dessas fontes é o hidrogênio em forma de amônia verde. É um sistema mais rápido, que faz com que a matéria-prima seja transportada a menos 23 graus, com uma densidade muito maior, e que já possui tecnologia e logística suficiente para tal. Além disso, para produzir a amônia verde, é necessária muita energia.

Por isso, esse ativo, hoje, na Europa tem sido cotado a preços que chegam a U$ 1.300,00 a tonelada, quatro vezes mais o valor que era cobrado em 2021.

O hidrogênio verde é produzido através da eletrólise da água e com o uso de energias renováveis, como a eólica e a energia solar. Ele pode ser utilizado em diversas aplicações, incluindo geração de energia, veículos movidos a hidrogênio, armazenamento de energia e produção de material. Além disso, ele não emite dióxido de carbono ou outros gases nocivos para a atmosfera, tornando-o uma alternativa atrativa às fontes tradicionais de energia. É uma tecnologia emergente, mas já está sendo utilizada em diversos países do mundo.

Ao exportar a amônia verde colaboramos para a difusão desse tipo de energia produzida a partir do hidrogênio verde. A Europa precisa de novas matrizes, devido à guerra da Ucrânia com a redução drástica do fornecimento de gás pela Rússia, além do processo de descarbonização, que é um tema muito caro para eles como sociedade. Nesse aspecto, o mercado europeu está muito propenso a comprar a nossa amônia verde, que é limpa, sustentável e certificada.

O mercado de hidrogênio verde vai cair nas mãos dos geradores e distribuidores de energia, por ser um processo muito mais eletrointensivo do que químico. Esse é um dos motivos que faz com que a questão da transição energética esteja em um ritmo acelerado. O Brasil é um país com potencial imenso para ser um dos maiores nesse setor.

O hidrogênio verde é a solução de um dos maiores desafios do mundo atual: a crise energética.

Com tecnologia inovadora e dedicação à transição energética, o Brasil tem potencial para ser protagonista na construção de um futuro mais sustentável e equilibrado para todos.

Site oficial: http://www.h2bgreen.com/

Informamos que os conteúdos publicados para seção Opinião de Especialistas AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS são independentes e de responsabilidade dos autores, não refletindo, necessariamente, na opinião da redação do nosso canal.

Imprensa

Interessado por Hidrogênio Verde?
Leia também as publicações do nosso Colunista.

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5059 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!