Dicas de livros infanto-juvenis sobre o mundo fascinante dos insetos
Imagem: Divulgação
Janeiro de 2025 – Com o intuito de auxiliar pais e educadores na busca por obras que despertem o fascínio e o conhecimento sobre esses pequenos seres, este artigo apresenta uma seleção de livros infanto-juvenis que exploram o mundo dos insetos. As obras aqui recomendadas combinam informações científicas, narrativas envolventes e ilustrações vibrantes para apresentar a diversidade, os hábitos e a importância ecológica dos insetos, promovendo o respeito e a curiosidade pela natureza.
Histórias sobre insetos Capa comum – Português Autora: Edith Marion Patch Idade recomendada: 8 anos + Comprar aqui
Resenha: Mas nunca, nunca deve se esquecer de que eles são tão reais quanto você, mesmo que sejam muito diferentes. Vou te contar uma coisa muito importante: embora os insetos sejam comuns e fáceis de serem encontrados, não existe um só entre todos eles que não tenha uma história de vida tão surpreendente e interessante que não valha a pena conhecer, só para saber como é essa história. Você não ficaria feliz em saber que, independentemente se mora na área rural ou na cidade e se é verão ou inverno, você vive bem no meio da Terra dos Insetos, onde essas criaturinhas extraordinárias são seus vizinhos mais próximos?
Vida dos insetos Capa comum – Português Autora: Arabella Buckley Idade recomendada: 7 anos + Comprar aqui
Resenha: “Vida dos insetos”, o quinto volume da série “Crianças Observadoras”, escrita pela escritora e cientista Arabella Buckley, é uma jornada fascinante pelo estranho mundo dos insetos. A obra oferece uma visão detalhada da vida e dos hábitos desses pequenos seres. Ela começa definindo o que são insetos e depois mergulha em várias espécies comuns, como mariposas e borboletas. Buckley discute suas diferentes fases de vida, desde lagartas até insetos adultos, e explora como essas criaturas desempenham papéis tanto prejudiciais quanto benéficos em nossos ecossistemas. Ela também aborda o comportamento das vespas, abelhas e moscas, destacando sua importância na polinização e na manutenção do equilíbrio ecológico. Além disso, o livro explora também insetos como grilos, gafanhotos e formigas, revelando seus hábitos e adaptações únicas.
Para Explorar – O Mundo dos insetos Capa comum – Português Autor: Emily Kington, Ilustrador: Dusan Lakicevic Tradutora: Monica Fleischer Alves Idade recomendada: 5 a 8 anos Comprar aqui
Resenha: Quem nunca viu um pontinho de luz voando entre as árvores e se perguntou o que era aquilo? Uma estrela cadente? Uma fada? Não! Um vaga-lume! Neste livro, você vai descobrir e explorar muitos fatos extraordinários sobre diversos insetos. Das agitadas e barulhentas abelhas fazendo mel às espertas lagartas se transformando em borboletas, há todo um universo de pequenas vidas que compõem nossos arredores e fazem os ecossistemas funcionarem. Venha mergulhar nesta incrível jornada pelo mundo dos insetos!
TUDO SOBRE MEIO AMBIENTE, ENERGIAS E SUSTENTABILIDADE
Álvaro José Menezes da Costa é Engenheiro Civil, MSc em Recursos Hídricos e Saneamento, CP3P. Especialista em Aproveitamento de Recursos Hídricos e Avaliação e Perícias de Engenharia; é autor de livro e capítulos de livros publicados sobre Gestão de Serviços e Reúso de Águas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Vektor Energia e a Automa, e está disponível desde a última ExpoGestão. Os equipamentos permanecem no local de forma definitiva e já estão disponíveis para uso gratuito por visitantes, expositores e colaboradores.
A STADLER Anlagenbau GmbH, a empresa alemã globalmente ativa especializada no planejamento, produção e montagem de instalações de reciclagem e triagem chave na mão, concluiu com êxito a nova instalação de triagem de resíduos domésticos para a Stockholm Vatten och Avfall (SVOA).
A FAS organizou uma oficina para criar o Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia. O objetivo é discutir como promover a bioeconomia no Brasil.
Julho sem plástico destaca a crise ambiental do plástico, e enfatiza a importância da logística reversa no Brasil, para recolher e reutilizar plásticos.
A Ambipar e a Abiarroz estão reciclando embalagens plásticas da indústria de arroz para promover a sustentabilidade e reduzir o desperdício de plástico.