ARTIGOS E NOTÍCIAS SOBRE: REFLORESTAMENTO

O reflorestamento de biomas florestais por meio de viveiros de plantas nativas desempenha um papel importante na restauração e conservação florestal. Esses viveiros são fundamentais para a produção de mudas de espécies nativas, adaptadas às condições específicas de cada bioma. Ao plantar essas mudas em áreas degradadas ou desmatadas, contribuímos para a recuperação da biodiversidade, a proteção dos recursos hídricos, a regulação climática e a manutenção dos serviços ecossistêmicos.

O Instituto Terra, organização sem fins lucrativos criada por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, realiza trabalhos de educação ambiental, com os projetos Terrinhas, Terra Jovens e NERE – Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica, recuperação ecossistêmica e promove o desenvolvimento rural sustentável na Bacia do Rio Doce.

LEIA MAIS

O Projeto Água Vida já financiou e participou de uma série de ações, como reflorestamento das áreas desmatadas Mariana e Brumadinho (MG), da região amazônica do Pará, Fernando de Noronha (PE), Ilha do Mel e Niterói (RJ) e litoral de São Sebastião (SP). Mais recentemente, apoiou ação de recuperação da Área de Proteção Ambiental do Sauim-de-Coleira, em Manaus (AM) e de reflorestamento da área de mangue e coleta de resíduos sólidos da Lagoa Mundaú, em Maceió (AL).

LEIA MAIS

O Plantio de Integração faz parte de um dos serviços do Carbon Free Brasil, o cashback ambiental. Nele, a cada tonelada de carbono neutralizada, um valor é revertido para o plantio de árvores nativas em áreas de preservação, promovendo assim a recuperação de ecossistemas, a conservação da biodiversidade e o sequestro de carbono.

LEIA MAIS

A Organização das Nações Unidas (ONU) designou o período de 2021 a 2030 como a Década da Restauração de Ecossistemas. Na Conferência de Biodiversidade da ONU de 2022, a COP 15, a Mata Atlântica foi reconhecida como um dos dez ecossistemas emblemáticos nessa iniciativa. Além disso, evidências indicam o bioma como uma das áreas prioritárias para a restauração global, dada sua capacidade de combater as mudanças climáticas e preservar a biodiversidade e os recursos hídricos.

LEIA MAIS

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Clima, iniciou, na sexta-feira (5/1), o uso inédito de drones semeadores nos mutirões de reflorestamento. O prefeito Eduardo Paes e a secretária de Meio Ambiente e Clima (SMAC), Tainá de Paula, acompanharam a demonstração da aplicação do equipamento no Mirante do Pedrão, em Botafogo, dentro do Parque Maciço da Preguiça. A adoção da nova tecnologia integra o plano de contingência para amenizar o impacto das ondas de calor para a população.

LEIA MAIS

O BNDES e a Petrobras anunciaram dia (9/12) o lançamento de edital no valor de R$42 milhões para ações de reflorestamento no Pantanal e no Cerrado. A novidade foi divulgada com exclusividade durante painel sobre bioeconomia promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na COP28, em Dubai. O edital é uma parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e vai viabilizar recursos para desenvolvimento de até nove projetos voltados para a restauração de florestas nesses dois importantes biomas que, juntos, ocupam cerca de 2 milhões de km2.

LEIA MAIS

a ISA CTEEP, líder em transmissão de energia no Brasil, anuncia uma nova parceria com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP) para o mapeamento das áreas florestais no Pantanal, com potencial para o desenvolvimento de novos projetos de preservação e recuperação para a geração de créditos de carbono. Esses créditos são instrumentos de incentivo à preservação, desenvolvidos no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) para recompensar financeiramente áreas por seus resultados de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Foco é ampliar o Programa Conexão Jaguar com a viabilização de projetos de preservação e recuperação florestal.

LEIA MAIS

O deputado Federal Nilto Tatto protocolou na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei que insere a campanha Plante Uma Árvore na Política Nacional de Educação Ambiental. O PL 5550/2023 tem o objetivo de estimular o plantio e ajudar a ampliar a cobertura vegetal nas cidades e no campo, preservar as florestas e proteger o meio ambiente, contribuindo com a redução do aquecimento global.

LEIA MAIS

A ação de plantio de árvores foi até o dia 11 de novembro de 2023, como parte das comemorações pelos 10 anos de operação da fábrica na região. Desde sua chegada a Fazenda Rio Grande, em 2013, a Sumitomo Rubber do Brasil tem desempenhado um papel fundamental no crescimento e desenvolvimento da região. Além de oferecer diversos empregos diretos, a empresa também tem um impacto positivo significativo em toda a economia local.

LEIA MAIS

O Carbon Free Brasil, empresa dedicada a facilitar a neutralização de carbono e a disseminar práticas sustentáveis, completa três anos de atuação ajudando a promover um ambiente empresarial ecologicamente responsável. Para isso, oferece serviços como inventário e gestão de emissões de carbono, selo Carbon Free, neutralização e redução de emissões e outros. Uma de suas missões é prover soluções que facilite o acesso de empresas de qualquer porte a práticas ecologicamente responsáveis.

LEIA MAIS

O plantio será realizado em dois espaços. Um deles é o Centro Esportivo do Santa Felícia, promovendo benefícios para os praticantes de esportes e a comunidade, além de melhorar o aspecto cênico do Centro. Nesse local, será fixada uma placa comemorativa com o nome de 150 esportistas da cidade. O plantio complementar será feito em uma área de 745 m² passível de Recuperação Ecológica, próxima à rodovia Washington Luís, na Rua Luiz Lázaro Zamenhoff, nº 2730.

LEIA MAIS