
Imagem: Divulgação | Em 11 anos, programa da LATAM já ajudou a proteger mais de 4,6 mil animais no Brasil, em esforço para conservação das espécies
Março de 2024 – Na quinta-feira (21/3), a LATAM transportou de Brasília (DF) para Curitiba (PR) uma onça-pintada preta (panthera onça) de 70 quilos. O transporte aéreo gratuito do felino no compartimento de cargas de um Airbus A321 foi viabilizado pelo Programa Avião Solidário, em parceria com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), o que reduziu em 17 horas a viagem em comparação com um deslocamento terrestre. Agora, o novo lar da onça Cacau é o Zoológico Municipal de Curitiba, localizado em seu bioma de origem e onde ficará com outros animais da mesma espécie.
Conheça a história da Onça Cacau
Curitiba foi o novo destino recomendado para a onça Cacau pelo CENAP/ICMBio, dentro do Programa de Conservação da Espécie da qual o Zoológico Municipal de Curitiba é signatário. Isso porque ela nasceu na virada do ano de 2016 para 2017, no Refúgio Biológico de Itaipu, no Paraná. Seu pai é uma onça-pintada de origem na Mata Atlântica, único sob cuidados humanos no Brasil, e sua mãe é melânica (preta), com origem no Cerrado.
“Tanto a onça pintada amarela quanto a melânica são na verdade a mesma espécie, Panthera onca. No entanto, quando ocorre uma mutação específica no gene responsável pela melanina, a produção desse pigmento é maior, tornando sua pele escura. Tanto que se olharmos uma onça pintada preta, como a Cacau, sob a luz do sol, ainda é possível enxergar as manchas características da espécie”, explica Nancy Banevicius, Bióloga do Zoológico Municipal de Curitiba.
Quando a onça nasceu, o Refúgio Biológico de Itaipu realizou um concurso online para a escolha de seu nome, aceitando sugestões da população. Cacau foi o nome escolhido, com 70% dos quase 30 mil votos recebidos. Ela foi a primeira bebê onça a nascer no refúgio.
Em 2023, Cacau havia sido enviada para tentativa de acasalamento e reprodução no Instituto NEX (No Extinction) do Distrito Federal, um santuário que abriga mais de 70 onças e atua na defesa e proteção de onças-pintadas. Apesar de ter interagido bem com o macho selecionado no Instituto NEX, o acasalamento do casal não aconteceu.
Avião Solidário já Protegeu mais de 4,6 mil animais no Brasil
“A LATAM transporta um animal silvestre como a onça Cacau da mesma forma que fazemos com um pet: com toda a segurança e cuidado. A diferença está na missão desse transporte: feito de forma totalmente gratuita no programa Avião Solidário, com o objetivo de preservação da fauna”, comenta Ligia Sato, gerente de sustentabilidade da LATAM.
Com 11 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.
O Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado da estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia para o transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de saúde, meio ambiente e catástrofes. Atualmente, o Avião Solidário também tem parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.
Sobre o Grupo LATAM
A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.
O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.
LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.
Site oficial: https://www.latamairlines.com/br/pt/sobre-latam
Imprensa