Rede de Água é recuperada com tecnologia não-destrutiva

softelec
O uso das tecnologias não-destrutivas permitiu a reabilitação de linhas de abastecimento que estavam deterioradas ao longo de mais de 50 anos de uso.
O uso das tecnologias não-destrutivas permitiu a reabilitação de linhas de abastecimento que estavam deterioradas ao longo de mais de 50 anos de uso.

Imagem: Divulgação | Obras se estenderam por centenas de metros, mas não causaram impactos no trânsito e circulação de pessoas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Maio de 2023 – Realizar a recuperação de mais de 1 km de tubulações em pleno Brás, na região central da Capital paulista e uma das maiores concentrações de comércio do País. Se realizada sob os métodos de escavação tradicionais, tal obra causaria impactos inimagináveis para moradores, comerciantes e para o trânsito. No entanto, o serviço foi realizado com a utilização de métodos não-destrutivos (MNDs), cujos impactos foram quase imperceptíveis pela população que frequenta a região.

A obra em questão foi a reabilitação estrutural das redes de ferro fundido em três trechos, sendo dois no Brás e um nos Jardins, ambos na região central de São Paulo. Segundo o responsável técnico da obra, o engenheiro Ênio Aguiar, as tubulações de ferro fundido, com mais de 50 anos de uso, tinham problemas de incrustações, corrosão interna e perda de resistência mecânica no interior das tubulações. Para solucionar o problema, a Sabesp contratou o consórcio das empresas Sanit e Sanejets, que utilizaram a tecnologia de inserção com cura in loco (CIPP, na sigla em inglês).

“Neste método, as tubulações recebem revestimento de um tubo de tecido impregnado de resina epóxi, que é inflado dentro da tubulação original, assumindo as suas formas. Por fim, a resina é curada com o uso de luz ultravioleta”, destacou Aguiar.

Todo o processo é monitorado por câmeras e requer pouquíssima intervenção nas vias de trânsito, já que um pequeno acesso é o suficiente para a aplicação em grandes extensões.

Congresso de MND

Divulgar o uso dos métodos não-destrutivos como o utilizado na recuperação desta tubulação é um dos objetivos do São Paulo No Dig Show 2023, primeiro evento do tipo na América Latina a contar com demonstrações ao vivo dessas tecnologias. Além disso, o congresso contará com uma larga programação de palestras técnicas. O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas (Abratt) e da Associação de Engenheiros da Sabesp (AESabesp) e acontece entre 04 e 06 de julho no Instituto de Engenharia de São Paulo (Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana).

A programação completa, ficha de inscrição e outros detalhes podem ser encontrados no site www.abratt.org.br/nodig2023.

Sobre os organizadores

Abratt – A Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas é uma organização sem fins econômicos que reúne empresas públicas, privadas, entidades profissionais e órgãos governamentais na divulgação e desenvolvimento das tecnologias MND em todo o Brasil. A entidade existe há 23 anos e promoveu a realização de diversos eventos do setor, como o NO-DIG Latino Americano de 2008, 2010 e 2015 e o NO-DIG Internacional de 2012. Site oficial: https://www.abratt.org.br

AESabesp – A Associação dos Engenheiros da Sabesp foi fundada há 36 anos e reúne profissionais da Sabesp e do setor de saneamento ambiental, ajudando a desenvolver o saneamento sustentável e contribuindo com a qualidade de vida e a saúde do País. Site oficial: https://www.aesabesp.org.br

Serviço

São Paulo No-Dig Show 2023 | Encontro Internacional do Mercado de MND

● Quando 04, 05 e 06 de julho de 2023
● Onde Instituto de Engenharia de São Paulo – Av. Dr. Dante Pazzanese, 120, Vila Mariana – São Paulo.
● Quem promove Abratt – Associação Brasileira de Tecnologias Não Destrutivas (www.abratt.org.br) e AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp (www.aesabesp.org.br)
● Como participar • as informações sobre inscrições, exposição em stands e demais informações podem ser obtidas através dos seguintes canais:

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5031 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!