
Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin, colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS
- Programa mostrará tendências e inovações das indústrias ambientais;
- Principais tópicos: economia circular e o futuro da água;
- Demonstrações ao vivo, visitas guiadas para soluções, cenários temáticos e startups.
A IFAT Munich 2022 terá um rico programa sobre tendências e inovações das indústrias ambientais, destacando-se:
- a economia circular e a eficiência de recursos,
- o uso e reuso sustentável da água,
- cidades resilientes ao clima e
- soluções ambientalmente adequadas em frotas municipais.
Mais de 300 palestrantes e uma variedade de formatos proporcionarão uma grande variedade de informações e inspiração.
A principal feira mundial de tecnologias ambientais será realizada em Munique de 30 de maio a 3 de junho.
Abertura pela Ministra do Meio Ambiente da Alemanha, Steffi Lemke
ABERTURA OFICIAL: 30 de maio das 11h00 às 11h30 no Fórum Água/Águas Residuais (Pavilhão C3)
A Ministra Federal do Meio Ambiente Steffi Lemke e o Ministro do Meio Ambiente da Baviera Thorsten Glauber abrirão o IFAT Munique no dia 30 de maio às 11h00 no Fórum Água/Esgoto (Pavilhão C3).
PAINEL DE DISCUSSÃO: 30 de maio das 11h45-13h00 horas, Águas Residuais (Pavilhão C3)
“Como criar mudanças? Do ativismo ambiental às soluções e políticas ambientais”
Participarão deste painel:
- Mikela Druckman, fundadora e especialista em IA para reciclagem, bem como é parte do Conselho Global do Futuro do WEF,
- Ren Xiaoyuan, fundador de uma plataforma de dados para água limpa e vencedor do Jovem Campeão da Terra da ONU para 2020,
- Sucheta Govil, diretora Comercial do Covestro,
- Pr. Dr. Erich Zahn, co-autor do relatório do Clube de Roma “Os Limites ao Crescimento”
- Dr. Johannes Kirchhoff, membro da diretoria da Iniciativa de Economia Circular da Federação das Indústrias Alemãs.
Muitas discussões em vários fóruns
O “Fórum de Resíduos e Matérias-Primas Secundárias” (Pavilhão A5) destacará todas as frentes do gerenciamento de resíduos e matérias-primas, desde a concepção e produção sustentável até a reciclagem química e o manuseio de baterias de lítio-íon.
Os tópicos do “Fórum Água e Saneamento” (Pavilhão C3) incluirão a cidade consciente da água, monitoramento do corona vírus em águas residuais, água potável e ciclos industriais das águas.
No “Palco de Inovações” (Innovation Stage – Pavilhão B4), nas salas de conferência acima dos salões de exposição e no Centro de Conferências Norte, os expositores, associações e instituições parceiras apresentarão iniciativas inovadoras e discutirão assuntos como análise de dados na gestão de resíduos, remoção de micro-plásticos das águas e a reciclagem de materiais de construções civis (entulhos).
Áreas especiais dedicadas à economia circular
Quatro áreas especiais serão dedicadas ao potencial da economia circular: o “Processo Mundial de Reciclagem de Plásticos” (Process World Plastics Recycling -Pavilhão B5) demonstrará as etapas da reciclagem do plástico usando um frasco de xampu como exemplo. Exemplos de melhores práticas de tratamento de plásticos serão apresentados no fórum “Melhores práticas de economia circular – o fluxo de materiais plásticos” (Best practice circular economy-the material flow of plastics – Pavilhão A6).
O mundo temático “Economia Circular de Minerais e Sustentabilidade na Construção” (Circular Economy of Minerals and Sustainability in Construction – Pavilhão B4) analisará como os poluentes podem ser descartados na construção e engenharia civil e como os materiais da construção podem ser assegurados e reutilizados.
O “Hidrogênio dentro e fora da Economia Circular” (Hydrogen in and from the Circular Economy – Área externa) documentará como o hidrogênio é produzido a partir de águas residuais sem emissões de gases de efeito estufa, e onde ele pode ser aplicado.
SOLUTION TOURS – visitas guiadas dentro da feira organizadas pela IFAT Munich para atender temas específicos
A IFAT Munich estará disponibilizando pela primeira vez visitações guiadas dentro da feira, para apresentar soluções sobre temas específicos. Estima-se que cada circuito levará de 60 a 90 minutos, e começará com uma palestra de abertura, depois visitará com o grupo até cinco estandes.
Há 16 tópicos a escolher, desde “Chuvas torrenciais e prevenção de enchentes”, “Cidades com consciência hídrica – soluções práticas“, a digitalização na gestão de resíduos.
Importante: as visitas guiadas tem como idioma oficial o inglês. O número é limitado a 25 participantes para cada “tour” guiado dentro da feira. Inscreva-se com antecedência para garantir sua vaga no site da IFAT Munich.
Demonstrações ao vivo: pessoas e máquinas em ação

Na área externa, tanto homem e máquina estarão demonstrando todo o seu potencial em sete (07) demonstrações ao vivo:
- “Reciclagem de Automóveis” (Car Recycling – área externa), o desmantelamento de automóveis no final do seu ciclo de vida útil, incluindo carros eléctricos, para o reaproveitamento das peças individuais de matérias primas, valorando o reuso dos recursos.
- “Zona de Trituração” (Crushing Zone – área externa) ”irá demonstrar como a reciclagem de materiais da construção civil (entulhos) funciona. Prepare-se: grandes equipamentos e muito barulho!
- “Jornadas de Demonstração Biomassa” (Demonstration Days Biomass – área externa) irão processar troncos, resíduos de madeira e resíduos orgânicos em matérias-primas valiosas.
- “Desfile de Caminhões em Ação” (Truck in Action Show – área externa) irá demonstrar novos veículos e tecnologias para uso municipais.
- “Concursos Profissionais de Competências de Água” (Water Skills—Professional Competitions – área externa), serão mostradas técnicas de saneamento e estações de tratamento de esgotos.
- “Desafio de Canalização” (Pipe Fitting Challenge – área externa), várias equipes irão competir na construção de sistemas complexos de tubulação.
- “Construção Sustentável de Dutos e Canalização ao Vivo” (Sustainable Road and Sewer Construction Live – área externa) será dedicada à logística de construção, processos digitais e equipamentos de baixas emissões.
Área de empresas ‘start-ups’ globais
Cerca de 50 empresas emergentes de 16 nações irão apresentar-se na “Área de Start-ups” (Pavilhão B4). Seus produtos e soluções também abrangerão os principais tópicos na IFAT Munich: tratamento de águas e águas residuais, gestão de resíduos e matérias-primas secundárias, bem como controle da poluição atmosférica e proteção do solo. Os produtos e soluções apresentados irão incluir aditivos sustentáveis para asfaltos feitos de plásticos reciclados, coletores para microplásticos provenientes de fluxos de águas residuais, um processo nanotecnológico de tratamento de água e um método biotecnológico para a aglutinação de partículas em pó.
Quem é Quem – Diretório de Expositores online
Quais as empresas que irão expor na IFAT 2022? Quais os produtos em destaque que uma empresa oferece? Quais os serviços potenciais para otimizar o meu negócio do dia-a-dia? Quem é o meu contato?
Com a sua base de dados abrangente que possibilita pesquisar diretamente no diretório de expositores da IFAT Munich, servindo como uma ferramenta de informação e contacto para a indústria ambiental.
Guia Rápido dos Pavilhões da Feira por Setores | Expositores

PAVILHÃO (HALL) | EXPOSITORES POR SETOR | ÁREAS DE FÓRUNS |
A1, A2, A3, B2 | Contrução de estações de tratamento de águas e águas residuais. Engenharia hidráulica e construção de poços. |
A4 | Geração de energia a partir de resíduos secundários (orgânicos) e materiais residuais. Depuração de gases de combustão e extração de ar, controle da poluição do ar. |
A5 | Coleta e transporte de resíduos. |
A6 | Serviços em geral. Serviços de Consultoria e Engenharia. Tecnologias de informação. – Exemplos de “Melhores Práticas de economia circular – o fluxo de materiais plásticos” |
A6 | Fórum “Melhores práticas de economia circular – o fluxo de materiais plásticos” |
B1 | Bombas e Bombeadores |
B2, B3 | Contrução de estações de tratamento de águas e águas residuais. Dutos, canalização e esgotos. |
B4 | Fóruns sobre “Palco de Inovações” “Economia Circular de Minerais e Sustentabilidade na Construção Civil – Reciclagem de materiais da construção civil. – Quase 50 start-ups com soluções para tratamento de água e águas residuais, resíduos e matérias-primas secundárias, assim como controle da poluição do ar e proteção do solo. |
B5 | Fóruns sobre “Resíduos e Matérias-Primas Secundárias” e “Processo Mundial de Reciclagem de Plásticos” (“Process World Plastics Recycling”) – Reciclagem de frascos de xampus. |
B4, B5, B6, C5 + Área externa F7/F8 | Tratamento e reciclagem de resíduos sólidos. Reciclagem, acondicionamento e utilização de matérias-primas secundárias. Gestão de substâncias perigosas. Construção Sustentável de Dutos e Esgotos. |
C1 | Tecnologia de medição e controle de processos. Análises e Técnicas de Laboratório. |
C2 | Fabricantes de equipamentos e acessórios como peças de ligações, adaptadores, encaixes, entre outros. |
C3 | “Fórum Água e Saneamento” |
C3, C4 + Área externa F3 | Construção, manutenção e recuperação de redes de distribuição de águas e esgotos |
Área externa | Obtido a partir de águas residuais: “Hidrogênio dentro e fora da economia circular”. |
As informações acima são baseadas na organização da IFAT Munich 2022. Podem haver alterações sem aviso prévio. Por isso, na dúvida, confirme sempre no site oficial da feira https://ifat.de/en .
Crédito:
Simone Horvatin (Jornalista, MTB 0092611/SP), colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS