Imagem: Divulgação | Cooperação entre a entidade, ICMBio e SOS Mata Atlântica criou fundo de investimento, e protege flora e fauna da região
Novembro de 2021 – A Fundação Toyota do Brasil celebra os 10 anos do Projeto Toyota APA Costa dos Corais (APACC). Alinhada ao ODS 14 – Vida na Água, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da ONU, a iniciativa atua na conservação e sustentabilidade da Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, criada para preservar os recifes de corais, proteger as áreas de manguezais, preservar o habitat e os ecossistemas associados ao peixe-boi-marinho – um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados do Brasil -, bem como toda flora e fauna, a educação e a cultura local.
“O fundo de investimento tem a missão de contribuir com a manutenção das atividades da APA dos Corais nos próximos anos. Além dele, oferecemos também uma mentoria para nossos parceiros, para garantir a sustentabilidade dessas instituições que atuam na região”, explica Viviane Mansi, presidente da Fundação Toyota do Brasil. “Estamos falando aqui da primeira e única APA marinha do Brasil. Unimos todos os esforços para alcançar uma atuação bem ampla na região. Hoje o projeto abrange a proteção dos corais, dos manguezais, da fauna, da cultura, do turismo e, claro, a conscientização da população local e dos visitantes”, completa.
O projeto contabilizou mais de mil atendimentos a encalhes de espécies e reintroduziu 18 peixes-boi à natureza.
O projeto também já apoiou nove iniciativas de organizações presentes na região. Foram realizados estudos científicos, suporte logístico e de infraestrutura para fiscalização, monitoramentos das ações de conservação, campanhas de educação ambiental e a promoção de negócios que conciliam a sustentabilidade e a geração de renda nas comunidades locais.
“A parceria foi fundamental para alavancar as ações socioambientais na região, além de valorizar as organizações locais e fortalecer esses atores no território”, diz Camila Keiko Takahashi, coordenadora de projetos da Fundação SOS Mata Atlântica.
Outra ação importante foi a implementação de dois Planos de Manejo pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão ambiental do governo brasileiro.
“A parceria entre ICMBio Costa dos Corais e a Fundação Toyota – SOS Mata Atlântica, foi essencial para que pudéssemos planejar, construir e colocar em prática as ações estratégicas e operacionais contidas no Plano de Manejo. Além disso, a parceria surge e se estabelece como uma fonte de recurso vital para que serviços, como manutenção de equipamentos e de estruturas, sejam mantidos no NGI Costa dos Corais”, pontua Vinicius Cavichioli Rodrigues, Gestor do Núcleo de Gestão Integrada Costa dos Corais.
Nessa vertente, a APACC auxiliou na manutenção das bases operacionais, de veículos, de equipamentos de fiscalização e de barcos, além de produzir 100 pesquisas científicas. Atuou também na estruturação do turismo de baixo impacto e na ampliação das áreas de exclusão de pesca, a partir da identificação das Zonas de Preservação Total, onde a prática é proibida.
Com os Planos de Manejo, a APACC passou a ter investimento em infraestrutura e gestão. Hoje já existem 3 bases equipadas e funcionais, com alojamento para pesquisadores, 3 recintos de peixes-boi, um centro náutico e capacitação para mergulho, mediação, entre outros cursos. Os planos atuaram também na perspectiva de uso público com a definição dos zoneamentos locais, foram realizadas pesquisas e monitoramento na região, atuaram na gestão socioambiental e no manejo da biodiversidade.
Entre uma série de resultados, o projeto formou 2 mil agentes ambientais, capacitou 205 condutores de visitantes, promoveu 3 expedições para o monitoramento de peixe-boi e contabilizou 8 Zonas de Preservação. No total, foram mais de 5,5 mil hectares protegidos. Um plano de fiscalização foi criado e mais de 1,3 mil ações nesse sentido foram realizadas, chegando a ser referência em ações de fiscalização conjunta com a Marinha, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal.
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Há 12 anos, a Fundação Toyota do Brasil foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos.
No Pantanal, além do Projeto Arara Azul, que tirou a espécie da lista brasileira de animais ameaçados de extinção, a Fundação Toyota do Brasil patrocina, desde 2011, a iniciativa Expedição Pantanal. No mesmo ano, a entidade deu início ao Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal.
No Sudeste, a entidade desenvolve o Águas da Mantiqueira, uma pesquisa de conservação da biodiversidade como foco no uso ordenado de bacias hidrográficas da Serra da Mantiqueira. Em 2020, o Vou de Canoa, ação de educação ambiental com jovens de Niterói, foi o responsável pela estreia da instituição no estado do Rio de Janeiro. E em Sorocaba e Indaiatuba, o ReTornar nasceu a partir da necessidade de dar novos destinos à resíduos, além de gerar impacto social e econômico positivo na comunidade. A ação utiliza o conceito do upcycling: reduzindo, reutilizando, recuperando e reciclando com criatividade.
Para incentivar a diversidade, a Fundação Toyota apoia o projeto Mulheres na Conservação, que dá visibilidade a pesquisadoras na área da ciência.
Em 2021, a Fundação Toyota deu início ao patrocínio do STEM Brasil com o objetivo de capacitar professores nas áreas de física, química, biologia e matemática na região Norte do país.
Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet ou acompanhe os canais da Fundação nas redes sociais.
Site oficial: https://www.fundacaotoyotadobrasil.org.br/
Imprensa