Especialista alerta sobre a importância da reciclagem do resíduo doméstico

softelec
A TerraCycle é uma empresa inovadora de gestão de resíduos que atua em 21 países com a missão de Eliminar a Ideia de Lixo®
A TerraCycle é uma empresa inovadora de gestão de resíduos que atua em 21 países com a missão de Eliminar a Ideia de Lixo®

Imagem: Divulgação | Com o objetivo de conscientizar e estimular as pessoas a praticarem a reciclagem, a profissional da TerraCycle, Renata Ross, lista seis dicas sobre o descarte correto dos resíduos mais comuns nas residências

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – De acordo com o relatório Panorama da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), a geração de resíduos sólidos urbanos (RSU), no país sofreu forte influência da pandemia durante o ano de 2020, tendo alcançado o número de 225.965 toneladas diárias, totalizando 82,5 milhões de toneladas no ano.

Com isso, cada brasileiro gerou, em média, 1,07 kg de resíduo por dia.

O relatório aponta que uma das razões deste aumento expressivo foram as novas dinâmicas sociais, como por exemplo, as refeições que antes eram feitas em lugares diversos e passaram a acontecer dentro de casa, tanto comprando itens no supermercado, como pedindo delivery, o que levou ao maior descarte de resíduos.

Para a gestora de Marketing e Relacionamento, Renata Ross, da TerraCycle, líder global em soluções únicas de reciclagem e reúso, na questão dos resíduos, a mudança de hábitos é uma atitude individual extremamente significativa e, ao invés de aguardarmos por grandes avanços na diminuição do impacto no mundo, devemos optar por soluções ambientalmente conscientes nas ações cotidianas. O trabalho começa dentro de casa”, pontua Renata.

Para contribuir com esta mudança de hábito em relação aos resíduos mais comuns gerados em domicílios, Renata lista 6 exemplos de destinação correta:

  1. Reaproveitamento do lixo orgânico
    O lixo orgânico deve ser acondicionado em recipientes fechados, como potes ou baldes para evitar odores e insetos. Após essa separação, o consumidor pode encaminhá-lo à i) coleta seletiva de resíduos orgânicos ou pontos de entrega voluntária, caso o município possua estes serviços; ii) para locais de compostagem comunitária ou empresas privadas; iii) para compostagem feita dentro de casa ou apartamento, por meio de minhocários ou outros métodos.
  2. Resíduos secos como papel e papelão, alumínio, plástico e vidros
    Os itens recicláveis devem ser separados do lixo comum (resíduos de banheiro). É importante que o consumidor tente, ao máximo, deixar as embalagens livres de restos de comida ou gordura que possam dificultar a reciclagem. Não deixe de verificar com a prefeitura se existe serviço de coleta de resíduos recicláveis ou pontos de entrega voluntária. Caso sua cidade não esteja disponível, existem projetos, programas e ONGs que aproveitam alguns tipos de materiais, como por exemplo, as caixas de leite longa vida que são utilizadas como isolante térmico em casas de madeira.
  3. Resíduos eletroeletrônicos, como telefones, pilhas, baterias, lâmpadas, smartphones, televisores e outros – O lixo eletrônico deve ser separado dos demais para que possam ser destinados de forma adequada. Por conta da presença de substâncias tóxicas e metais pesados, como o chumbo, mercúrio, cromo e cádmio, responsáveis pela possível contaminação do solo, água e alimentos. Existem programas específicos para o descarte destes itens, busque o ponto mais próximo de sua residência.
  4. Óleo de cozinha
    O óleo de cozinha usado não deve nunca ser despejado na rede de esgoto. A forma certa de descarte é colocá-lo em um recipiente com tampa, como uma garrafa pet, armazenando em local seco e sem contato com calor. E depois levá-los até pontos de coleta de óleo que destinarão a associações e empresas que farão a reciclagem.
  5. Separar os rejeitos
    Os resíduos que não podem ser aproveitados são denominados rejeitos, itens como absorventes, fraldas, fitas adesivas, etiquetas, papéis higiênicos ou engordurados. Estes podem ser descartados juntos, já que não serão encaminhados para reciclagem.
  6. Medicamentos
    Os medicamentos são constituídos por diversas substâncias químicas e representam perigo à saúde humana e ao meio ambiente. Por isso, não podem ser descartados no lixo comum ou na rede de esgoto sem nenhum cuidado. É extremamente importante que o descarte seja feito em postos de saúde ou farmácias para evitar contaminações. Os consumidores devem levá-los dentro das embalagens originais, como por exemplo, os comprimidos dentro de frascos de vidro tampados ou dos blisters.

Além destes resíduos, existem programas, como os da TerraCycle, que realizam a reciclagem de materiais não recicláveis pela coleta seletiva tradicional dos municípios brasileiros. Um exemplo são os programas de coleta e reciclagem de cápsulas de café feitas de plástico, alumínio e até cápsulas compostáveis.

As cápsulas são recebidas e separadas de acordo com o tipo de material, em seguida passam pela triagem mecânica que separa a cápsula de alumínio ou plástico da borra de café.

O plástico segue para a reciclagem, sendo submetido a processos trituração, derretimento e transformado em pellet, que consistem em pequenos grãos utilizados na indústria plástica como matéria-prima reciclada para a fabricação de diversos itens como bancos, lixeiras, pás de lixo, vaso de plantas.

As cápsulas de alumínio são submetidas a altas temperaturas e se transformam em lingotes, isto é, blocos fundidos de alumínio que são reaproveitados na indústria para a produção de chapas, barras, perfis, entre outros.

A borra do café é encaminhada a compostagem resultando em fertilizante para plantas e hortas.

Sobre a TerraCycle

A TerraCycle é uma empresa inovadora de gestão de resíduos que atua em 21 países com a missão de Eliminar a Ideia de Lixo®. É líder global em soluções únicas de reciclagem, conteúdo reciclado, e reuso e faz parcerias com empresas, comunidades e consumidores para contribuir com a transformação de uma economia linear para circular.

No Brasil, a entidade atua por meio de Programas Nacionais de Reciclagem em parceria com instituições e consumidores, cujo propósito é oferecer o descarte correto de embalagens e produtos complexos, que podem ser enviados de forma gratuita pelas agências dos Correios e, ainda, apoiar entidades sociais e escolas públicas.

Site oficial: https://www.terracycle.com/

Crédito:
Imprensa | TerraCycle

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!