OPINIÃO DE ESPECIALISTA: Ampliação de investimentos é condição fundamental para reverter atrasos em saneamento no Brasil

softelec
Foto: Arquivo ACCIONA
Foto: Arquivo ACCIONA

Imagem: Divulgação | Por Cayetano Cases, gerente de Desenvolvimento de Negócios na ACCIONA Brasil para Opinião de Especialista AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2022 – O Brasil ainda sofre com a desigualdade no saneamento básico. O novo marco legal, sancionado em 2020, tem o objetivo de estabelecer metas de eficiência e cobertura universal de coleta, tratamento de esgoto e abastecimento de água, porém estamos longe de alcançar esses objetivos.

De acordo com um estudo feito pelo Instituto Trata Brasil e pela consultoria GO Associados, com dados de 2020 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional, investir e expandir a rede de água e esgoto é uma das principais alternativas para o desenvolvimento socioeconômico e para a saúde dos cidadãos do País.

O levantamento apontou que a Região Norte possui a pior média de indicadores, com 58,9% da população atendida com água potável e apenas 13,14% com coleta de esgoto. No Sudeste, 91% dos moradores têm fácil acesso à água potável e 80% são atendidos por rede de esgoto. A média nacional de acesso à água potável é de 84,1%, (mas apenas 57,7% dos brasileiros contam com atendimento adequado no abastecimento) e 55% para acesso a esgoto.

Outro grande desafio a ser enfrentado são as perdas na distribuição.

Atualmente, quatro em cada dez litros de água ficam pelo meio do caminho. O indicador representa mais uma evidência da importância dos investimentos no setor, pois o alto volume de água desperdiçada antes da chegada às residências reflete a situação precária das redes no País.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou um estudo em que estima que seja necessário investir mais de R$ 42 bilhões para que o índice de perda de água passe a níveis satisfatórios em todo o território nacional, o que deveria ser feito até 2033, quando o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) prevê a universalização dos serviços de coleta de esgoto e abastecimento de água.

Mesmo assim, o cenário é bastante positivo para os próximos anos, desde que iniciemos essa jornada agora. Nosso país tem muito a ganhar com a adoção do novo marco regulatório e com a ampliação dos investimentos no setor de saneamento básico. Em dezembro, vence o prazo para que os titulares de serviços públicos publiquem seus planos de saneamento básico. O sucesso dos recentes leilões em Alagoas, Espírito Santo e Rio de Janeiro também são indicadores de que o novo modelo de regulação é favorável aos investimentos para a universalização do saneamento.

Dessa forma, passo a passo, será possível vencer um cenário desafiador e com metas ambiciosas, para que seja possível tornar o Brasil uma referência em universalização dos serviços de saneamento básico, proporcionando igualdade nos serviços e condições cada vez melhores para a população.

Sobre o autor

Cayetano Cases é gerente de Desenvolvimento de Negócios na ACCIONA Brasil

Sobre a ACCIONA

A ACCIONA é uma empresa global, líder no fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada. Sua oferta de negócios inclui energia renovável, tratamento e gestão de água, sistemas de transporte e mobilidade ecoeficientes, infraestruturas resilientes, etc. A empresa é neutra em carbono desde 2016. A ACCIONA registrou vendas de € 8,1 bilhões em 2021 e está presente em mais de 60 países.

Cayetano Cases é gerente de Desenvolvimento de Negócios na ACCIONA Brasil – Crédito: Divulgação ACCIONA

Site oficial: https://www.acciona.com.br/

Crédito:
Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!