Reciclagem de alta precisão: Alutrade Ltd recupera 99% de alumínio puro graças à nova e sofisticada unidade X-TRACT 2.0 da TOMRA

softelec
New X-TRACT instalada na Alutrade
New X-TRACT instalada na Alutrade

Imagem: Divulgação

  • A Alutrade, a maior empresa independente de reciclagem de alumínio e especialista em extrusão do Reino Unido, é a primeira empresa do mundo a colher os benefícios da nova e sofisticada solução de classificação baseada em sensores. O X-TRACT 2.0, a unidade de classificação de metais por raios X mais avançada da TOMRA, permitiu que a Alutrade alcançasse 99% de alumínio puro para uso na produção de alumínio secundário.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2022 – A unidade X-TRACT 2.0 foi instalada em março de 2021 na planta de reciclagem Oldbury da Alutrade em Birmingham, que processa 42.000 toneladas de resíduos anualmente. O material de alimentação da planta compreende extrusões metálicas de diferentes tipos de resíduos de construção pós-consumo, como janelas e portas, além de latas de alumínio.

Uma combinação de classificação mecânica e baseada em sensores

Quando o material de alimentação chega à fábrica da Alutrade em Oldbury, ele é inicialmente pré-triturado em pedaços menores de cerca de um a dois metros de comprimento antes de ser triturado por um moinho de martelos. Ímãs e separadores de correntes são então usados ​​para separar os metais em metais ferrosos e não ferrosos, removendo quaisquer contaminantes em preparação para a próxima etapa de classificação.

Foto: Empilhamento de sucata de metais na Alutrade

Após a separação magnética, uma combinação de unidades de classificação baseadas em sensores da TOMRA é usada para processar, classificar e recuperar a fração alvo de alumínio. Duas das unidades TOMRA X-TRACT da edição anterior – que foram instaladas em 2017 e 2018, respectivamente – estão programadas para capturar uma fração de alumínio maior de > 30 mm e o novo X-TRACT 2.0 visa uma fração de alumínio menor de 10-30 mm, removendo qualquer teor de metal do alumínio. As unidades X-TRACT de edição anterior e nova classificam os metais com base na diferença de densidade atômica, separando quaisquer metais pesados.

Atendendo à demanda da indústria por alumínio reciclado premium

Os clientes da Alutrade são fundições em todo o mundo e exigem o mais alto grau de pureza do produto de alumínio para seu processo de refundição, pois qualquer conteúdo de metal pesado afeta as especificações do produto final.

Andrew Powell, Diretor da Alutrade LTD, explica:

Nos últimos cinco anos, trabalhamos em estreita colaboração com a TOMRA e realizamos muitas pesquisas para alcançar este marco de recuperação de uma fração final de alumínio que atende aos excepcionalmente altos níveis de pureza necessários para ir direto para o processo de fundição. O tamanho de grão menor de 10-30 mm capturado pelo novo X-TRACT 2.0 é 99% de alumínio puro, o que significa que podemos vendê-lo a um preço muito mais alto para nossos clientes para uso na produção de novos produtos de alumínio. Além disso, o X-TRACT 2.0 abriu novas oportunidades de mercado internacional para a Alutrade, dado que agora podemos obter diferentes materiais de alimentação, bem como vender os produtos de metal pesado ejetados.”

X-TRACT 2.0 – uma solução superior

Embora as duas unidades TOMRA X-TRACT da edição anterior na fábrica de Oldbury permitissem à Alutrade capturar a fração de alumínio >30 mm, havia algumas restrições em frações menores. No entanto, graças a um novo design de sensor de raios X, o X-TRACT 2.0 pode separar frações de até 5 mm em níveis de pureza ainda mais altos.

Foto: Solução tecnológica X-TRACT 2.0 da TOMRA para reciclagem de alta precisão de alumínio

O X-TRACT 2.0 da TOMRA usa o mesmo processo de separação de metais por densidade atômica da edição anterior, mas oferece recursos de raios X muito superiores. A solução baseada em software pode garantir alumínio reciclado de qualidade premium, ejetando os contaminantes de metais pesados.

A unidade X-TRACT 2.0 possui uma série de novos recursos inovadores, incluindo classificação muito mais rápida (até 3,8 metros por segundo) e maior capacidade por metro de largura. Um novo sensor XRT de alta acuidade garante uma detecção mais nítida e tempos de integração mais curtos para maior amplitude, enquanto uma fonte de raios X de alta potência (até 1.000 w) é capaz de processar vários aplicativos e tamanhos de grão. Uma câmara de separação estendida reduz a perda de material melhorando a trajetória de objetos classificados e uma nova cobertura de coleta garante acesso mais seguro e manutenção mais rápida.

A unidade X-TRACT 2.0 da Alutrade está conectada ao TOMRA Insight, a plataforma de monitoramento de dados baseada em nuvem segura, quase em tempo real e sob demanda da TOMRA.

A plataforma permite que os clientes transformem seus classificadores em dispositivos conectados e transformem a triagem de um processo operacional em uma ferramenta de gerenciamento estratégico. Gerando dados de alto valor, o TOMRA Insight ajuda a maximizar o rendimento da planta, aumentar o desempenho da classificação e otimizar a qualidade da saída.

Refletindo sobre a parceria de longa data entre a Alutrade e a TOMRA, Andrew Powell da Alutrade acrescenta:

“A Alutrade vem usando as unidades TOMRA X-TRACT nos últimos quatro anos para garantir a qualidade dos produtos que fornecemos aos nossos clientes. Isso nos permitiu construir a confiança entre nós e nossos clientes. Desde o primeiro dia de operação, a TOMRA nos ajudou a melhorar as taxas de recuperação de alumínio de maneira confiável. Ao usar as unidades TOMRA X-TRACT, conseguimos atualizar nosso material para que ele possa permanecer no Reino Unido em vez de ser exportado.”

“Investir no novo X-TRACT 2.0 nos permitiu fechar o ciclo do processo de reciclagem tanto quanto possível, convertendo o alumínio novamente em alumínio para uso em produtos de alumínio de alta qualidade para que, na verdade, uma moldura de janela possa ser reciclada em uma nova moldura da janela. Com baixos custos operacionais, segurança aprimorada e recursos de classificação superiores, o novo X-TRACT 2.0 definitivamente se destaca em termos de soluções de reciclagem de alumínio disponíveis no mercado global de reciclagem de metais.”

Terence Keyworth, Gerente de Segmento de Reciclagem de Metais do Norte/Leste da Europa, acrescenta:

“A TOMRA e a Alutrade trabalham juntas há mais de dez anos, então a fábrica de Oldbury da Alutrade foi uma planta ideal para testarmos e provarmos as capacidades do nosso novo X-TRACT 2.0. Como o primeiro protótipo desta unidade em um ambiente industrializado, tem sido um projeto muito empolgante. Estamos muito satisfeitos que a Alutrade tenha ficado tão impressionada com as capacidades de classificação desta nova tecnologia e esperamos lançar mais instalações nos próximos meses.”

Sobre a TOMRA Recycling Sorting

TOMRA Recycling Sorting projeta e fabrica tecnologias de classificação baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos para transformar a recuperação de recursos e criar valor nos resíduos.

A empresa foi a primeira a desenvolver soluções avançados de classificação de resíduos e metais usando tecnologia de infravermelho próximo (NIR) de alta capacidade para extrair o máximo valor dos recursos e manter os materiais em um ciclo de uso e reutilização. Até o momento, mais de 8.200 sistemas foram instalados em 100 países em todo o mundo.

A TOMRA Recycling Sorting é uma divisão do Grupo TOMRA.

A TOMRA foi fundada durante uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de recipientes de bebidas usadas.

Hoje, a TOMRA está liderando a revolução de recursos para transformar a forma como os recursos do planeta são obtidos, usados ​​e reutilizados para permitir um mundo sem desperdício. As outras divisões de negócios da empresa incluem TOMRA Food, TOMRA Mining e TOMRA Collection.

A TOMRA possui aproximadamente 10.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de ~10,9 bilhões de NOK em 2021. O Grupo emprega ~4.600 globalmente e está listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, Noruega.

Para mais informações sobre a TOMRA Recycling visite https://www.tomra.com/pt/sorting/recycling ou siga nas redes sociais LinkedInTwitter or Facebook.

Últimos artigos relacionados:

Crédito:
Imprensa | TOMRA

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5025 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!