A Nextracker lança uma nova geração de software de rastreamento solar que lida com granizo, terrenos ondulados e mudanças meteorológicas.

softelec
NEXTracker
NEXTracker

Imagem : Divulgação | NX Horizon XTR-1.5™, NX Horizon Hail Pro™, e Zonal Diffuse™ baseiam-se em soluções comprovadas para enfrentar os maiores desafios que os EPCs e proprietários de empreendimentos solares enfrentam

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2023 – O fornecedor de soluções solares Nextracker (Nasdaq: NXT) apresentou um conjunto de inovações de última geração na RE+ 2023 deste ano em Las Vegas, a maior feira solar dos EUA que aconteceu entre os dias 12 a 14 de setembro. Cada um desses lançamentos baseia-se em tecnologia comprovada que foi entregue a usinas de energia solar em grande escala por três ou mais anos. O conjunto de produtos combina hardware, software inteligente e inovações de processo para agregar valor aos proprietários e EPCs.

NX Horizon XTR-1.5™

A mais recente inovação da Nextracker para locais acidentados duplica a capacidade do popular rastreador que acompanha o terreno NX Horizon XTR™, que teve eficácia comprovada em dezenas de projetos de grande escala e em uso desde 2019. O NX Horizon XTR-1.5 reduz significativamente ou até elimina trabalhos de terraplenagem em locais de terrenos extremos, sem juntas complexas ou componentes adicionais. O XTR pode economizar toneladas de aço com estacas mais curtas e milhares de metros cúbicos de corte e aterro, acelerarando cronogramas de construção, minimizando o impacto ambiental e reduz o risco do projeto. Minimizar alterações no solo também evita a erosão a longo prazo e preserva os habitats, fator importante quando se trata da facilidade de licenciamento para novos projetos.

“Nossas prioridades de desenvolvimento de produtos são baseadas em ouvir os clientes e inovar para criar valor para eles”, comenta o fundador e CEO da Nextracker, Dan Shugar. “O conjunto de tecnologias de hardware e software que estamos lançando beneficia os clientes ao acelerar a construção, reduzir o risco de granizo extremo e gerar mais energia em condições atmosféricas em rápida mudança. Estas tecnologias proporcionam maior rentabilidade dos projetos solares e expandem as áreas geográficas onde a energia solar é rentável, promovendo a nossa visão de um mundo movido por energias renováveis.”

Zonal Diffuse™

A Nextracker expandiu o software de otimização e controle de rendimento TrueCapture com Zonal Diffuse, uma nova função de rastreamento que melhora a geração de energia durante condições de irradiação que mudam rapidamente. Esta nova tecnologia inclui detecção adicional de alta resolução espacial e novos algoritmos de controle, ajustando os rastreadores às variações na cobertura de nuvens em toda a usina. As plantas equipadas com Zonal Diffuse podem “perseguir nuvens” para obter ganhos adicionais, sem comprometer o desempenho de rastreamento durante condições de céu limpo. Zonal Diffuse complementa o modo de rastreamento fila a fila adaptável ao terreno do TrueCapture e Split Boost, que é o algoritmo de otimização de rastreamento para módulos de meia célula.

NX Horizon Hail Pro™

O Hail Pro, grande inovação na RE+ 2023, aproveita os recursos inerentes do principal sistema de rastreamento solar inteligente NX Horizon™ da Nextracker, incluindo seu design balanceado exclusivo, UPS integrado e arquitetura de fileira independente. Devido a esse design avançado, o NX Horizon pode mudar para a posição de segurança até quatro vezes mais rápido do que os seguidores padrão – tempo que é crucial quando ocorrem tempestades de granizo, nas quais reposicionar os módulos sem intervenção do operador em caso de interrupção da rede é indispensável. A nova solução Hail Pro ainda traz o incremento da posição automática de segurança usando informações de serviço meteorológico, serviços de alerta contra granizo e, quando desejado, Hail Pro-75™ vai para posição de segurança de até 75 graus, propício para locais sujeitos a granizo extremo.

A Nextracker desenvolveu a solução Hail Pro em colaboração com clientes, engenheiros independentes e especialistas do setor de seguros que estão na vanguarda das soluções dos desafios multimilionários do setor.

“Obter seguro em regiões propensas a granizo, como o Texas, é uma questão cada vez mais desafiadora que os desenvolvedores e proprietários de projetos solares enfrentam hoje”, disse Michael Alvarez, COO e cofundador da Longroad Energy. “Tecnologia avançada, como o novo pacote Hail Pro da Nextracker, é direcionado para onde nossa indústria precisa ir.”

Além disso, a Nextracker manteve a posição de liderança em participação de mercado global pelo 8º ano consecutivo, de acordo com a WoodMackenzie Power & Renewables para rastreamento solar, tendo enviado mais de 75 GW de geração solar no final de 2022.

Sobre Nextracker

Nextracker é líder no fornecimento de rastreadores solares integrados e inteligentes, e de softwares usados em projetos solares de geração centralizada, em larga escala, e geração distribuída em todo o mundo. Nossos produtos permitem que painéis solares em usinas de energia de grande porte sigam o movimento do sol no céu e otimizem o desempenho da usina. Com time operacional em mais de trinta países, a Nextracker lidera a indústria solar com tecnologias de seguidores solares que aumentam a produção de energia e, ao mesmo tempo, reduzem custos da construção para gerando um ROI significativo.

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!