Celebridades brasileiras e internacionais pedem ao Príncipe William para ajudar a promover uma alimentação à base de plantas em premiação

Imagem: Divulgação | Olivia Colman, Emma Thompson, Alicia Silverstone, Luisa Mell, Emiliano d’Avila e Dani Moreno estão apoiando campanha para oferecer prêmio de £ 1 milhão a iniciativas alimentares à base de plantas

Setembro de 2023 – Vencedores do Oscar e outras celebridades estão liderando uma campanha para pedir que o conselho do Prêmio Earthshot, criado pelo Príncipe William, incorpore uma nova categoria dedicada a reconhecer iniciativas alimentares à base de plantas por seu notável papel na proteção do planeta. Emma Thompson, Olivia Colman, Alicia Silverstone além de artistas e ativistas brasileiros como Luisa Mell, Rodrigo Dorado, Emiliano d’Avila, Natália Rosa, Dani Moreno e Leyllah Diva Black estão entre o grupo que se uniu para fazer um apelo contundente ao conselho do Earthshot, solicitando a criação da categoria “Promover um Sistema Alimentar à Base de Plantas” para a edição de 2024 da premiação.

Além disso, a campanha oferece o valor do prêmio de £ 1 milhão para a primeira iniciativa premiada na categoria, montante doado pela ONG internacional Generation Vegan, também conhecida como Geração V no Brasil (GeracaoV.org)

Atualmente, o Prêmio Earthshot é composto por cinco categorias:

  1. “Proteger e Restaurar a Natureza”,
  2. “Limpar Nosso Ar”,
  3. “Recuperar Nossos Oceanos”,
  4. “Construir um Mundo Sem Resíduos” e
  5. “Reparar Nosso Clima”.

No entanto, de acordo com a carta aberta assinada pelos artistas, essas cinco categorias não englobam ações essenciais para a preservação do nosso planeta. Um desafio crucial permanece negligenciado e enfrentá-lo torna-se imperativo para efetivamente combater as mudanças climáticas, restaurar a natureza, purificar o ar, recuperar os oceanos, eliminar o desperdício e alcançar os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

O desafio em questão é a necessidade urgente de avançar em direção a um sistema alimentar baseado em plantas.

A pecuária é uma das principais causas de problemas ambientais, como desmatamento, destruição de habitat, perda de biodiversidade, uso excessivo de água doce, degradação da terra, mudanças climáticas, poluição da água e do ar. O membro proeminente do conselho do Prêmio Earthshot, Sir David Attenborough, destacou a gravidade do impacto dessa indústria ao aconselhar o público a considerar mudanças em sua alimentação, enfatizando que nosso planeta não pode suportar a pressão de bilhões de pessoas comendo carne.

Naomi Hallum, CEO da GenV, compartilhou suas perspectivas sobre o assunto, revelando o forte apoio de sua organização aos objetivos do Prêmio Earthshot.

Ela ressaltou, entretanto, um ponto cego crítico quando se trata da pecuária e seu impacto devastador no solo, no ar, na água e no clima. Em apoio aos objetivos da premiação, a GenV incentiva o conselho do Prêmio Earthshot a criar uma sexta categoria vital, dedicada às iniciativas inovadoras que contribuem para a evolução de um sistema alimentar baseado em plantas. Além disso, a GenV oferece o prêmio de £ 1 milhão para o primeiro vencedor desta nova categoria.

Essa iniciativa reforça a crescente conscientização sobre a importância de adotar práticas sustentáveis e responsáveis para proteger o planeta e as gerações futuras. Com o apoio de figuras proeminentes da indústria do entretenimento, lideranças empresariais e ativistas, a esperança é de que o conselho do Prêmio Earthshot dê a devida atenção a esse apelo e reconheça os esforços significativos das iniciativas inovadoras do sistema alimentar baseado em plantas na luta pela preservação do planeta.

Leia CARTA ABERTA

Imprensa

Temas relacionados

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6195 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!