Centro de São Paulo ganha três novos projetos voltados para a coleta de resíduos

softelec
A iniciativa faz parte da expansão da Operação Centro Limpo, promovida em parceria pela Loga e a SP Regula.
A iniciativa faz parte da expansão da Operação Centro Limpo, promovida em parceria pela Loga e a SP Regula.

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Setembro de 2023 – O Centro de São Paulo ganha três novos projetos voltados para a coleta de resíduos. A iniciativa faz parte da expansão da Operação Centro Limpo, promovida em parceria pela Loga e a SP Regula. Projeto de reforço da coleta de resíduos e conscientização dos cidadãos da região central de São Paulo quanto à forma correta de descartar os materiais, a Operação Centro Limpo, promovida pela Prefeitura em parceria com Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula) e a Logística Ambiental de São Paulo (LOGA), ganha três novas iniciativas que fazem parte da etapa de expansão da operação.

São elas: instalação de 15 Ecoboxes metálicos para acomodação de resíduos provenientes do serviço de varrição; 100 containers exclusivos para descarte de orgânicos; e uso de quatro triciclos movidos a energia limpa para agilizar a coleta de resíduos em todo o calçadão da região do centro boêmio da cidade.

“O objetivo é que os novos equipamentos possibilitem maior agilidade no serviço de coleta dos resíduos”, explica Edson Stek, diretor operacional da Loga, concessionária responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final dos resíduos domiciliares e de saúde no Agrupamento Noroeste do município. Ele destaca que o esforço da empresa corrobora a meta da municipalidade de manter o Centro de São Paulo cada vez mais limpo, pensando no bem-estar de toda a população.

Triciclos elétricos para coleta no calçadão

Veículos de pequeno porte homologados, emplacados e legalizados pelo município, os triciclos vão operar em dois turnos (das 6h às 14h e das 14h às 22h), com oito equipes se revezando no trabalho.

“Nosso objetivo é proporcionar uma maior agilidade na coleta de resíduos da região, já que os triciclos são mais ágeis que os caminhões. Assim que a pessoa disponibilizar o resíduo para a coleta, a Loga já pretende recolhê-lo de forma rápida para que não fique exposto e corra o risco de ser aberto”, explica Edson Stek, diretor de operações da Loga.

Além de investir na aquisição dos veículos elétricos, a empresa construiu uma estrutura de quatro vagas totalmente adaptadas para acomodar os triciclos, com capacidade de recarga. A estrutura foi montada na base operacional da Ponte Pequena, local estratégico para a execução da atividade.

Energia limpa e muita segurança

Os triciclos são 100% elétricos, ou seja, utilizam energia limpa, sem poluir a cidade. Seu uso vai ao encontro da meta da municipalidade de diminuir cada vez mais os veículos que utilizam combustíveis fósseis, contribuindo para melhoria da qualidade do ar da cidade e com as premissas de ESG. Outro diferencial dos veículos são os painéis digitais para a transmissão de mensagens de orientação aos moradores.

“Vale destacar que os triciclos foram adaptados seguindo as premissas da Loga de que todo acidente pode ser evitado”, acrescenta Stek.

Por isso, foram equipados com “red zone” (luz que demarca o perímetro para o pedestre não se aproximar, evitando, assim, acidentes). Como o calçadão é uma zona de muita circulação de pessoas, a Loga tomou o cuidado de incluir esse tipo de dispositivo de segurança pensando na coleta no período noturno e em aumentar a segurança dos pedestres durante a execução do serviço. Os triciclos contam ainda com giroflex, strobo na parte traseira, suporte para calçamentos e triângulo de sinalização.

A Loga também fechou com o fabricante dos veículos, a Cicloway, o treinamento, a capacitação e reciclagem de todos os colaboradores que vão operar os triciclos. O treinamento de pilotagem segura será ministrado pelo próprio fabricante.



Tomra

Ecoboxes e containers exclusivos para orgânicos

Os Ecoboxes são estruturas metálicas fechadas que servirão como suporte ao serviço de varrição. Foram instalados cinco deles nos seguintes locais: Praça da República; Rua General Carneiro; Praça da Sé; Praça do Patriarca; e Largo São Bento. Outros 10 estão sendo disponibilizados de forma parcial. Além disso, 100 containers exclusivos para descarte de resíduos orgânicos serão instalados gradativamente.

As localidades que já receberam os novos coletores foram: Praça da República (4 equipamentos); Avenida Vieira de Carvalho (2 equipamentos); Praça Dom José Gaspar (1 equipamento); Rua Braulio Gomes com Rua Sete de Abril (2 equipamentos); Praça da Sé (4 equipamentos); e Praça Ouvidor Pacheco e Silva (2 equipamentos), Largo do Arouche (3 equipamentos) Largo do Paiçandu (4 equipamentos) e Largo São Bento (3 equipamentos).

Os dispositivos estão sendo alocados em pontos estratégicos do calçadão, onde há grande circulação de pessoas e concentração de comércios.

Segundo Edson Stek, é muito importante que os munícipes saibam identificar os equipamentos e se atentem ao papel específico de cada um, para que o descarte seja realizado de maneira correta, utilizando todo o potencial dos dispositivos.

“Os Ecoboxes são estruturas metálicas fechadas, na cor cinza, que servem para acondicionar os resíduos ensacados da varrição até que o caminhão de coleta passe para recolhê-los. Os contêineres são Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) exclusivos para o descarte de resíduos orgânicos. Vale lembrar que nesses locais é expressamente proibido depositar entulhos e restos de obras”, pontua o diretor da Loga.

A concessionária também fará intenso trabalho de conscientização das pessoas que circulam no calçadão. O propósito é orientar sobre a forma correta de descarte dos resíduos e da utilização dos equipamentos.

Site oficial: https://www.loga.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5055 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!