Pesquisa do Instituto Semeia mostra que Circuitos turísticos estão presentes somente em 39% dos parques brasileiros

softelec
Instituto Semeia
Instituto Semeia

Imagem: Divulgação | Para Mariana Haddad, Coordenadora de Conhecimento do Instituto, os parques podem fazer parte de uma agenda mais ampla de turismo de natureza do país 

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Setembro de 2023 – A integração dos parques com circuitos mais amplos de turismo poderia potencializar o conhecimento e a valorização do patrimônio que eles conservam. Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Semeia, organização sem fins lucrativos que atua em prol da valorização das unidades de conservação (UC | RPPN) do país, no entanto, 39% dos parques brasileiros fazem parte de circuitos turísticos.

Consideramos as esferas administrativas, essa participação é maior na federal (58%), diminuindo na estadual (38%) e municipal (28%). O estudo também observou uma grande diferenciação nas regiões, com a sudeste (48%) apresentando a maior presença em circuitos de turismo, enquanto no norte (22%) a proporção é a menor. 

”Esses dados lançam luz sobre a necessidade de inserir nossos parques numa agenda mais ampla, que envolva temas ligados à meio ambiente, turismo e desenvolvimento sustentável do país”, reforça Mariana Haddad, Coordenadora de Conhecimento no Instituto Semeia e responsável pela realização da pesquisa

Os dados fazem parte da 6ª edição do Diagnóstico do Uso Público em Parques Brasileiros: A Perspectiva da Gestão, que contou com a participação de 371 parques, ou seja, 73% dos registrados no Cadastro Nacional das Unidades de Conservação (CNUC).

Outro estudo do Instituto Semeia mostra que o turismo em parques estaduais e federais no Brasil poderia contribuir com até R$ 44 bilhões no PIB do país e podem gerar de 800 mil a 1 milhão de empregos relacionados à visitação. O mesmo estudo aponta que os parques funcionam como uma espécie de âncora, atraindo os visitantes para acessarem não apenas a unidade, mas também os atrativos localizados nas suas proximidades. 

“Além de emprego e renda, o turismo nos parques brasileiros pode contribuir para a imagem do país internacionalmente, gerar maior engajamento e valorização desses espaços pela população, além de trazer bem-estar e saúde aos visitantes”, reforça Mariana. 

Segundo a 6ª edição do Diagnóstico do Uso Público em Parques Brasileiros: A Perspectiva da Gestão, a participação em circuitos de turismo apresenta ainda uma interessante relação positiva com a presença de instrumentos e instâncias de gestão. Nos parques onde há controle de acesso, contagem de visitantes, plano de manejo e um conselho consultivo, a participação em circuitos de turismo é significativamente maior do que nas unidades onde estas ferramentas de gestão não estão presentes.  

“Essas diferenças possivelmente se dão porque parques com esses instrumentos de gestão tendem a ter uma melhor consolidação e aceitação no território em que estão inseridos. Com isso, a equipe pode se dedicar mais aos aspectos relacionados à visitação e, consequentemente, ao turismo de natureza.”, comenta Mariana.  

Sobre o Instituto Semeia 

Criado em 2011, o Instituto Semeia é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos. Com sede em São Paulo (SP), trabalha para transformar áreas protegidas em motivo de orgulho para brasileiras e brasileiros. Atua nacionalmente no desenvolvimento de modelos de gestão e projetos que unam governos, sociedade civil e iniciativa privada na conservação ambiental, histórica e arquitetônica de parques públicos e na sua transformação em espaços produtivos, geradores de emprego, renda, e oportunidades para as comunidades do entorno, sem perder de vista sua função de provedores de lazer, bem-estar e qualidade de vida.

São pilares de sua atuação: a geração e sistematização de conhecimento sobre a gestão de unidades de conservação; o compartilhamento de informações por meio de publicações e eventos; a implementação e o acompanhamento de projetos com governos de todos os níveis, como forma de testar e consolidar modelos eficientes e que possam ser replicados no país. 

Site oficial: https://semeia.org.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!