Referência em sustentabilidade no mercado náutico brasileiro, Marina Itajaí conquista Bandeira Azul e recebe Selo Social 2023

softelec

Imagem: Divulgação | O complexo náutico, considerado um dos melhores e mais modernos do Brasil, acaba de conquistar pela primeira vez, o prêmio Selo Social por cumprir 6 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Publicidade
Publicidade
STADLER

Outubro de 2023 – A 14ª edição do programa Selo Social certificou 98 empresas na noite de sexta-feira (29/9). A Marina Itajaí foi a empresa náutica de destaque já que conquistou 6 selos ODS. A certificação é concedida a empresas privadas e públicas pelo município de Itajaí (SC) que realizam práticas que integram os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas metas. Os ODS foram adotados pelos países-membros das Nações Unidas como um apelo universal para proteger o planeta e garantir que até 2030 todas as pessoas desfrutem de paz e prosperidade.

“Trata-se de mais um reconhecimento dos investimentos em ações internas e externas focadas em sustentabilidade, seis anos de trabalho com atividades e implementações constantes. Além disso, nosso foco é avançar cada vez mais nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Em termos de ações na marina, alguns exemplos é o sistema de coleta de água da chuva, geração de energia limpa com a instalação de painéis solares, gerenciamento de resíduos, ponto de carregamento de carros elétricos, monitoramento da qualidade da água, exclusão do uso de copos e embalagens plásticas, programa “no paper” que estamos implementando e apoio a inúmeros eventos do gênero. Além disso, somos a única marina com a certificação internacional ISO 14.001, relacionado também ao sistema de gestão ambiental” explica Carlos Gayoso de Oliveira, diretor da Marina Itajaí.

Marina Itajaí conquista pela terceira vez consecutiva certificação internacional Bandeira Azul

O complexo náutico catarinense também confirmou a certificação Bandeira Azul para a temporada 2023/2024, pela terceira vez consecutiva. O prêmio internacional comprova que no local há turismo sustentável, educação e gestão ambiental. A cerimônia de entrega da bandeira ocorrerá no final deste mês.

O programa é credenciado pela ONU (Organização das Nações Unidas) e pela Unesco para promover a mudança de comportamento através da educação e informação ambiental.

Apoio a eventos de preservação ambiental

Desde o início das suas operações, a Marina Itajaí também foi importante aliada de eventos e projetos relacionados à sustentabilidade. É o caso do “Juntos Pelo Rio”, evento organizado pelo Município de Itajaí, por meio do Porto e do Semasa, que somente na última edição retirou cerca de nove toneladas de resíduos do Rio Itajaí-Açu.

Um exemplo de ação importante capaz de sensibilizar a população sobre a preservação do meio ambiente, a valorização da água e a consciência para não jogar lixo nos rios, nas ruas ou calçadas.

O complexo náutico também é o único do Sul do país que oferece o óleo Diesel Verana, combustível com um dos menores níveis de emissão de poluentes do segmento marítimo. Além disso, a Marina ainda possui pontos de carregamento de carros elétricos.

Sobre a Marina Itajaí

Com início das operações em 2016, a Marina Itajaí está localizada no centro de Itajaí, SC, ao lado do Centreventos. Modernos equipamentos como ForkLift para até 12 toneladas e TravelLift para até 75 toneladas, são um diferencial na sua configuração, além do posto de combustível com bandeira BR, sendo a única marina no sul do país com Diesel Verana. Possui espaço gastronômico com dois restaurantes internacionais, o Zephyr Seafood & Nikkei e o Brazero Garcia, com amplo estacionamento, ponto de carregamento de carros elétricos e heliponto. Foi a primeira marina do Brasil com certificação internacional ISO 14.001/2015 e Bandeira Azul.

Site oficial: https://www.marinaitajai.com/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5810 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!