Vendas de veículos elétricos ultrapassam recorde do ano passado 

softelec
As baterias precisam de maior atenção com o seu uso e carregamento

Imagem: Divulgação | Confira dicas para prolongar a vida útil da bateria de íon de lítio

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2023 – Em apenas oito meses, o mercado de veículos elétricos leves no Brasil praticamente superou as vendas realizadas durante 2022. Até agosto foram emplacadas 49.052 unidades, um número muito próximo do que foi realizado durante o último ano: 49.245. Os dados são da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), que também mostra um crescimento de 76% de vendas de carros elétricos na comparação entre os oito meses de 2023 e 2022. A rede de eletropostos para carregamento de veículos elétricos também cresceu no período. Atualmente existem 3.800 pontos públicos e semipúblicos no Brasil, uma elevação de 28%. 

Foco na bateria

A bateria de íon de lítio – a mesma utilizada em smartphones e laptops – desempenha um papel fundamental no funcionamento de um carro elétrico, pois é responsável por armazenar a energia para impulsionar o veículo. No entanto, ao contrário de um tanque de combustível que pode ser reabastecido em qualquer posto, as baterias precisam de maior atenção com o seu uso e carregamento.

Estima-se que a bateria de íon de lítio dure entre 8 a 10 anos, mas com os cuidados necessários, pode ultrapassar esse período. Uma das formas de garantir mais longevidade é utilizar o carregamento rápido com moderação. O pesquisador do Lactec, Patricio Rodolfo Impinnisi, recomenda priorizar o carregamento lento, de 8 horas.

“Se precisar, dê uma carga rápida, a menor possível para você chegar aonde quer chegar. À noite, quando for dormir, carregue o veículo devagar para aumentar a longevidade da bateria”, explica.

Além disso, existem outras formas de estender a vida útil da bateria do carro elétrico, como:

Evite carregar totalmente a bateria

O recomendado é manter a bateria operando entre os estados de carga de 20% e 80%, portanto sem carregar ou descarregar ela até o máximo possível. Além de aumentar sua durabilidade, não carregar totalmente a bateria ajuda a otimizar a recuperação de energia por meio da frenagem regenerativa, que pode ser desativada quando as baterias estão completamente carregadas ou próximas desse estado.

Evite descarregar totalmente a bateria

​As baterias de íons de lítio funcionam melhor em ciclos de carga e descarga parciais em vez de completos. Uma vez que a tecnologia de baterias de ions de lítio não têm o chamado “efeito de memória”, não há nenhum problema em utilizar cargas e descargas parciais. Isso não apenas evitará o desgaste excessivo (que acontece nos estados de carga e descarga extremos), mas também otimizará sua operação.

Evite os extremos de temperaturas

Quando ultrapassa os limites recomendados, a temperatura pode afetar negativamente a durabilidade da bateria. Isso acontece porque os mecanismos de degradação da bateria são muito sensíveis à temperatura. Além disso nos casos de temperaturas baixas, o aumento da resistência interna da bateria dificulta sua carga (e descarga). 

Prefira o carregamento lento

Se puder, prefira incluir como rotina a carga lenta, de 8 horas ou até mais. Apesar de demorar mais, essa prática aumenta a vida útil da bateria. A recomendação é deixar o carregamento rápido para momentos específicos, como em uma parada durante uma longa viagem ou quando realmente ficar sem tempo para deixar horas carregando.

Site oficial: http://www.abve.org.br/

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!