Imagem: Divulgação | Em 2023, Operador consolidou sua estratégia de diversidade, equidade e inclusão com o fortalecimento e a formação de grupos de afinidades
Janeiro de 2024 – O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) está em uma trajetória dedicada a ampliar a Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I), com o intuito de promover um ambiente de trabalho ainda mais inovador, acolhedor e produtivo. Esse movimento se iniciou em 2021, com a definição da estratégia ASG da instituição, que é estruturada em três pilares: ONS +Humano, +Verde e +Social. Uma das prioridades do pilar +Humano é o fortalecimento das ações de DE&I com 3 focos:
- ampliar a representatividade da sociedade no Operador;
- mais condições de inclusão, segurança e respeito;
- criação de oportunidades para todas as pessoas.
Um dos principais desdobramentos desse trabalho foi a criação ou consolidação de quatro grupos de afinidade: Mulheres à Bessa, G.A.R.R.A (Grupo de Afinidade Racial para Ressignificar e Agir), NÓS (Nosso Orgulho em Ser) e + CORES (Comunidade de Orgulho e Respeito). Os grupos são direcionados para o compartilhamento de repertório e vivência. Cada um deles é focado em um grupo menorizado e aberto à participação de pessoas aliadas. Todos têm um objetivo comum: a garantia de um ambiente cada vez mais confortável, diverso, inclusivo e não discriminatório para todas as pessoas do ONS.
A Diretoria do ONS está comprometida com esta agenda, o diretor-geral, Luiz Carlos Ciocchi, e a diretora de Assuntos Corporativos, Elisa Bastos Silva, atuam como incentivadores dos grupos.
Os primeiros grupos
O Mulheres à Bessa é o mais antigo deles, criado em 2021 e destinado ao debate e proposta de ações para combate ao machismo e discriminação de gênero. Seu nome é uma homenagem a Ângela Bessa, ex-empregada do Operador que faleceu durante a pandemia. Em 2023, o Mulheres à Bessa se subdividiu em grupos de atuação: machismo estrutural, mulheres na liderança e saúde emocional da mulher. Entre os produtos criados, está uma página com informações sobre saúde emocional da mulher, aberta para toda a sociedade, no site do ONS.
O G.A.R.R.A (Grupo de Afinidade Racial para Ressignificar e Agir) foi criado em 2022 e seu objetivo é descontruir preconceitos sociais, ampliar a presença de negros e negras na organização, estimular discussões para aumentar a retenção de empregados de grupos étnico-raciais diversos por meio de um ambiente seguro, de pertencimento, acolhimento e oportunidades. O G.A.R.R.A. iniciou, em 2023, um Programa de Mentoria com o Mulheres à Bessa, uma amostra do potencial de interseção das ações de todos os grupos. O grupo também organizou uma coleção de livros na biblioteca do ONS com livros antirracistas.
Conquistas de 2023
A estratégia de formação de grupos de afinidade avançou ainda mais no ano passado com a inauguração do NÓS (Nosso Orgulho em Ser), grupo que reúne pessoas com deficiência, para participação de todas as pessoas interessadas no tema, em setembro de 2023, durante uma palestra da jornalista Flávia Cintra.
Já o +CORES (Comunidade de Orgulho e Respeito) começou a se formar em junho de 2023, após uma palestra com Reinaldo Bulgarelli, consultor de diversidade. O lançamento do + CORES foi em novembro passado e suas metas são ligadas ao bem-estar da comunidade LGBTI+, com a construção de um ONS mais acolhedor e seguro para pessoas desse grupo minorizado.
Site oficial: https://www.ons.org.br/paginas/sobre-o-ons/sustentabilidade/diversidade-e-inclusao
Imprensa