Baterias: Matrix Energia lança o sistema BESS, em parceria com a Huawei Digital Power

softelec
BESS (Battery Energy Storage System)

Imagem: Divulgação | Com uma década atuando em inovação energética, a Matrix passa a oferecer aos clientes uma nova experiência no armazenamento de energia

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – No dia em que completou 10 anos de existência, a Matrix Energia anunciou um grande lançamento: seu inovador sistema de armazenamento de energia, BESS (Battery Energy Storage System). O sistema tem tecnologia da Huawei Digital Power, unidade de negócios da Huawei, líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e consolida a parceria entre estas duas empresas que juntas pretendem transformar o panorama energético brasileiro. Além de oferecer uma fonte de energia segura e constante, o sistema também promove uma operação energética eficiente e econômica, solução inicialmente direcionada para empresas no grupo de média e alta tensão.

O BESS foi projetado para superar as intermitências do fornecimento energético, garantindo continuidade nas operações críticas dos negócios, mitigando os riscos associados à indisponibilidade de energia, mesmo durante falhas ou manutenções da rede elétrica. O sistema BESS se adapta à demanda energética dos negócios, respeitando a sua individualidade, e também implementa estratégias de otimização de custos, tal qual a arbitragem de preço.

Rubens Misorelli, CEO da companhia, abriu o evento: “A Matrix Energia celebra hoje não apenas uma década de excelência energética, mas também novas perspectivas para a inovação e sustentabilidade com a parceria com a Huawei Digital Power no lançamento do BESS. Quero expressar minha gratidão pela confiança que nossos clientes e parceiros depositaram em nós ao longo desses 10 anos. Juntos, alcançamos marcos incríveis e estamos prontos para fazer ainda mais”.

Durante o evento de lançamento, Alexandre Gomes, diretor da Matrix Services, contou que “nos últimos 10 anos, a Matrix desbravou um novo caminho para a energia no Brasil, e agora estamos avançando ainda mais. O BESS é mais do que energia – é uma promessa de proximidade e parceria com nossos clientes. A nossa abordagem é entrar na ‘casa’ do cliente, entendendo suas necessidades e oferecendo soluções reais. O investimento e o risco são nossos, porque temos confiança no nosso trabalho e no potencial transformador do BESS. Com ele, oferecemos não apenas energia limpa e renovável, mas uma nova maneira de se relacionar com a energia, disponível a todo momento”.

Mason Qing, Presidente da Huawei Digital Power, celebrou a parceria: “É com grande honra que a Huawei Digital Power se associa a um parceiro tão inovador como a Matrix Energia. Compartilhamos a visão de enriquecer vidas por meio da tecnologia, e acreditamos que o BESS é um passo fundamental nessa direção. Juntos, estamos comprometidos em apoiar a estabilidade da rede elétrica brasileira e em promover a transição para uma economia de energia verde e renovável”.

Também participaram do evento, em uma mesa redonda sobre o armazenamento de energia do Brasil, Marcio Tanaka, CEO da Greener, como moderador; Thiago Guilherme Prado, Presidente da EPE; Ricardo Costa, também diretor da Matrix Services; Dr. Carlos Mattar, superintendente da STD da Aneel; Ricardo Pereira, assessor da Diretoria da Aneel; e André Foster, gerente de Soluções Técnicas da Huawei, em que abordaram os benefícios do BESS para a rede de distribuição e as políticas governamentais energéticas.

Para contar sobre o lado prático das grandes vantagens de uma parceria com a Matrix, Sônia Keiko, VP de Novos Negócios da Engemon e do Santo Mercado, contou sobre como tem sido a jornada com o BESS.

“Nós temos muito orgulho de sermos o primeiro parceiro da Matrix com o BESS, e foi uma escolha muito natural de seguirmos com esta solução sustentável. Tudo foi contemplado; tiveram um olhar muito detalhado e cuidadoso sobre nossas necessidades, nos fornecendo autonomia, segurança e uma instalação rápida e limpa”.

Esse inovador sistema se destaca por sua longa vida útil, estabilidade térmica e tolerância a condições extremas, oferecendo assim, maior eficiência em processos de descarga e carga, representando um salto qualitativo em relação às tecnologias anteriores.

Revolucionando o mercado, a Matrix Energia oferece o sistema BESS sem custos aos clientes, cobrindo todos os gastos desde a aquisição da bateria até a instalação. Com contratos simplificados e adaptáveis, a empresa reforça seu compromisso com a acessibilidade e qualidade das soluções energéticas para todos. Qual é o segredo? A Matrix aposta em contratos duradouros de longo prazo, onde todo os lados se beneficiam.

A experiência de gestão do BESS é enriquecida por uma plataforma digital que proporciona visibilidade em tempo real sobre o desempenho energético. A geração de relatórios detalhados e o suporte técnico contínuo asseguram que os clientes tenham um controle completo sobre suas operações energéticas.

“Nossa equipe de engenharia vira a equipe de engenharia de nossos parceiros”, conclui Alexandre.

O BESS é uma solução líder no mercado global de sistema de armazenamento de energia, que está em rápida expansão. A Matrix Energia atende às expectativas atuais de crescimento e demanda por energia renovável e também estabelece novos padrões de eficiência e sustentabilidade.

Foto: Alexandre Gomes e Sônia Keiko celebram a parceria | Divulgação

O evento foi concluído com Rubens Misorelli, CEO da Matrix Energia; Alexandre Gomes, Diretor da Matrix Services; Jackie Gao, CEO da Huawei Brasil; e Mason Qing, Presidente da Digital Power Brasil Huawei, assinando um Memorando de Entendimento que solidifica uma parceria estratégica de longo prazo entre a Matrix Energia e a Huawei. Esta colaboração promete não apenas ser duradoura, mas também extremamente benéfica para ambas as partes, definindo novos padrões de inovação e sustentabilidade no setor energético.

Sobre a Matrix Energia

Celebrando uma década de excelência energética, a Matrix é uma plataforma digital de energia, que oferece um ecossistema completo com soluções personalizadas de energia limpa e renovável, que de forma isolada ou combinada, atendem a todos os clientes, sejam residências ou empresas, de baixa a alta tensão, visando maximizar a eficiência e minimizar os custos.

Com a posição de segunda maior comercializadora varejista de energia em volume consumido* e com o rating ‘brA’ atribuído pela S&P Global Ratings, ambos alcançados em 2023, a joint venture entre o grupo suíço Duferco e Prisma Capital consolida a sua reputação de confiabilidade e solidez financeira.

A Matrix atua a) no Mercado livre para o grupo A (alta tensão) – migração mercado cativo para livre, oferecendo redução de custos com eficiência energética; b) em Geração Distribuída para o grupo B (baixa tensão) – onde desempenha um papel importante no avanço dessa modalidade no Brasil desde 2022: fornece energia renovável de fonte solar em trocar de créditos; c) e em soluções para armazenamento e eficiência energética (EaaS – Energy as a Service) – sua mais nova unidade de negócios, buscando tornar-se um “one-stop-shop” de energia. A Matrix Energia continua sempre a pavimentar o caminho para um futuro energético mais limpo e sustentável. Site oficial: https://matrixenergia.com

Sobre a Huawei

A Huawei é líder global de infraestrutura para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e dispositivos inteligentes, e uma das marcas mais valiosas do mundo, de acordo com a Forbes. A companhia tem como visão enriquecer a vida das pessoas por meio das tecnologias digitais e é dedicada à inovação centrada no cliente. A Huawei possui quatro unidades de negócios no Brasil: o grupo dedicado às operadoras, que oferece equipamentos e infraestrutura de telecomunicações; a área que atende às necessidades do mercado corporativo, fornecendo soluções e infraestrutura em TIC; a Huawei Cloud, com os serviços de nuvem pública e híbrida e soluções para dar escala aos negócios com estabilidade e segurança; e a Huawei Digital Power, com soluções inteligentes voltadas para geração, distribuição e armazenamento de energia fotovoltaica.

A empresa também desenvolve projetos na área de soluções automotivas inteligentes e dispositivos para o consumidor final, como smartwatches, roteadores, smartphones e outros. Com mais de 207 mil funcionários em todo o mundo, a companhia atende mais de um terço da população mundial. A Huawei também acredita que a digitalização é o caminho para um mundo mais sustentável e uma economia zero carbono, baseada em fontes renováveis de energia.

A Huawei é uma das empresas que mais investe em pesquisa no mundo. É por isso que se tornou uma das maiores detentoras de patentes do globo. Na nova era digital, a indústria de TIC exige ainda mais investimento em pesquisa e desenvolvimento, e a Huawei continuará desempenhando seu papel principal na inovação para construir um mundo totalmente conectado e inteligente.

Há 25 anos no país, a Huawei está no Brasil para o Brasil e quer se tornar cada vez mais uma importante parceira na transformação digital e na contribuição com tecnologias sustentáveis para a sociedade brasileira. Além de líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações, a Huawei tem um perfil integrado, com soluções para os setores público, privado, financeiro, transporte, mineração e energia, entre outros.

A empresa possui escritórios nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife, além de um Centro de Distribuição em Sorocaba (SP) e duas unidades fabris, em Jundiaí (SP) e em Manaus (AM). Trabalha em parceria com brasileiros, impulsionando a inovação e ajudando a desenvolver novos talentos locais para o setor de telecomunicações. Nos últimos 10 anos, treinou mais de 40 mil profissionais em todo o Brasil. Site oficial: https://www.huawei.com/br/

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!