A STADLER delineia a estratégia para o futuro da triagem e reciclagem e apresenta as últimas inovações na IFAT

softelec
Foto: Julia Stadler, Chefe Digital, Rok Mežič, Diretor de Desenvolvimento e Willi Stadler, CEO
Foto: Julia Stadler, Chefe Digital, Rok Mežič, Diretor de Desenvolvimento e Willi Stadler, CEO

Imagem: Divulgação | No centro do estande da STADLER na IFAT encontrava-se um display holográfico da sua mais recente inovação, o WireX, uma unidade de removedor de arames de fardos automatizada. Esta máquina é capaz de desemaranhar fardos com amarração cruzada em uma única passagem – uma novidade no setor.

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Maio de 2024 – A STADLER Anlagenbau GmbH, a empresa alemã globalmente ativa especializada no planejamento, produção e montagem de instalações de reciclagem e triagem chave na mão, apresentou os seus objetivos estratégicos e revelou o seu inovador removedor automático de arames de fardo WireX e soluções digitais inovadoras durante uma conferência de imprensa realizada em 13 de maio na feira comercial IFAT em Munique, Alemanha. Como parte da sua estratégia para garantir o futuro da STADLER a longo prazo, a empresa nomeou Julia Stadler como Diretora Digital em 2023, o primeiro membro da oitava geração da empresa familiar.

Willi Stadler, CEO, e Julia Stadler conduziram a conferência de imprensa, delineando a estratégia de curto a médio prazo da empresa, que se concentra no avanço da Economia Circular, no aproveitamento de soluções digitais e na prossecução do seu programa de pesquisa na procura constante de novas formas de apoiar a indústria da reciclagem na sua evolução.

Rumo a uma economia circular: colaboração em toda a cadeia de valor

A crescente consciência ambiental dos governos, empresas e consumidores está a impulsionar o progresso para uma economia circular, que está a ganhando força. Estão continuamente entrando em vigor novos regulamentos para promover práticas sustentáveis – desde a abordagem da questão dos plásticos descartáveis até o incentivo à reciclagem.

Os avanços tecnológicos estão constantemente expandindo o âmbito da reciclagem e reduzindo a nossa dependência de plásticos virgens.

A reputação corporativa e potenciais cortes de gastos estão cada vez mais levando as empresas a se comprometerem com os princípios da economia circular.

Foto: Willi Stadler apresentando o lançamento do WireX no stand da STADLER, na IFAT Munich

“Podemos ver que o mundo está indo na direção certa”, afirma Willi Stadler. “No entanto, ainda enfrentamos desafios importantes, como a viabilidade econômica, a complexidade do design do produto e a necessidade de normas e cooperação globais. Na STADLER, acreditamos que a colaboração efetiva de todos os membros da cadeia de valor é essencial para que se façam mais progressos no sentido de uma economia circular. Isto significa o envolvimento e a coordenação de associações industriais, autoridades a nível local e governamental, a Comissão Europeia, institutos de investigação e universidades, designers e consumidores de produtos e embalagens, até à indústria de reciclagem e fornecedores de instalações e tecnologias de triagem como a STADLER”.

Foto: STADLER na IFAT Munich 2024
Foto: STADLER, IFAT Munich 2024

“Como fabricante de instalações e equipamentos, o nosso principal papel na cadeia é apoiar a indústria de reciclagem com os nossos sistemas de triagem de alto desempenho”, acrescenta Julia Stadler.”Estamos constantemente à procura de novas formas de ajudar a indústria de reciclagem a expandir o seu âmbito e eficácia. Para tal, para além dos nossos programas de pesquisas internos, participamos em projetos de pesquisa para explorar soluções para reciclar mais materiais de diferentes fluxos de resíduos. Além disso, acreditamos que podemos fazer uma grande diferença atuando como um elo de ligação entre os elementos-chave da cadeia de valor.”

Aproveitamento das tecnologias digitais para fazer avançar a economia circular

A digitalização está desempenhando um papel cada vez mais significativo na indústria e é uma prioridade estratégica para a STADLER.

Foto: Julia Stadler apresentando o lançamento do WireX no stand da STADLER, na IFAT Munich

“A trajetória é clara”, explica Julia Stadler. “O futuro envolverá cada vez mais o aproveitamento de dados de máquinas e materiais para minimizar o tempo de inatividade da planta, reduzir custos para recicladores e aumentar a transparência do processo, levando a uma indústria mais eficiente. Na STADLER, nos concentramos em desenvolver e dar prioridade a soluções digitais que proporcionam um valor substancial aos nossos clientes. Já implementamos com sucesso soluções digitais para o controlo dinâmico de instalações, manutenção e visualização de dados de produção em várias instalações de clientes. Executamos um programa de desenvolvimento contínuo, testando protótipos em nosso Centro de Testes e nas instalações do cliente para garantir a eficácia e a adaptabilidade de nossas tecnologias”.

A STADLER planeja aumentar o seu investimento em tecnologias digitais a curto e médio prazo:

A nossa estratégia inclui a integração de soluções digitais de forma consistente na nossa oferta abrangente e a promoção da nossa pesquisa”, afirma Julia Stadler. “Estamos atualmente trabalhando numa plataforma nova e inovadora, a STADLER Connect, que integrará todas as nossas soluções digitais para proporcionar uma experiência coesa e simplificada para o usuário. Com esta plataforma, pretendemos melhorar a conectividade e a funcionalidade, maximizando os benefícios para os nossos clientes”.

A STADLER também está explorando o potencial da Inteligência Artificial (IA) na indústria de reciclagem e já a aplicou para melhorar o reconhecimento de materiais para análise de qualidade, bem como no novo WireX, onde é usado para identificar a direção dos arames. Julia Stadler explica:

“Os nossos planos futuros nesta área concentram-se no reforço das nossas tecnologias baseadas em IA, aproveitando simultaneamente as nossas soluções existentes. Para tal, estamos colaborando com um grupo selecionado de empresas start-up que trabalham nesta área”.

“Esta abordagem de parceria estratégica permite-nos integrar tecnologias de ponta sem começar do zero, garantindo que permaneçamos na vanguarda da inovação na nossa indústria”, conclui Willi Stadler.

Uma novidade no setor: o novo WireX

No centro do estande da STADLER na IFAT encontrava-se um display holográfico da sua mais recente inovação, o WireX, uma unidade de removedor de arames de fardos automatizada.

Na conferência de imprensa, Rok Mežič, Chefe de Desenvolvimento da STADLER, explicou como esta máquina é capaz de desemaranhar fardos com amarração cruzada em uma única passagem – uma novidade no setor:

Foto: Rok Mežič, Diretor de Desenvolvimento da STADLER, apresentando o WireX.

“O WireX usa sistemas de detecção de arames e medição de fardos especialmente projetados, que contam com IA e tecnologia de sensores para determinar se a amarração é simples ou dupla e para posicionar o fardo com precisão para remover o arame com eficiência em uma passagem. Isto automatiza e acelera totalmente o processo, atingindo uma capacidade extraordinária de até 60 fardos/h (com amarração simples). O WireX é rápido, eficiente e seguro, e aumenta significativamente a capacidade da linha de triagem.”

Sobre a STADLER

STADLER® dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe de mais de 500 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de componentes para completar os sistemas de reciclagem e classificação.

Sua linha de produtos inclui separadores balísticos, correias transportadoras, peneiras giratórias e removedores de rótulos.

A empresa também é capaz de fornecer estruturas de aço e painéis elétricos para as plantas que instala. Fundada em 1791, a operação e estratégia desta empresa familiar são sustentadas por seu espírito de oferecer qualidade, confiabilidade e satisfação ao cliente, sendo um bom empregador e fornecendo forte apoio social. Para mais informações, visite http://w-stadler.de/pt

Siga a STADLER Anlagenbau GmbH nas Redes Sociais:
Facebook @Stadler Anlagenbau GmbH, X @Stadler Anlagenbau GmbH, Instagram @Stadler Anlagenbau GmbH, LinkedIn @Stadler Anlagenbau GmbH and Youtube @Stadler Anlagenbau GmbH

Stadler do Brasil

Foto: Andre Galuppo Fernandes Felix, Diretor LATAM na Stadler Anlagenbau GmbH e Henrique Filgueiras, Diretor comercial na TECSORT, empresa parceira da STADLER no Brasil.

A STADLER está presente no Brasil e América Latina, com várias plantas de triagem instaladas e em funcionamento.

Andre Galuppo Fernandes Felix é O Diretor do Escritório Brasil e Supervisor de Projetos da América Latina na Stadler Anlagenbau GmbH.

Contato

Rua Bela Cintra, 768, sala 124
Consolação, São Paulo – SP  
CEP: 01415-002
Brasil

+55 11 3237-4385
+55 11 99806-4418
info@stadlerdobrasil.com.br   

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5110 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!