A STADLER e Krones fecham o ciclo da economia circular dos plásticos no Centro de Polímeros de Las Vegas

softelec
Foto: Republic Services, Centro de Polímeros Las Vegas, USA
Foto: Republic Services, Centro de Polímeros Las Vegas, USA

Imagem: Divulgação

  • A STADLER Anlagenbau GmbH, em colaboração com a Krones, projetou e instalou o novo Republic Services Polymer Center em Las Vegas, Nevada, que processa garrafas, jarros e recipientes de plástico para produzir materiais plásticos prontos para uso em novas embalagens. A primeira de seu tipo na América do Norte, essa instalação fecha o ciclo da economia circular para atender à crescente demanda por plástico reciclado de alta qualidade e grau alimentício.
PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Altshausen, Alemanha | Fevereiro de 2024 – A Republic Services, líder no setor de serviços ambientais dos EUA, inaugurou a primeira instalação de reciclagem de plásticos verticalmente integrada da América do Norte, produzindo resinas recicladas para uso em embalagens sustentáveis. A Krones, atuando como empreiteira geral no projeto do novo Centro de Polímeros em Las Vegas, trabalhou em conjunto com a STADLER, que foi responsável pela classificação mecânica nas linhas de PET e PO.

A nova fábrica produzirá mais de 45 mil toneladas por ano de produtos de resina recuperada que são devolvidos à economia circular.

Foto: Republic Services, Centro de Polímeros
Las Vegas, USA
Foto: Republic Services, Centro de Polímeros
Las Vegas, USA

O novo Polymer Center processa plásticos pré-selecionados coletados pela Republic Services em todo o oeste dos Estados Unidos para recuperar PET, que é convertido em flocos de PET reciclado (rPET) prontos para serem transformados em novas garrafas, e poliolefinas (PO) prontas para uso na produção de novas garrafas, jarros e contêineres.

Foto: Republic Services, Centro de Polímeros
Las Vegas, USA

“O Polymer Center é a primeira instalação desse tipo na América do Norte”, diz Pete Keller, vice-presidente de reciclagem e sustentabilidade da Republic Services. “É a primeira vez que uma única empresa dos EUA gerencia todo o fluxo de reciclagem de plásticos, desde a coleta na calçada até a produção de resinas recicladas de alta qualidade prontas para uso em embalagens sustentáveis.”

Esse foi um projeto importante para a Republic Services que exigiu planejamento e pesquisa cuidadosos para selecionar os melhores parceiros:

“Começamos a pensar no modelo de negócios do Polymer Center em 2019”, explica Pete Keller. “Escolhemos a STADLER e a Krones porque achamos que vamos produzir o produto da mais alta qualidade e do mais alto valor no mercado. Estávamos familiarizados com os equipamentos e o pessoal da STADLER e sabíamos que teríamos um projeto sólido. Sempre ouvimos dizer que a linha de lavagem da Krones produzia os flocos de rPET da mais alta qualidade do mercado. Esses sistemas nos dão a capacidade de produzir materiais de grau alimentício e com classificação de cores de uma forma que não estava disponível para o mercado no passado, permitindo maior circularidade do material.”

A planta Dual Line fecha o ciclo com plástico reciclado de alta qualidade e grau alimentício

O Polymer Center em Las Vegas classifica e processa os materiais, que são recebidos em fardos, em duas linhas: uma para PET e outra para plásticos mistos, cada uma com capacidade de 5 t/h.

“Essa é a maior fábrica de reciclagem de plásticos de linha dupla dos EUA”, comenta Mat Everhart, CEO da Stadler America LLC (uma subsidiária da STADLER Anlagenbau GmbH).

Espera-se que ela coloque 45 mil toneladas de plásticos por ano de volta na economia circular, produzindo material reciclado de alta qualidade, de grau alimentício, pronto para uso em embalagens.

Foto: Republic Services, Centro de Polímeros
Las Vegas, USA
Foto: Republic Services, Centro de Polímeros
Las Vegas, USA

Os materiais alimentados na linha de PET passam por uma separação mecânica e o material isolado é limpo de partículas ferrosas. Um separador balístico STADLER STT2000 classifica o material em frações rígidas (3D), planas (2D) e finas.

As frações passam por uma classificação baseada em sensores com classificadores de infravermelho próximo (NIR). As tampas, os anéis e a fração 2D vão para os compactadores. As frações 3D são direcionadas para um removedor de rótulos STADLER para remover os rótulos. O PET transparente, as tampas e os anéis são direcionados para a linha de lavagem da Krones, que granula e limpa o material, enquanto o PET colorido é compactado em fardos.

Na linha de tratamento de plásticos mistos, a separação mecânica classifica o material da alimentação em finos e volumosos da peneira – este último é separado em frações leves e pesadas. A fração pesada de plásticos mistos é classificada em quatro produtos de Polietileno (PE) – Natural, Branco, Vermelho/Laranja/Amarelo, Outro/Cor – e dois produtos de Polipropileno (PP) – Natural/Branco e Outro/Cor.

O PET é separado do material restante e enviado para a linha de PET. Os produtos da linha de plásticos mistos são transportados para depósitos de armazenamento, onde um programa de alimentação semiautomático permite que os materiais sejam descarregados por grau para serem alimentados na enfardadeira.

Uma colaboração bem-sucedida para alcançar uma verdadeira economia circular de plásticos

O Centro de Polímeros em Las Vegas faz parte dos planos da Republic Services para uma rede nacional para ajudar os clientes a alcançar uma verdadeira economia circular de plásticos:

“A Republic Services tem o compromisso de desafiar cada carga de caminhão que coletamos dos clientes e promover a circularidade dos principais materiais”, explica Pete Keller.

“O Polymer Center ajudará a viabilizar a verdadeira circularidade de garrafa para garrafa e de embalagem para embalagem para plásticos, ajudando os clientes a atingir suas próprias metas de sustentabilidade. Nosso modelo regional integrado de hub-and-spoke garantirá cobertura nacional. Recebemos uma resposta impressionante do setor e de clientes em potencial, o que acelerou o cronograma de desenvolvimento do nosso segundo e terceiro Polymer Centers.”

A empresa planeja construir mais três Polymer Centers para atender à lacuna entre o fornecimento e o rápido aumento da demanda por plásticos reciclados, impulsionada por regulamentações e por uma mudança nas preferências dos consumidores por embalagens sustentáveis.

Um relatório da Recycling Partnership estima que a lacuna entre o atual suprimento de rPET nos EUA para uso em garrafas e a demanda projetada para 2025 está próxima de 500.000 toneladas.

Após a experiência positiva de trabalhar com a STADLER no projeto do Las Vegas Polymer Center, a Republic Services decidiu estender essa colaboração:

“Nossa forte parceria com a STADLER e a Krones, o projeto e a qualidade do equipamento e a implementação bem-sucedida em Las Vegas nos deram a confiança para comprar os sistemas 2 e 3 para nossos centros em desenvolvimento”, conclui Pete Keller.

Sobre a STADLER

STADLER®dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe de mais de 500 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de componentes para completar os sistemas de reciclagem e classificação.

Sua linha de produtos inclui separadores balísticos, correias transportadoras, peneiras giratórias e removedores de rótulos.

A empresa também é capaz de fornecer estruturas de aço e painéis elétricos para as plantas que instala. Fundada em 1791, a operação e estratégia desta empresa familiar são sustentadas por seu espírito de oferecer qualidade, confiabilidade e satisfação ao cliente, sendo um bom empregador e fornecendo forte apoio social. Para mais informações, visite http://w-stadler.de/pt

Siga a STADLER Anlagenbau GmbH nas Redes Sociais:
Facebook @Stadler Anlagenbau GmbH, X @Stadler Anlagenbau GmbH, Instagram @Stadler Anlagenbau GmbH, LinkedIn @Stadler Anlagenbau GmbH and Youtube @Stadler Anlagenbau GmbH.

Sobre a Republic Services

A Republic Services, Inc. é líder no setor de serviços ambientais. Por meio de suas subsidiárias, a empresa oferece aos clientes o mais completo conjunto de produtos e serviços, incluindo reciclagem, resíduos sólidos, resíduos especiais, resíduos perigosos e serviços de campo. Os compromissos líderes do setor da Republic para promover a circularidade e apoiar a descarbonização estão ajudando a concretizar sua visão de parceria com os clientes para criar um mundo mais sustentável. Para obter mais informações, visite RepublicServices.com.

Sobre a Krones

Além das linhas para a indústria de bebidas e produtores de alimentos, a Krones fornece instalações de reciclagem prontas para uso, adequadas para todos os tipos de plásticos de embalagem pós-consumo, como PET, HDPE, LDPE, PP e PS. Dessa forma, a Krones integra o sistema de classificação, a purificação de águas residuais e outras utilidades em um único local. A Krones oferece a tecnologia de lavagem líder para plantas de reciclagem de plástico com alta eficiência e baixo consumo de mídia. Site oficial: https://www.kronesusa.com.

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4820 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!