Meio Ambiente: Setores industriais adotam práticas sustentáveis

softelec
Foto: Maximu’s Embalagens Especiais, empresa de Ribeirão Pires (SP) reduziu 100% de desperdício com logística reversa
Foto: Maximu’s Embalagens Especiais, empresa de Ribeirão Pires (SP) reduziu 100% de desperdício com logística reversa

Imagem: Divulgação | Maximu’s Embalagens Especiais, empresa de Ribeirão Pires (SP) reduziu 100% de desperdício com logística reversa

Publicidade
Publicidade
STADLER

Junho de 2024 – Nas últimas décadas, vimos e vemos o crescimento constante da preocupação com questões ambientais devido às mudanças climáticas que ocorreram durante o período e que culminaram nas ondas de calor presentes no sudeste do Brasil, além das tempestades inesperadas que resultaram em catástrofes em algumas regiões do país, como no Rio Grande do Sul.

Para se manterem atualizadas quanto às novas demandas e reduzirem seu impacto ambiental, muitas empresas adaptaram o modo de produção e adotaram ações sustentáveis durante todo o processo industrial.

Dados da Agência Brasil apontam que somente em 2022, 50% das indústrias do país aumentaram os recursos direcionados à sustentabilidade, aplicando a troca de material e maquinário, e 69% dessas indústrias investiram ainda mais em ações sustentáveis até 2024.

Uma dessas empresas foi a Maximu’s Embalagens Especiais, cuja expertise está no desenvolvimento de embalagens para proteção, acolchoamento e movimentação para os setores automotivo, hospitalar e eletrônico. Localizada em Ribeirão Pires, no ABC Paulista, a empresa notou como poderia adotar novas práticas e evitar desperdícios.

“Percebemos que precisávamos aplicar algumas mudanças, pois nosso principal material é o plástico, que é normalmente visto como vilão. Mas ele não chega aos mares sozinhos; existe interação humana nessa equação. Por isso, começamos a pensar em maneiras de como poderíamos implementá-lo em uma economia circular por meio de logística reversa”, explica Marcio Grazino, diretor da Maximu’s Embalagens Especiais.

A solução encontrada foi adquirir uma extrusora recicladora, capaz de recuperar as sobras de material, com uma capacidade mensal de reciclagem de até 22 toneladas. Com essa aquisição, todas as aparas, que anteriormente eram descartadas, passou a retornar para a linha de produção como matéria-prima para a fabricação de plástico-bolha, alcançando uma eficiência de 100% no reaproveitamento dos recursos.

Somando o valor da recicladora com as adequações de estrutura para comportá-la, foram investidos mais de R$ 1 milhão.

“Deixamos de vender esse material no mercado, o que depois custaria para voltar para nós como matéria-prima reciclada e sem que tivéssemos controle sobre a maneira como essa reciclagem era feita, se foi realizada em processo adequado para garantir a qualidade, reforçando o ciclo de sustentabilidade”, pontua.

“Este será apenas o começo para as ações sustentáveis que a Maximu’s almeja adotar. Planejamos utilizar energia limpa em breve e reduzir cada vez mais nossa pegada de carbono, pois temos um compromisso em impactar o mínimo possível o meio ambiente”, ressalta o diretor.

Atitudes parecidas têm sido tomadas por outras empresas do setor industrial, pois, segundo pesquisa revelada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 89% das empresas industriais também estão buscando novas formas de atuação que gerem menos resíduos e sejam menos agressivas ao meio ambiente.

Sobre a Maximu’s Embalagens Especiais

Presente no mercado desde 2003, é especializada no desenvolvimento de embalagens para proteção, acolchoamento e movimentação de variados produtos, com foco em diversos segmentos, como os setores automotivo, hospitalar e eletrônico. A sede da empresa fica localizada na cidade de Ribeirão Pires, na Grande São Paulo e possui filial no município de Varginha, Minas Gerais.

Site oficial: https://maximusembalagens.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5811 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!