VoltBras investe em tecnologia para impulsionar interoperabilidade na mobilidade elétrica

Falta de integração entre redes de recarga dificulta a experiência dos motoristas

Imagem: Divulgação

Abril de 2025 –  A interoperabilidade entre diferentes redes de recarga se tornou um dos maiores desafios para a mobilidade elétrica no Brasil e na América Latina. Atualmente, os motoristas enfrentam dificuldades ao precisar de múltiplos aplicativos para acessar diferentes eletropostos, com casos de usuários que possuem mais de 20 plataformas instaladas para atender à demanda de carregamento de seus veículos. Essa fragmentação do mercado compromete a experiência do usuário e limita a expansão do setor. 

A principal barreira para a ampliação da interoperabilidade está no modelo comercial adotado pelas empresas do segmento. Nem todas as operadoras de eletropostos (CPOs) estabelecem acordos para disponibilizar seus carregadores em aplicativos de outras redes, dificultando a integração e impactando diretamente no custo final para os motoristas. 

Diante desse cenário, a VoltBras tem desempenhado um papel estratégico na busca por soluções que viabilizem a integração entre as redes de recarga. Como provedora de tecnologia, a empresa oferece um ecossistema para interoperabilidade, incluindo a integração de dados e a conciliação de pagamentos, garantindo transparência e precisão nas transações. Além disso, trabalham com o protocolo padrão OCPI (Open Charge Point Interface), que possibilita a conexão entre diferentes plataformas e amplia o acesso aos eletropostos. 

Para além da tecnologia, a VoltBras também atua como facilitadora de negócios, promovendo encontros e discussões entre CPOs e provedores de serviços de mobilidade elétrica (eMSPs) para estimular a formalização de acordos comerciais de modo a promover o crescimento das empresas e do setor. A empresa acredita que a interoperabilidade deve beneficiar não apenas as redes de recarga, mas principalmente os motoristas, proporcionando uma experiência mais acessível e conveniente. 

Bernardo Durieux, CEO da VoltBras comenta que a falta de interoperabilidade é um entrave para a mobilidade elétrica, tornando a recarga um processo mais burocrático e menos eficiente. Para exemplificar, seria como se um motorista precisasse de diferentes aplicativos para solicitar um serviço de transporte por aplicativo em cada bairro que visita. A fragmentação do sistema de recarga dificulta a previsibilidade e planejamento das viagens, pois obriga o usuário a verificar a disponibilidade de carregadores em diversas plataformas. 

Quando comparado a mercados mais desenvolvidos, como a Europa e os Estados Unidos, o Brasil e a América Latina ainda estão em um estágio inicial de amadurecimento da mobilidade elétrica. Os modelos de negócio no setor ainda estão em fase de validação, o que resulta em mudanças estratégicas frequentes por parte das empresas. Para acelerar essa evolução, a VoltBras conta com o apoio de investidores europeus, como Iberdrola e EDP Portugal, e investe na produção de conteúdo educacional para disseminar boas práticas e impulsionar o crescimento do mercado. 

No aspecto regulatório, a empresa defende que a interoperabilidade deve ser conduzida pelo livre mercado, sem interferência excessiva do estado, como ocorreu na definição do padrão de conectores de recarga no Brasil. 

”Para o futuro, a VoltBras busca ampliar a taxa de utilização dos eletropostos, beneficiando tanto as redes de recarga quanto os motoristas. A empresa também aposta em soluções, como aplicativos que facilitam a conexão entre montadoras e redes de carregamento, a exemplo do My GWM, desenvolvido em parceria com a chinesa GWM “, finaliza o CEO.

Sobre a VoltBras

A VoltBras é referência em soluções tecnológicas para a gestão de estações de recarga. Desde 2018, a empresa atua no mercado de mobilidade elétrica com foco em interoperabilidade e experiência do usuário. Sua plataforma eficiente e personalizável contribui para o crescimento sustentável do setor em toda a América Latina.

Site oficial: https://voltbras.com/home/

Imprensa

Temas Relacionados

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6222 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!