
📢 Este conteúdo foi criteriosamente selecionado e é republicado pela Ambiental Mercantil com autorização legal. Nossa responsabilidade é a curadoria especializada e a publicação de notícias, garantindo que informações relevantes e de alta qualidade cheguem até você.
Imagem: Divulgação
- A nova unidade de triagem de resíduos domésticos da Resursutvinning Stockholm, projetada e construída pela STADLER Anlagenbau GmbH para a maior empresa de abastecimento de água e tratamento resíduos da Suécia, é uma instalação altamente automatizada e de elevado rendimento que apoia a estratégia ambiental de Estocolmo, permitindo a recuperação eficiente de materiais recicláveis e resíduos orgânicos, reduzindo simultaneamente as emissões de CO2.
Alemanha | Julho de 2025 – A STADLER Anlagenbau GmbH, a empresa alemã globalmente ativa especializada no planejamento, produção e montagem de instalações de reciclagem e triagem chave na mão, concluiu com êxito a nova instalação de triagem de resíduos domésticos para a Stockholm Vatten och Avfall (SVOA). Concebida para processar 50 toneladas de resíduos por hora, a nova instalação está equipada com linhas de triagem totalmente automatizadas que recuperam os resíduos orgânicos do lixo doméstico, bem como os plásticos e metais acidentalmente misturados no material residual que chega à instalação. Isto reduz o volume de materiais destinados à incineração para gerar energia e aquecer água, diminuindo consequentemente as emissões de CO2.
Com o seu processo totalmente automatizado e duas linhas de triagem paralelas que podem funcionar de forma independente, a instalação traz robustez e eficiência ao sistema de gestão de resíduos de Estocolmo. O comissionamento foi concluído em agosto de 2024 e a instalação foi oficialmente inaugurada em outubro.
“A planta Resursutvinning de Estocolmo é um grande salto em direção a objetivos ambientais ambiciosos, assegurando simultaneamente uma gestão de resíduos confiável e de alta qualidade”, afirma Lars Nyquist, gestor de projetos da SVOA.

“É importante que as embalagens sejam separadas em casa, mas as embalagens de plástico e metal podem acabar acidentalmente no lixo residual doméstico. Com a experiência da STADLER, agora temos a tecnologia e a infraestrutura para melhorar a recuperação de recursos, reduzir as emissões e nos aproximar do fechamento do ciclo de resíduos em Estocolmo”.
Uma instalação de alto desempenho para uma gestão de resíduos mais inteligente
No coração da instalação está um processo de triagem de última geração com um alto grau de precisão e automação separa sacos verdes contendo resíduos orgânicos de alimentos, bem como quaisquer mesclas de plásticos, metais ferrosos e não ferrosos que tenham se misturado aos resíduos que chegam à planta.

Os resíduos domésticos recebidos são entregues diretamente em cinco pisos móveis equipados com tampas hidráulicas, garantindo uma recepção perfeita. O material é transferido para transportadores de dosagem, produzindo um fluxo de resíduos uniformemente distribuído para alimentar a planta. Após a triagem manual inicial para remover itens volumosos ou perigosos, o fluxo de material é separado por tamanho de partícula através das peneiras giratórias da STADLER.
Uma característica marcante da planta é o comprovado Sistema de Triagem de Sacos Coloridos, que combina cinco classificadores com sensores de infravermelho próximo (NIR) e visuais (VIS) para identificar e extrair com precisão e rapidez os sacos verdes contendo resíduos alimentares, sem a necessidade de abri-los.
Esses sacos são pesados e encaminhados para tratamento biológico, preservando a qualidade da fração orgânica.
O material restante passa por uma série de sistemas de triagem NIR para recuperar plásticos por polímero e cor, e por separadores magnéticos e indutivos para extrair metais ferrosos e não ferrosos. Um sistema inovador de transportadores móveis sob as peneiras giratórias permite que a planta se adapte rapidamente às mudanças na composição dos resíduos sem interromper as operações.
Projetado para eficiência operacional

A planta Resursutvinning Stockholm foi projetada com foco na eficiência operacional, no ambiente de trabalho e na segurança. O equipamento foi posicionado em vários níveis para se adequar ao espaço compacto da instalação, com um layout projetado para acessibilidade e segurança. Todos os acionamentos e pontos de manutenção são acessíveis por meio de passarelas e plataformas específicas, garantindo que a manutenção possa ser realizada com rapidez e segurança.
“Nós da SVOA estamos impressionados com a ética de trabalho da STADLER, tanto na fase de projeto quanto na de construção”, afirma Lars Nyquist. “Sua diligência e atenção aos detalhes foram cruciais para alcançar um ótimo resultado também em termos de HSEQ (Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade). Eles demonstraram uma atenção admirável à satisfação do cliente ao otimizar a planta, tanto no que diz respeito à entrega de um melhor tratamento de resíduos quanto à HSEQ.”
A instalação apresenta inovações exemplares da abordagem de engenharia da STADLER. Um sistema de pesagem da fração residual, equipado com dois silos, fornece dados precisos de peso, permitindo um fluxo contínuo de material. Transportadores móveis sob a peneira giratória permitem ajustes flexíveis no tamanho da fração de material na etapa subsequente, acomodando mudanças na composição de entrada ou variações sazonais sem interromper a operação. Além disso, um sistema de vácuo central e pontos de limpeza distribuídos por toda a planta facilitam a limpeza, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e eficiente.
A automação da planta é fundamental para sua operação. A instalação é operada inteiramente por meio de um sistema de controle centralizado, exigindo tarefas manuais sobretudo para manutenção e limpeza diárias.
“Com nosso projeto, fomos capazes de entregar uma instalação que combina desempenho, precisão e adaptabilidade em um layout altamente compacto”, explica Uroš Tintor, gerente de projetos da STADLER.
“O que se destaca nesta planta é sua adaptabilidade”, acrescenta Nejc Božič, gerente de projetos da STADLER.
“Tudo, desde o projeto das duas linhas paralelas até as esteiras móveis sob as peneiras, dá à SVOA a flexibilidade para lidar com variações sazonais, manter a planta em funcionamento e otimizar o desempenho com intervenção manual mínima.”
Apoiando a economia circular de Estocolmo
Com impacto diário na vida de 1,5 milhão de residentes e empresas na região de Estocolmo, a Stockholm Vatten och Avfall é a empresa líder na Suécia em gestão de água e resíduos. Sua missão é garantir o acesso à água potável, tratar águas residuais e fornecer gestão de resíduos ecologicamente correta para todos.
A planta Resursutvinning Stockholm está apoiando a meta da SVOA de aumentar a recuperação de materiais e reduzir o impacto ambiental na região de Estocolmo. Ela permite a separação e a recuperação de materiais recicláveis que, de outra forma, seriam incinerados para gerar energia. Ao isolar os resíduos orgânicos para bioprocessamento e capturar quaisquer plásticos e metais acidentalmente descartados no material de entrada da planta e enviá-los para reciclagem, a instalação ajuda a reduzir a pegada de carbono da cidade, ao mesmo tempo em que transforma resíduos em recursos.
O projeto da planta, com duas linhas de triagem paralelas, permite a operação contínua durante a manutenção ou interrupções parciais, garantindo assim um serviço ininterrupto e confiabilidade a longo prazo. Sua tecnologia avançada de triagem permite que ela se adapte às mudanças nos fluxos de resíduos e aos requisitos futuros.
O projeto Resursutvinning Stockholm incorpora os mais altos padrões de engenharia, gestão ambiental e colaboração com o cliente. Com o apoio da STADLER, a SVOA está estabelecendo uma nova referência em recuperação de resíduos municipais e avançando em direção a uma economia circular.
Sobre a STADLER

STADLER® dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe com cerca de 600 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de equipamentos para completar os sistemas de reciclagem e classificação. A sua gama de produtos inclui separadores balísticos, esteiras transportadoras, peneiras giratórias, removedores de rótulos e removedores de arame de fardos.
A STADLER pode também fornecer estruturas metálicas de suporte e quadros elétricos para as plantas que instala. Fundada em 1791, a operação e estratégia desta empresa familiar são sustentadas por seu espírito de oferecer qualidade, confiabilidade e satisfação ao cliente, sendo um bom empregador e fornecendo forte apoio social.
Contato | STADLER no Brasil
A Stadler Anlagebau GmbH está presente no Brasil e lidera projetos de grande porte. Andre Galuppo Fernandes Felix é Diretor do Escritório Brasil e Supervisor de Projetos da América Latina na Stadler Anlagenbau GmbH

Stadler Anlagenbau GmbH | Brasil
Rua Bela Cintra, 768, sala 124, Consolação
01415-002 – São Paulo – Brasil
Telefone: +55 11 3237-4385
Siga a STADLER:
Facebook @Stadler Anlagenbau GmbH
X @Stadler Anlagenbau GmbH
Instagram @Stadler Anlagenbau GmbH LinkedIn @Stadler Anlagenbau GmbH
Youtube @Stadler Anlagenbau GmbH
Site oficial: http://w-stadler.de/pt
>>>Conheça os casos globais de sucesso da STADLER Anlagenbau GmbH, que contribuem para economia circular, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e reciclagem.