Fundação BB ressalta que tecnologias sociais são estratégicas para a Amazônia 

Foto: Divulgação | Fundação BB
Foto: Divulgação | Fundação BB

Imagem: Divulgação | Há 24 anos a Fundação Banco do Brasil apoia e investe em tecnologias sociais voltadas às populações amazônicas.

Julho de 2025 – Para contribuir com a consolidação de um fórum regional sobre tecnologias sociais aplicadas ao contexto amazônico voltadas à sustentabilidade e à transformação social das populações amazônicas, a Fundação Banco do Brasil participou do 2º Encontro de Tecnologia Social da Amazônia (II ETS-Amazônia), realizado de 24 a 27 de junho no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O evento teve apoio da Fundação BB e de instituições científicas, organizações da sociedade civil e da Associação Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia Social (Abepets).

A diretora executiva de desenvolvimento social da Fundação BB, Luciana Bagno, participou da mesa de abertura e ressaltou as iniciativas da Fundação Banco do Brasil voltadas às populações amazônicas. 

“A Fundação Banco do Brasil vai fazer 40 anos e há 24 investimos em tecnologia social. Temos um momento no Brasil em que voltamos a ter incentivos às políticas públicas e precisamos nos unir para construir uma política pública nacional de tecnologia social, para levarmos isso para frente de forma sólida e consolidada. A Fundação BB vê a tecnologia social como uma estratégia de um novo modelo de desenvolvimento que é possível e temos exemplos de como isso funciona”, afirmou a diretora Luciana Bagno. 

A tecnologia social é definida como processos, métodos ou produtos que visam resolver problemas sociais, melhorar a qualidade de vida e gerar transformação social para a população. São desenvolvidas em parceria com as comunidades locais, com base no conhecimento popular, científico e organizacional.

A diretora substituta do Inpa, Sônia Alfaia, ressaltou a importância da tecnologia social, especialmente no contexto amazônico com as peculiaridades da Amazônia, para, entre outros, desenvolver a agricultura familiar.

“O Inpa vem atuando em parceria com as comunidades tradicionais na Amazônia com a proposta de integrar o conhecimento científico com o tradicional para fortalecermos a agricultura e economia dessas populações ao mesmo tempo que se preserva o ambiente do entorno. Com essa perspectiva que este encontro se apresenta, como espaço estratégico para debater soluções, além de apresentar uma oportunidade valiosa sobre as tecnologias sociais e a troca de saberes entre os diversos atores, a sociedade e as instituições de pesquisa”, disse. 

O subsecretário de Ciência e Tecnologia para para a Amazônia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Eliomar Mota da Cunha, ressaltou os investimentos do Governo Federal em CT&I na Amazônia.

“Ano passado, o Governo Federal destinou R$ 500 mil no programa Pró-Amazônia e os investimentos já chegaram a mais de R$ 650 milhões. Esse processo que começa nas comunidades e se transforma em tecnologia social é de interesse e extremamente importante para o MCTI”, disse o subsecretário. 

Também participaram da mesa de abertura representantes da Abepets, do Inpa, da Subsecretaria de C&T para a Amazônia (SCTA/MCT), da Organização Indígena da Bacia do Içana, além do Conselho Nacional das Populações Extrativista (CNS). 

Tecnologia social na Amazônia

O 2° ETS-Amazônia contou com visitas técnicas, um workshop de tecnologia e sessões virtuais para apresentação de trabalho e uma Feira da Sociobiodiversidade e Economia Solidária com exposição de produtos (alimentos, bebidas, artes ou artesanato).  Além das mesas temáticas, foram realizadas sessões para apresentação de trabalhos e oficinas. Entre as oficinas estava a organizada pela Fundação BB: “Como se inscrever para o projeto Laboratório de Tecnologia Social da Fundação Banco do Brasil”.

“O Laboratório de Tecnologia Social nasce como um ambiente colaborativo fomentador de inovação social e de estímulo à geração de ideias e soluções criativas. O propósito principal é desenvolver e aprimorar tecnologias sociais e se configurar como um articulador de rede de valor compartilhado na geração de Tecnologia Social”, explicou o assessor de tecnologias sociais da Fundação BB, Fabrício Erick.

O Laboratório de Tecnologia Social da Fundação BB é fruto de uma parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e terá inscrições abertas na 2ª quinzena de julho.

Site Oficial: https://fbb.org.br

Imprensa

Temas Relacionados

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6571 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!