Franquia que industrializa construção civil já preservou 8,4 mil árvores e economizou água para 95 mil pessoas

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

📢 Este conteúdo foi criteriosamente selecionado e é republicado pela Ambiental Mercantil com autorização legal. Nossa responsabilidade é a curadoria especializada e a publicação de notícias, garantindo que informações relevantes e de alta qualidade cheguem até você.

Imagem: Divulgação | Inspirado no Sistema Toyota de Produção, a iBUILD também reduz em 85% a quantidade de resíduos sólidos da alvenaria ao implementar o Steel Frame.

Agosto de 2025 – Já pensou, em um único imóvel construído você preservar de 35 a 48 árvores e economizar 6 piscinas olímpicas – de 50 metros de comprimento e 25 metros de largura – cheias? É exatamente isso que a iBUILD, rede de franquias inteligentes líder no Brasil, vem fazendo em seu processo de industrializar os canteiros de obras e revolucionar a construção civil em nosso País.

Desde sua fundação, em 2013, a marca já preservou mais de 8,4 mil árvores – mais de 1.500 toneladas de madeira –, o que equivale a preservação de 120 campos de futebol de mata nativa. Isso acontece devido a escolha pelo Steel Frame como método construtivo, pois o sistema substitui materiais, como concreto e a própria madeira, por estruturas de aço galvanizado, material reciclável e de fácil transporte e utilização, usado como molde ou base das paredes.

Além da preservação das árvores, ao optar pela utilização da estrutura em aço, uma obra pode reduzir em até 85% o volume de resíduos sólidos das obras, incluindo sobras de concreto, argamassa e madeira. No caso específico da madeira, obras convencionais consomem em média 0,042m³ a 0,076 m³ por metro quadrado.

“As obras são planejadas para reduzir prazos, padronizar processos e minimizar o impacto ao meio ambiente – o que se comparado com as obras de alvenaria, são diferenciais que posicionam a marca como referência em inovação e engenharia civil”, detalha Diego Vaz, CEO e fundador da iBUILD.

Considerando todas as obras construídas pela franquia, a área construída é 42.000m², o que representa um consumo estimado de madeira de 2520 m³. De acordo com o inventário florestal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) uma árvore adulta equivale a 0,25m³ a 0,35 m³ de madeira comercial. Com base nos dados, a empresa já contribui para a preservação de mais de 8 mil árvores adultas com o modelo sustentável de construção.

Outras práticas ambientais

Inspirado no Sistema Toyota de Produção (STP), Diego explica que ao aplicar o Steel Frame industrializado, a iBUILD consolida a construção a seco, o que significa que além do uso reduzido da água, soluções como argamassa, que precisam de um solvente líquido, são dispensadas. “Ao industrializamos o canteiro de obras, evitamos que aproximadamente 1.946 toneladas (cerca de 811 m³) de resíduos sólidos, como concreto, tijolos e ferro, fossem gerados. Para colocar esse número em perspectiva: esse volume é suficiente para construir até quatro ginásios esportivos padrão completos, com piso, laje e estrutura — e tudo isso sem gerar um único resíduo”, explica Vaz.

O especialista ainda explica que o modelo construtivo desenvolvido promove uma economia real no consumo de água em até 85%, comparado com uma obra de alvenaria padrão. “O que fazemos é trocar tudo que um dia precisará de água, como vigas e pilares, por estruturas de aço. Em uma área de 42.000 m², isso equivale a evitar o uso de aproximadamente 14.280 m³ de água. Esse volume é suficiente para abastecer uma cidade de 95.000 habitantes por um dia inteiro”, detalha o executivo.

Além da preservação de árvores e água, as construções apresentam melhor desempenho térmico, já que as paredes do sistema são menos densas que as de alvenaria tradicional, oferecendo maior capacidade de isolamento e contribuindo para  ambientes mais agradáveis.

“O Steel Frame padronizado da iBUILD vai além da otimização de recursos. Garante ganhos ambientais expressivos: reduz em até 57% a transmissão térmica, o que representa uma economia de cerca de 30% no consumo de energia para climatização; garante um conforto acústico de 1,5 a 2 vezes maior; e ainda diminui em até 30% o carbono incorporado nas obras — unindo eficiência, bem-estar e menor impacto ambiental em cada projeto”, finaliza Vaz.

Sobre a iBUILD

A iBUILD é uma rede de franquias brasileira focada em construções inteligentes especializada em Steel Frame para substituir a tradicional alvenaria. Com esse sistema construtivo e método próprio, a empresa agiliza as obras e reduz os custos, atendendo à crescente demanda por construções mais rápidas e econômicas no Brasil. 

A marca, fundada em 2013 com o nome Galhardi & Napoleone pelo empreendedor Diego Vaz, já atraiu grandes players do mercado e conta com mais de 20 franquias espalhadas pelo Brasil. Em 2025, conquistou três estrelas no Guia de Franquias da PEGN.

Site Oficial: https://ibuildconstrutora.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6754 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!