Imagem: Divulgação | Clipping de registros – Memória viva sobre a tríade de biomas sob ataque no Brasil

Última atualização: 26 de outubro de 2024 – O Brasil é o lar de seis biomas de importância global: o Pantanal, o Cerrado, a Amazônia, a Mata Atlântica, a Caatinga e o Pampa. A realidade da destruição ambiental nas regiões da Amazônia, do Cerrado e do Pantanal é um retrato preocupante da falta de compromisso com a preservação ambiental no Brasil. Outras regiões do Brasil, como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Piauí e Maranhão também estão sofrendo com os incêndios e desmatamentos. Independentemente de quem esteja no poder, governos ao longo de décadas têm falhado em proteger esses biomas, o que resulta em uma cultura de impunidade que facilita o avanço do desmatamento, das queimadas e da degradação dos recursos naturais. A impunidade, seja pela ausência de punições rigorosas ou pelo enfraquecimento dos órgãos de fiscalização ambiental, é uma constante na gestão ambiental brasileira. Mudanças de governo trazem algumas variações nas políticas ambientais, mas a preservação dos biomas não parece ser uma prioridade contínua. Esse ciclo de negligência e impunidade ameaça não só o meio ambiente, mas também as populações locais, incluindo comunidades indígenas e tradicionais que dependem diretamente desses biomas para sobreviver.

>>>2024

>>>1o. SEMESTRE 2024

TUDO SOBRE MEIO AMBIENTE, ENERGIAS E SUSTENTABILIDADE

CONSUMO CONSCIENTE

Dicas de especialista para o descarte correto de resíduos sólidos, Patricia de Araújo dá orientações valiosas em podcast

Especialista em gestão de resíduos, Patricia de Araújo, convidada do ADAPOD podcast ofereceu uma análise que vai muito além das noções básicas de “lixo”, mergulhando na regulamentação dos resíduos sólidos e descarte correto.

[SAIBA MAIS…]

Foto: Divulgação
AGRICULTURA SUSTENTÁVEL