TOMRA Recycling Sorting promove evento para celebrar a ampliação das suas instalações de testes de materiais recicláveis na Alemanha

softelec
Foto: o Conselho Diretivo e de Gestão da TOMRA Recycling Sorting inaugura o novo Centro de Testes na Alemanha
Foto: o Conselho Diretivo e de Gestão da TOMRA Recycling Sorting inaugura o novo Centro de Testes na Alemanha

Imagem: Divulgação | A empresa TOMRA Recycling Sorting dispõe agora de um centro de testes para aplicações de triagem de resíduos e de metais no mesmo local

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Mülheim-Kärlich, Alemanha | Março de 2023 – A TOMRA Recycling Sorting inaugurou uma segunda instalação de testes na sua sede na Alemanha para atender à demanda crescente por testes de materiais.

De 28 de fevereiro a 2 de março, a TOMRA recepcionou parceiros da indústria, clientes e jornalistas para comemorar a abertura de um segundo centro de testes na sua sede em Mülheim-Kärlich, Alemanha.

O evento ocorreu por ocasião da Conferência de Integradores da empresa. Mais de 200 participantes vindos de 26 países juntaram-se ao evento de dois dias e participaram de um programa diversificado de conferência e eventos.

No primeiro dia da conferência, os participantes ouviram inúmeras palestras que detalhavam a direção estratégica da empresa, incluindo uma realizada pelo CEO da TOMRA, Tove Andersen.

O segundo dia focou sobre a ampliação das instalações de teste da TOMRA Recycling Sorting, que constituiu mais um marco nos ambiciosos objetivos a longo prazo da TOMRA Recycling Sorting.

Foto: Fabrizio Radice é Diretor Global
de Vendas e Marketing

“Devido às legislações mais rigorosas e metas de reciclagem mais elevadas, a procura para recuperar materiais recicláveis a partir dos resíduos está a um nível recorde, assim como a procura das nossas soluções de triagem e testes de materiais. Temos observado esta situação nos últimos anos e chegamos perto dos nosso limite de capacidade de testes na Alemanha. Tivemos de tomar medidas para garantir os melhores serviços aos clientes e parceiros”, afirma Fabrizio Radice, VP e Chefe de Vendas e Marketing Global da TOMRA Recycling Sorting.

Antes, o centro de testes da TOMRA incorporava tanto soluções de triagem de resíduos como de metal e é um dos 8 centros operados em 7 locais em todo o mundo que proporcionam uma oportunidade única aos recicladores e operadores de instalações de testar os seus materiais nos equipamentos de triagem mais avançados da TOMRA antes do investimento.

“À parte da crescente procura de testes, continuamos a desenvolver novos sistemas de triagem e todos eles são instalados no nosso centro de testes. Nos últimos anos, introduzimos vários novos modelos no mercado e iremos lançar outros no futuro. Assim, precisávamos garantir que teríamos espaço suficiente para ampliar o nosso portfólio e optámos por investir em mais um edifício”, acrescenta Radice.

A TOMRA utilizará o mesmo espaço para o desenvolvimento de inovações que poderão ser extensivamente testadas e aperfeiçoadas por equipes especializadas localmente.

A empresa realiza anualmente cerca de 650 testes internos e de clientes e prevê que a procura cresça também no futuro.

A decisão de alargar as capacidades implicou outra mudança importante. Ralph Uepping, Chefe de Tecnologia da TOMRA Recycling Sorting explica:

“Até recentemente, combinámos simultaneamente equipamentos de triagem de metais e resíduos dentro de uma mesma área. Agora, cada local de testes será dedicado a apenas a um segmento. Enquanto os ensaios de triagem de resíduos são feitos nas primeiras instalações existentes, o foco da nova instalação é a triagem de metais”.

Foto: Novos modelos da TOMRA, as soluções X-TRACT™ e COMBISENSE™

Os novos X-TRACT™, FINDER™, e COMBISENSE™ da TOMRA, bem como um equipamento para a triagem avançada de alumínio, foram instalados nas novas instalações de 1.000 m2.

Equipados com tecnologia de ponta, os sistemas de seleção de metais da TOMRA valorizam os metais recicláveis de fluxos metálicos mistos e permitem aos operadores da fábrica criar as mais puras frações de materiais, tais como alumínio pronto para o forno. Enquanto que a indústria se esforça por produzir de forma sustentável e reduzir as emissões de CO2, a demanda global por reciclagem de metais continua a aumentar, tal como a necessidade de precisão na sua reciclagem e processamento.

“Temos um legado importante na indústria metalúrgica, considerando as tendências atuais do mercado e as exigências dos nossos clientes, concentraremos nossos esforços cada vez mais para atender este setor no futuro. Com a nossa capacidade de testes ampliada e com o uso de tecnologias mais avançadas, estamos bem preparados para apoiar o setor na triagem e reciclagem de maiores volumes, ao mesmo tempo, no cumprimento das qualidades exigidas”, explica Radice.

Ao mesmo tempo que as novas instalações permitem à empresa colocar uma maior ênfase no segmento dos metais, as instalações de resíduos continuarão a desempenhar igualmente um papel importante para testes como resíduos de materiais plásticos e de madeiras.

Foto: Instalação da TOMRA na Alemanha dispõe de 1.500 m2 para testes e separação de resíduos.

A instalação inicial começou como uma estação de testes móvel em Andernach, Alemanha, mudou-se para Mülheim-Kärlich em 2009, crescendo constantemente em sofisticação. Atualmente, dispõe de 1.500 m2 para testes de separação de resíduos. As possibilidades de testes vão desde a recuperação de polímeros recicláveis a partir de fluxos de resíduos misturados e de origens diversas, até à triagem de flocos, triagem de madeiras por tipo de materiais, e muitos mais.

Além disso, as tecnologias “Deep Learning”, como subconjunto da IA (Inteligência Artificial), fazem parte do portfólio das soluções TOMRA e podem ser testadas e aplicadas em diferentes tipos de classificação e separação. Disponível como solução complementar às suas tecnologias principais, “Deep Learning” é uma ferramenta do futuro que permite hoje otimizar o desempenho da separação e classificação, através da identificação precisa de materiais (previamente difíceis ou impossíveis de detectar).

Resumindo as vantagens do novo centro de testes, Ralph Uepping destaca os desafios:

“Todos as nossas soluções encontram-se instaladas e podem ser testadas no circuito completo. Com apoio das nossas equipes de peritos, simulamos todo o processo de triagem com as correntes de Foucault, imãs, peneiras e um separador balístico. Isto permite demonstrar a importância do tratamento prévio dos materiais para determinar processos estáveis, e se são viáveis economicamente, considerando os fluxos variáveis de materiais recicláveis”.

A lógica por trás da ampliação do centro de testes da TOMRA foi explicada extensivamente durante a conferência de três dias, que aconteceu nas redondezas da sua sede, em um hotel próximo – combinando teoria e prática. No primeiro dia da conferência, os participantes assistiram várias palestras e puderam conhecer mais sobre as estratégias da TOMRA, seus planos e ofertas, incluindo as tecnologias de “Deep Learning” e os serviços ao cliente.

No segundo dia, a conferência foi prática. Após uma breve apresentação realizada por Tom Eng, SVP e Chefe da TOMRA Recycling Sorting para explicar a evolução do local em Mülheim-Kärlich, a equipe do evento guiou os participantes para a nova instalação, para cortar a faixa e inaugurar o novo edifício.

Foto: Inauguração do novo centro de testes nas instalações da TOMRA, na Alemanha – com a presença do Conselho Diretivo da empresa e convidados, clientes e parceiros.

Os participantes foram divididos em diferentes grupos, e foram guiados pelo centro de testes para assistir as demonstrações ao vivo de diferentes aplicações. A visita foi concluída com apresentações da TOMRA, e como a empresa e suas tecnologias se destacam no mercado global e apoiam a maior circularidade de recursos das indústrias de plástico, metal e madeira.

A inauguração de um novo centro de testes, bem como a conferência, preparou o terreno às ambições de crescimento da TOMRA, afirmando seu comprometimento junto aos clientes e interessados na sua missão de um mundo sem desperdícios.

Clientes e parceiros foram convidados para aproveitar esta oportunidade de forma presencial, junto com os peritos da TOMRA, para conhecer de perto quais soluções da TOMRA são mais adequadas na triagem e separação por resíduos e por setores.

Sobre a TOMRA Recycling Sorting

TOMRA Recycling Sorting projeta e fabrica tecnologias de classificação baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e gerenciamento de resíduos para transformar a recuperação de recursos e criar valor nos resíduos.

A empresa foi a primeira a desenvolver soluções avançados de classificação de resíduos e metais usando tecnologia de infravermelho próximo (NIR) de alta capacidade para extrair o máximo valor dos recursos e manter os materiais em um ciclo de uso e reutilização.

Até o momento, mais de 8.200 sistemas foram instalados em 100 países em todo o mundo.

A TOMRA Recycling Sorting é uma divisão do Grupo TOMRA. A TOMRA foi fundada durante uma inovação em 1972 que começou com o projeto, fabricação e venda de máquinas de venda reversa (RVMs) para coleta automatizada de recipientes de bebidas usadas.

Hoje, a TOMRA está liderando a revolução de recursos para transformar a forma como os recursos do planeta são obtidos, usados ​​e reutilizados para permitir um mundo sem desperdício. As outras divisões de negócios da empresa incluem TOMRA Food, TOMRA Mining e TOMRA Collection.

A TOMRA possui aproximadamente 10.000 instalações em mais de 80 mercados em todo o mundo e teve uma receita total de ~10,9 bilhões de NOK em 2021. O Grupo emprega ~4.600 globalmente e está listado publicamente na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa fica em Asker, Noruega.

Para mais informações sobre a TOMRA Recycling Sorting visite https://www.tomra.com/pt/sorting/recycling ou siga nas redes sociais LinkedInTwitter or Facebook.

AMBIENTAL MERCANTIL PRESENTE

Simone Horvatin, representando o canal AMBIENTAL MERCANTIL e como a única mídia brasileira convidada, esteve presente neste evento.

Foto: Grupo da imprensa na inauguração do novo centro de testes

Gostou deste artigo? Quer saber mais sobre a TOMRA? Leia também:

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4940 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!